Projeto articula parceria para promover inclusão, tolerância e cidadania

Versão para impressãoEnviar por email
Coordenadoras da proposta em Varginha se reuniram com Comissão de Diversidade da OAB

Representantes do projeto de extensão “Reconhecimento do outro: inclusão, tolerância e cidadania”, desenvolvido no campus Varginha da UNIFAL-MG, participaram de uma reunião com a Comissão Diversidade Sexual da OAB de Varginha-MG, no dia 21/03. O objetivo foi articular possíveis parcerias e ações interinstitucionais em Varginha e região.

Coordenado pelas professoras Fernanda Onuma, Juliana Guedes e Santiane Árias, o projeto busca oportunizar o diálogo e a troca de saberes entre membros da comunidade acadêmica e a população, colaborando para a reflexão em torno do conhecimento científico e experiências pela inclusão. Com esta finalidade, propõe-se a apresentar e debater conceitos ligados às relações de inclusão de grupos historicamente desprestigiados e à legislação brasileira sobre os Direitos Fundamentais, convidando à reflexão sobre essas temáticas, que têm ganhado crescente espaço nas discussões contemporâneas.

A reunião contou com a presença de sete mulheres representantes da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, que firmaram a parceria com o projeto da UNIFAL-MG e também manifestaram interesse de participação nas atividades e eventos a serem desenvolvidos pelo projeto “Reconhecimento do Outro” junto às escolas do município de Varginha. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de viabilizar a vinda da palestrante Giowana Araújo no Congresso que será realizado pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha, que ocorrerá no mês de maio.

Para desenvolvimento das atividades, o projeto “Reconhecimento do outro: inclusão, tolerância e cidadania” conta com a participação dos alunos bolsistas Cássio Mateus Firmiano e Layma de Melo Brito e, também, com os estudantes voluntários Caio Quina, Jessica Sampaio, Kaio Lucas, Gabriela Rabelo, Luiza Avelar, Tariny Dias, Ana Flávia Salgado, Laís Stopa e Karoline Branco.

Ao falar das expectativas da parceria com a Comissão de Diversidade Sexual da OAB de Varginha-MG, o grupo destaca: "Por meio do diálogo interinstitucional, espera-se fortalecer as discussões públicas em torno da temática dos Direitos Fundamentais, sobretudo, no atual momento histórico de crise política, em que tais direitos vêm sofrendo ataques frontais."

Coordenadoras do projeto de extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania” se reúnem com representantes da Comissão de Diversidade da OAB Varginha para articular parcerias

Com informações e fotos: Cássio Mateus Firmiano, aluno do curso de Administração Pública, membro do projeto