Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Ações do Pibid Ciências Biológicas são premiadas em congresso de Biologia

Ações do Pibid Ciências Biológicas são premiadas em congresso de Biologia

Por Ana Carolina Araújo em seg, 21/08/2017 - 09:23
Conheça os trabalhos contemplados em evento realizado na Unicamp

[1]

Trabalhos desenvolvidos por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG nas áreas de Educação, Saúde e Meio Ambiente foram selecionados para apresentação durante a 13ª edição do Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia – CAEB, [2] que ocorreu na Unicamp, em Campinas-SP, no mês de julho. Inscritos na modalidade painel, os quatro melhores foram selecionados para apresentação oral e um destes, foi premiado. Além das apresentações orais, também um trabalho foi contemplado como melhor painel.

“Vivenciando o aprendizado do sistema digestório” foi o tema do trabalho elaborado pela aluna Marta Romão de Lima, da Licenciatura, sob a orientação das professoras Andréa Amarante Paffaro e Luisa Dias Brito. A proposta do projeto foi compreender a anatomia do sistema digestório, bem como o conhecimento dos processos físicos, químicos e fisiológicos no processo de digestão. “O trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática a respeito do aparelho digestório, realizada na Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG”, explica Marta. O trabalho venceu o prêmio na categoria oral.

Conforme a acadêmica, as atividades foram desenvolvidas durante o mês de agosto de 2016, tendo como público-alvo os alunos da segunda série do Ensino Médio. “O conteúdo abordado envolveu as estruturas anatômicas e fisiológicas no processo de digestão e como os fatores sociais e culturais podem construir um hábito de alimentação saudável ou não”, conta.

A sequência didática elogiada na avaliação durante o congresso contemplou aula teórica sobre a anatomia e os mecanismos físico-químicos do aparelho digestório; café nutricional, que consistiu na divisão dos alunos em seis grupos (Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Sais Minerais, Vitaminas e Fibras), sendo cada grupo responsável por levantar informações sobre quais alimentos deveriam compor um café da manhã, e uma atividade prática chamada “Digestão do amido”, na qual foi utilizado como recurso pedagógico um kit da experimentoteca do Pibid-Biologia que permitiu a observação da degradação do amido pela enzima amilase encontrada na saliva. “Para encerramento da sequência didática foi realizado um momento de conversa e uma confraternização com os alimentos pesquisados oferecidos e trazidos pelos alunos para compor um café da manhã equilibrado”, acrescenta.

[3]Já o trabalho “Construindo um portfolio como recurso didático para aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia”, desenvolvido pela acadêmica Júlia de Souza, também da Licenciatura, sob a orientação da Profa. Talita Sarah Mazzoni, foi classificado na 3º colocação. A proposta volta-se para uma sequência didática desenvolvida para a Escola Estadual Samuel Engel em Alfenas, a fim de facilitar o acesso do professor a um banco de atividades práticas. “Foi construído um portfolio composto de atividades para os mais diversos temas abordados nas aulas de Ciências, Biologia e assuntos interdisciplinares”, conta Júlia, acrescentando que essa coleção de trabalhos a ser desenvolvida nos diferentes anos do Ensino Fundamental e Médio, foi elaborada a partir de material impresso, selecionado de revistas de educação, informativos, jornais ou mesmo retirado da internet.

De acordo com a pibidiana, a experimentação no ensino de Biologia constitui ferramenta indispensável para a construção do saber científico, sendo a atividade prática de suma importância para o despertar do aluno para a ciência. “É comum nos dias atuais, professores [4]de Biologia fazerem uso de um ensino tradicionalista, no qual a metodologia usada resume-se em giz e lousa”, afirma. “O portfolio foi recebido com grande satisfação pelos professores, os quais se mostraram entusiasmados para consultar e aplicar os experimentos, relacionando-os com assuntos tratados durante as aulas teóricas”, expõe, pontuando que o material desenvolvido foi aplicado ao longo das aulas e disponibilizado para os professores de diferentes escolas públicas da cidade de Botucatu-SP e Alfenas-MG.

Na avaliação da professora Andréa, orientadora de um dos projetos premiados, um dos destaques desse evento foi a numerosa participação de estudantes da UNIFAL-MG, que foi representada por cerca de 50 alunos, por iniciativa dos próprios estudantes. Além disso, a docente ressalta o resultado excelente obtido pelos alunos da Universidade, bem como a área em que os trabalhos sobressaíram: de Educação, visto que as áreas de Biologia Molecular, Saúde e Ambiental também tiveram representações. “Partiu de uma iniciativa deles e divulgou o nome da UNIFAL-MG na Unicamp de uma maneira que eu nunca vi. Esse destaque na área de Educação é muito importante para nós, principalmente, para o Pibid”, comentou.

[5]

A seguir, confira os títulos dos trabalhos e os autores que representaram a Universidade no evento:

ÁREA: EDUCAÇÃO

Trabalhos selecionados para apresentação oral

Título: ​Vivenciando o aprendizado do Sistema Digestório
Autores: ​LIMA, M. R.; DIAS, I. S.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; WATANABE, B. H. T.
Orientadores: Profa. Andrea Amarante-Paffaro e Profa. Luisa Brito
* Premiado como melhor trabalho oral
 
Titulo: PET-Biologia na escola: o uso de metodologia interativa no estudo da cadeia alimentar
Autores: PEREIRA, G.M.; MATTOS JR., A.P.; CHIAROTTO, A.B.S.; SANTOS, A.S.; PAIVA, A.L.S.; SALIBA, A.S.M.C.; SILVA, B.S.; SILVA, B.A.B.E.; BIGATTI, B.; GENEROSO, C.W.F.G; FERREIRA, D.H.; SILVA,D.C.Z.; BERALDO, J.P. ; LOURENÇO, L.O.; CHAVES, M.P.B.; SILVA, M.P.; MIRANDA, M.S.; GOUVÊA, C. M. C. P.
Orientadora: Profa. Cibele Gouvea

Trabalhos apresentados como painel

Título: ​Construindo um portfolio como recurso didático para aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia
Autores: ​SOUZA, J.; BRAZ, J.; Braz e MAZZONI, T.
Orientadora: ​Profa. Talita Sarah Mazzoni
* Premiado como melhor painel
 
Título:​ A Macrocélula como instrumento de formação de futuros docentes
Autores: ​WATANABE, B. H. T.; DIAS, I. S.; LIMA, M. R.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; BRITO, L. D.; AMARANTE-PAFFARO, A. M.
Orientadores: ​Profa. Andrea Amarante Paffaro e Profa. Luisa Brito
 
Título: ​​Projeto de extensão “acqua-escola”: levando a importância do mundo aquático para dentro da escola
Autores: ​SILVA, G.; MAZZONI, T.
Orientador: ​ Profa. Talita Sarah Mazzoni
 
Título: ​Uma vida com propósito
Autores: ​WATANABE, B. H. T.; DIAS, I. S.; LIMA, M. R.; LUIZ, T. C.; RAIMUNDO, B. V. B.; SANTOS, T. S. D.; SILVA, G. C.; ​BRITO, L. D.; AMARANTE-PAFFARO, A. M.
Orientadores: Profa. Andrea Amarante Paffaro e Profa. Luisa Brito
 
Título: ​Dino Ciências - O planeta terra e as suas modificações
Autores:  RAIMUNDO, B.; VILAS BOAS, D.; BRITO, L.
Orientadora: Profa. Luisa Brito

ÁREA: AMBIENTAL

Trabalho selecionado para apresentação oral

Título: Atividade do epitélio germinativo feminino em beta splendens (telostei perciformes) durante a recuperação ovariana pós desova
Autoress: ​BRAZ, J.; SOUZA, J.; QUAGIO-GRASSIOTTO, I.; MAZZONI, T.
Orientadora: Profa. Talita Sara Mazzoni

Trabalho apresentado em forma de painel

Título: Espécie nova de Stenochironomus, Kiffer 1919 (Insecta: Diptera: Chironomidae) do Sul de Minas Gerais - com descrição de todos semaforontes
Autores: ALVES, J.; MENDES, H.
Orientador: Prof. Humberto Fonseca Mendes

ÁREA: SAÚDE

Trabalhos apresentados em forma de painel

Título: ​Efeito da Ozonioterapia em tendão calcanear de ratos após transecção parcial
Autores: MOURA, M.; MARQUES, P.; VIEIRA, C.;  OLIVEIRA, L.; GUERRA, F.
Orientador: Profa. Flávia da Ré Guerra
 
Título: ​O efeito de Coffea Arabica L sobre a regeneração de tendão de ratos
Autores: ESPANHA, M.; RONDINELLI, B.; MOREIRA, H.; VIEIRA, C.; PRADO, L.; GUERRA, F.; MARQUES, P.
Orientadores: Prof. Petrus Pires Marques e Profa. Flávia da Ré Guerra
 
Título: ​Efeito citostático de complexo de paládio II para linhagem de adenocarcinoma mamário MDA MB 45
Autores: DIAS, I.; OLIVEIRA, B.; CORREA, E.; TONON, E.; GOUVEA, C.
Orientador: ​Profa. Cibele Marli Cação Gouvea
 
Título: Uma dieta hiperproteica durante o periodo fetal de camundongos altera o peso, o desenvolvimento morfológico e reflexivo da prole
Autores: ​MIRANDA, A.; GRECCO, G.; SILVÉRIO, A.; REIS, J.; PAFFARO JUNIOR, V.; PAFFARO, A.
Orientador: Profa. Andrea Amarante Paffaro
 
Com informações: Marta Romão de Lima e Júlia de Souza, do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UNIFAL-MG, autoras dos trabalhos premiados; e Andréa Amarante Paffaro, professora do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)
Fotos: arquivo das autoras dos trabalhos premiados durante o evento
Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172108092112.jpg
[2] http://2017.caeb.com.br/br/node/300
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172108092124.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172108092219.jpg
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172108092147.jpg
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases