Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Debate sobre altas taxas de juros abre ciclo de atividades no campus Varginha

Debate sobre altas taxas de juros abre ciclo de atividades no campus Varginha

Por Ana Carolina Araújo em ter, 27/06/2017 - 08:34
Confira como foi o primeiro encontro do "UNIFAL Debate: desafios do Brasil no século XXI"

[1]

"Crise e juros: por que as taxas de juros são tão altas no Brasil?" foi o tema abordado no primeiro evento do ciclo "UNIFAL Debate: desafios do Brasil no século XXI" [2], promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), entre os meses de junho e julho, no campus Varginha.

[3]Realizada no auditório do campus, o primeiro debate aconteceu no dia 20/06, e foi prestigiado por um auditório lotado, onde alunos e professores de Varginha e, também, de outros campi, acompanharam as discussões sobre as altas taxas de juros brasileiras, conduzidas pelos professores convidados: Bernardo Miranda e Cláudio Caríssimo. Mais de 160 pessoas marcaram presença. Vale destacar que a participação do corpo docente nessas atividades é um dos objetivos do evento, que, conforme a organização, tem o intuito de engajar um debate de fato público, plural e fundamentado sobre temas de interesse coletivo.

Em sua fala, o professor Bernardo desfez mitos ou afirmações pouco precisas frequentemente veiculadas na imprensa sobre a relação da dívida pública e das taxas de juros. Chamou a atenção para o problema estrutural da financeirização e tornou mais aparente o mecanismo de transferência de renda dos mais ricos para os mais pobres por meio do pagamento de juros daquela dívida.

Já o professor Cláudio, apresentou diversos fatores que poderiam explicar as altas taxas de juros no país e, a partir de informações contábeis, encadeou uma argumentação lógica para mostrar como, aos olhos do mercado, o endividamento público afeta a credibilidade do governo e contribui para o aumento das taxas de juros. Entretanto, apresentou dados para mostrar que a desconfiança do mercado em relação ao pagamento dos juros da dívida pública brasileira não se justifica e que o custo social dos juros altos é um pesado fardo para toda a sociedade.

Após a intervenção dos professores, o auditório pôde fazer perguntas e comentários a respeito do assunto, enriquecendo ainda mais o evento. [4]

O ciclo foi proposto com o objetivo de envolver a comunidade da UNIFAL-MG nas questões políticas e econômicas enfrentadas pelo Brasil atualmente. Por iniciativa de 16 docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o evento foi estruturado em torno de quatro eixos: Economia, Sociedade, Política e Universidade.

A organização convida as comunidades interna e externa da Universidade para participarem dos próximos debates, que acontecerão no auditório do campus, cuja programação é a seguinte:

04/07 (terça) - 19h / Sociedade
"POBREZA E CRIMINALIZAÇÃO DOS POBRES"
  • Ana Márcia Silva
  • Vanessa Dias
13/07 (quinta) - 19h / Política
"BRASIL: DEMOCRACIA FRÁGIL E ESTADO FORTE?"
  • Luciano Martorano
  • Santiane Arias
26/07 (quarta) - 19h / Universidade
"UNIVERSIDADE E JUVENTUDE"
  • Fernanda Onuma
  • Luiz Groppo

Galeria de imagens [5]

Com informações: Thiago Gambi, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha da UNIFAL-MG e um dos organizadores do evento
Fotos: Bruno Aidar, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172606113421.jpg
[2] http://www.unifal-mg.edu.br/economia/node/123 .
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172606113432.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172606113452.jpg
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/debate-altas-taxas-juros-abre-ciclo-atividades-campus-varginha-galeria
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases