Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Professores de Libras ministram palestra em Congresso Internacional

Professores de Libras ministram palestra em Congresso Internacional

Por Valdirene Moreira em ter, 30/05/2017 - 11:12
"Prerrogativas legais de uso e difusão" foi o tema abordado no evento realizado em SP

[1]

No dia 27/05, os professores de Língua Brasileira de Sinais - Libras, Thais Magalhães Abreu e Rafael Carlos Lima da Silva, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participaram e ministraram palestra no Congresso Internacional de Tradução e Interpretação, promovido pela Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes - Abrates na cidade de São Paulo.

O tema da apresentação dos docentes foi: “LIBRAS: prerrogativas legais de uso e difusão”. Na região Sudeste, conforme a pesquisa apresentada pelos professores, entre 56 participantes: servidores e funcionários da administração pública e suas concessionárias, 84,6% responderam que não se percebem aptos para prestar atendimento às pessoas surdas; para a pergunta se as instituições têm promovido a acessibilidade das pessoas surdas de forma eficaz, 71,2% respondeu que não, 1,9% sim, 21,2% parcialmente e 5,8% não souberem opinar e ainda, 100% dos participantes, declararam ser importante a presença de profissionais capacitados em Libras e/ou de tradutor/intérprete para acessibilidade dos usuários surdos nos serviços público.

De acordo com o decreto que regulamenta a língua de sinais no Brasil, as instituições públicas e suas concessionárias devem dispor de pelo menos, 5% entre servidores e funcionários capacitados para o uso e tradução/interpretação da Libras. Determina ainda, a presença do profissional tradutor/intérprete de Libras, para atuar nas salas de aula de modo a viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas; e no apoio à acessibilidade, serviços e nas atividades-fim das instituições de ensino.

"Inclusão e acessibilidade apresentam conceitos distintos. A inclusão se apresenta como a garantia de todos estarem juntos, sem discriminação sendo uma ação política, cultural, social e pedagógica. E acessibilidade é o que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social, bem como o gozo, a utilização e o exercício de seus direitos, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, e ao acesso à informação, e abrange entre outras opções, a Libras", destaca Prof. Rafael. 

Para os professores, embora as políticas públicas se mostrem favoráveis para a garantia de acessibilidade das pessoas surdas, usuárias de Libras, tais resultados demonstram a necessidade de institucionalizar a Língua Brasileira de Sinais. "A Libras nas instituições públicas deve ser vista como direito e não como concessão", afirmam.

Com informações e fotos: Rafael Carlos Lima da Silva, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG          

Tags: 
Notícias [2]
Em Pauta [3]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20173005090016.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases