Programa Pré-Incubação visa a valorização de ideias e pensamento empreendedor

Aconteceu no último dia 14 na sala R105 o programa de pré-incubação que pode ser definido como um ambiente institucional onde ideias e projetos podem ser validados e testados. Para isso leva-se em conta a viabilidade mercadológica em termos de produtos e serviços, visando constituir um modelo físico sobre uma determinada ideia desenvolvendo-se uma pesquisa na instituição.
O primeiro passo para a criação de uma empresa sólida é a pré-incubação dos projetos realizados pelos acadêmicos. O foco da ação é a atuação direta com estudantes e professores dos diversos cursos, através de projetos inovadores de pesquisa e extensão voltados para formar uma cultura de empreendedorismo.
Um dos objetivos do programa é dar ênfase e estimular à formação empreendedora dos discentes, além de capacitar docentes e servidores da área administrativa. O benefício imediato é o ganho de um servidor mais familiarizado com o pensamento empreendedor, aplicando seus conhecimentos de forma hábil no ambiente de trabalho. O projeto desenvolvido em parceria com a Unifei, busca sistematizar de forma teórica a concepção do nascimento de uma ideia até a sua concretização.
A palestra foi ministrada pelas professoras Marcia Paranho Veloso, coordenadora do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da UNIFAL-MG (NIPI/UNIFAL-MG), e professora Maria Regina Martinez, integrante da equipe do NIPI/UNIFAL-MG. Alunos dos campi de Alfenas e Poços de Caldas estiveram presentes e puderam entender como será este programa, assim como sanar dúvidas sobre o tema.