Programa Construindo Cidadãos desenvolvido pela UNIFAL-MG é notícia no portal "Alfenas Hoje"

O Programa Construindo Cidadãos, desenvolvido pela Universidade Federal de Alfenas foi destaque em portal de notícias "Alfenas Hoje" , no dia 10/06/2014.

Confira na íntegra:

Programa mobiliza crianças para a conscientização da preservação do meio ambiente

O Programa Construindo Cidadãos, desenvolvido pela UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas), mobilizou crianças, de 6 a 9 anos, em atividades de conscientização na Semana Nacional do Meio Ambiente.

O programa é coordenado pelo professor Denis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Através do Clube de Aventureiros Vagalume, as crianças e seus familiares realizaram duas atividades, que ajudam na conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio natural brasileiro.

A Semana Nacional do Meio Ambiente foi comemorada do dia 1˚ao dia 8 de junho. E as atividades do Programa Construindo Cidadãos foram executadas na abertura e no fechamento da semana comemorativa. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no último dia 5.

As ações foram encerradas no domingo, com o término da
Semana Nacional do Meio Ambiente (Foto: Divulgação)

A primeira atividade, no dia 1˚, foi realizada na mina de água localizada no bairro Vila Teixeira. O projeto de extensão Águas de Minas, coordenado pelo professor Luiz Carlos do Nascimento, motivou as crianças com uma dramatização, quando foram feitas orientações sobre a importância em relação a preservação das fontes de águas, além do plantio de seis mudas de árvores.

A segunda atividade, realizada no último domingo, foi feita em uma das áreas verdes localizada no bairro Jardim Aeroporto. Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, disponibilizando materiais e equipamentos, o Clube de Aventureiros Vagalume realizou um mutirão de limpeza do terreno e a pintura dos troncos das árvores. Entre os objetivos estava o de sensibilizar a todos sobre a importância da conservação do bem público, especialmente da natureza.

De acordo com o coordenador do programa, a atividade foi observada pelos vizinhos que ficaram “muito gratos” ao Clube de Aventureiros Vagalume pela iniciativa e estratégia de ensino sobre a preservação do meio ambiente e construção de cidadania.

Crianças de 6 a 9 anos participaram das atividades (Foto: Divulgação)

"Durante a atividade pode-se observar a determinação e alegria de todos ao realizar a ação de limpeza da área verde. Para agradecer ao trabalho bem feito foi realizado um piquenique de confraternização entre as crianças e seus familiares”, informou o coordenador.

Link original da notícia: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=7879