Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Estudantes de Enfermagem participam de atividades integrativas do curso

Estudantes de Enfermagem participam de atividades integrativas do curso

Por Ana Carolina Araújo em seg, 23/10/2017 - 07:44
Ação na praça e uma oficina de arte marcial contribuíram para a formação dos graduandos

[1]

Em constante atuação em ações que contribuem para a formação na área de Enfermagem, os estudantes do curso participaram de duas atividades práticas recentemente. A primeira foi realizada no dia 10/10, em parceria com o Programa Educacional de Resistência as Drogas da Polícia Militar de Minas Gerais (Proerd). A segunda atividade consistiu em uma oficina sobre Tai Chi Chuan, como técnica integrativa na assistência de Enfermagem.

[2]Cerca de 250 pessoas marcaram presença na ação realizada na Praça Getúlio Vargas em Alfenas, onde os alunos da Universidade promoveram atividades lúdicas com crianças e orientações do projeto DIPER sobre diabetes e hipertensão arterial sob responsabilidade das professoras Silvana Leite e Eliza Rezende. As atividades em parceria com o Proerd contaram com a participação da professora Márcia Bem e do sargento Jaime. “Houve distribuição de camisetas, pipoca, algodão doce, que tornou a manhã muito mais significativa para discentes, docentes e comunidade”, narra Profa. Márcia. De acordo com a docente, a Rede Liga Farma doou o material para os exames de glicemias e logística. “Manifestamos o nosso agradecimento a Rede Liga Farma”, enfatizou.

[3]No dia 19/10, os alunos participaram de uma oficina sobre Tai Chi Chuan, como técnica integrativa na assistência de Enfermagem, sob a coordenação da professora Márcia Bem. Para auxiliar na formação e no raciocínio crítico dos graduandos foi convidado Ricardo Wagner Reis Filho, que trabalhou de maneira lúdica com os estudantes o estilo de arte marcial reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

Taiji Quan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) Tai Chi Chuan, é uma arte marcial interna chinesa, parcialmente baseada no bagua (py bā guà 八卦), categoria esta nomeada em chinês neijia (內家).

[4]Os princípios filosóficos do Taiji Quan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa.

A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (Yi Jing) e o Dao De Jing de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do Taiji Quan escritos pelos mestres orientam a:

  • Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong)
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang)
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai)

O Taiji quan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (dao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos indivíduos, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

[5]

Com informações e fotos: Márcia Maria da Silva Bem, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172310074340.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172310074041.jpg
[3] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172310074521.jpg
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172310074157.jpg
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20172310074237.jpg
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases