Pró-reitor de Planejamento da UNIFAL-MG participa de reunião do pleno da Andifes

Prof. Tomás Dias Sant'Ana apresentou o projeto e software do ForPDI

No último dia 14/12, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, apresentou o projeto "Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG – ForPDI”, na última reunião do pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em Brasília/DF.

O ForPDI é uma plataforma aberta para gestão e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Universidades Federais e outras Instituições Públicas. Os principais idealizadores e colaboradores do projeto são: a Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), a UNIFAL-MG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Brasília (UnB), que auxiliaram nas discussões e definição da plataforma.

Composto por três estruturas principais – documento de referência, capacitação on-line e software –, o projeto surgiu da necessidade de uma tecnologia de acompanhamento do PDI das universidades em tempo real e de forma transparente, colaborativa, eficiente, rápida e segura. Com o ForPDI é possível cadastrar todo o planejamento estratégico, inserir os valores das metas alcançadas, monitorar o desempenho das metas, elaborar, difundir e executar o PDI.

De acordo com o Prof. Tomás, o planejamento estratégico das universidades é materializado pelo PDI, importante ferramenta de auxílio para as Instituições de Ensino Superior (IES), que subsidia o desenvolvimento do planejamento institucional dessas organizações. Entretanto, os documentos oficiais que apresentam as diretrizes para a elaboração do plano não oferecem uma metodologia para elaborá-lo ou mesmo implementá-lo. Dessa forma, foi desenvolvido o livro “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino”, patrocinado pela Andifes e lançado na reunião da associação.

“O livro tem como objetivo principal propor uma estrutura para a elaboração do PDI de instituições de ensino públicas. É um ponto de partida para a elaboração de uma estrutura completa que atenda às demandas das IES de forma efetiva e, ao mesmo tempo, consiga ser aprovado nas instâncias governamentais necessárias. Para atingir esse objetivo, o guia apresenta a motivação legal para a elaboração dos PDIs, seguida da apresentação de cinco diferentes ferramentas utilizadas para o planejamento estratégico: análise SWOT, análise de cenários, BSC, PES e Canvas. Por fim, apresenta a estrutura recomendada para a elaboração do PDI e a descrição de cada um dos elementos que devem compô-lo.”, explicou o pró-reitor de planejamento da UNIFAL-MG.

O conteúdo do livro foi estruturado, inicialmente, pelos 12 autores principais, que incluem docentes, discentes de graduação, mestrado e doutorado da UNIFAL-MG, UFLA e UNB e Gestores das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração das IFES. Após essa primeira etapa, foi submetido ao Grupo de Trabalho do ForPDI e, na sequência, à Comissão de Planejamento e Avaliação do FORPLAD, etapa em que foram realizadas correções e incrementos importantes, criando um documento com as características do FORPLAD.

Os interessados em conhecer mais sobre o ForPDI podem acessar:

Portal Oficial: www.forpdi.org

Livro: “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino”: link para baixar o livro em PDF

Canal do Youtube para a capacitação on-line

Link para baixar o software

Com informações: Tomás Dias Sant'Ana, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG e Débora Silva Barroso de Araújo, Assistente em Administração da Proplan
Fotos: Andifes