Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > UNIFAL-MG realiza 1º Simpósio de Cuidados Paliativos: reflexões para a prática

UNIFAL-MG realiza 1º Simpósio de Cuidados Paliativos: reflexões para a prática

Por Luciana Resende em seg, 11/12/2017 - 17:20
Evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área, confira!

[1]

Nos dias 08 e 09/12 foi realizado, em Alfenas, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos: reflexões para a prática, sob coordenação da professora da Faculdade de Nutrição (FANUT), Sheilla de Oliveira Faria. Com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a importância do suporte multidisciplinar qualificado dos cuidados paliativos para assistência integral a pacientes e familiares, além de promover a discussão de temas atuais sobre a atuação na área, a temática do seminário foi desenvolvida por meio de mesas-redondas, palestras e mini-cursos, ministrados por especialistas e pesquisadores nacionais, tanto da atenção básica quanto da rede hospitalar.

A cerimônia de abertura do simpósio aconteceu na sexta (08/12) a noite e contou com a presença da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; a Sra. Magda Silva Carneiro, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Geraldo José Rodrigues Liska, representando a Pró-Reitoria de Graduação; o coordenador adjunto do evento e diretor clínico da Santa Casa, Prof. Carlos Marcelo de Barros; o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (SOBRAMID) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SOMED), Paulo Renato Barreiros da Fonseca; e a coordenadora do evento, Profa. Sheilla, que junto à plateia prestigiaram a apresentação musical dos discentes Higor Mateus, do curso de Nutrição, e Santos Aparecido Barbosa, do curso de Geografia, que emocionaram a todos com a interpretação de “Paciência”, de Lenine.

[2]Após os pronunciamentos, o coordenador da Equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (CP/ICESP), Dr. Toshio Chiba, ministrou a palestra “Cuidados Paliativos Oncológicos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo”, na qual apresentou conceitos, sua experiência profissional e desafios que a área enfrenta.

Na sequência e também ao longo do dia 09/12, foram ministradas cinco palestras sobre o tema, incluindo hipodermóclise e a comunicação de más-notícias, e a mesa-redonda “Dimensões do Sofrimento do paciente em cuidados paliativos - papel dos profissionais de saúde”, que encerrou as atividades do simpósio.

Vale ressaltar que no pré-evento foi realizado o mini-curso “Cuidando do Cuidador”, pelo professor da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Alexandre Ernesto da Silva, que lotou o auditório Leão de Faria na tarde do dia 08/12.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cuidados paliativos são a assistência promovida por equipe multidisciplinar com o objetivo de melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Dessa forma, o evento procurou atingir toda a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e profissionais de saúde de diversos setores, de Alfenas e região.

Os interessados em conferir como foi a programação na íntegra, podem acessá-la aqui [3].

Galeria de imagens [4]

Tags: 
Notícias [5]
Em Pauta [6]

Links:
[1] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171112171601.jpg
[2] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171112171708.jpg
[3] http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/3390_i_simp_cuidados_paliativos
[4] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/unifal-mg-realiza-1-simp%C3%B3sio-de-cuidados-paliativos-galeria
[5] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[6] https://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases