Projeto Mobiliza 360º do campus Varginha é destaque na 3ª edição da Campus Party

Programa prevê a mobilização pela imersão em realidade virtual. Saiba mais!

O projeto Mobiliza 360° do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes da UNIFAL-MG, campus Varginha, será apresentado em um workshop na 3ª edição da Campus Party Minas Gerais, na próxima quinta-feira (08/11), em Belo Horizonte. Os inscritos serão convidados a participar ativamente da produção de um conteúdo 360º a ser visto com óculos de realidade virtual.

Selecionado dentre mais de 100 propostas de iniciativas inovadoras para a gestão pública, o Mobiliza 360°, sob a responsabilidade do Prof. Hélio Lemes, tem o apoio da Escola Nacional de Administração Pública, que está capacitando pessoas para usar câmeras 360º e óculos de realidade virtual para promover a mobilização da sociedade em temas de relevância social. De acordo com o Prof. Hélio, a imersão em realidade virtual permite a empatia, aproximando os formuladores de políticas públicas dos cidadãos que são ameaçados por situações de risco. “Isso se dá através da produção de filmes de curta duração, criados pelos cidadãos e organizações, que serão exibidos em uma competição, em 2019, em Brasília. Os filmes contêm denúncias de situações de risco social e ambiental”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo da palestra é apresentar as tecnologias de realidade virtual como ferramentas para a gestão pública, promovendo inovação na maneira como as políticas públicas são produzidas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento.

Ainda nesta semana, na sexta-feira (09/11), o Prof. Hélio também representará o laboratório da Universidade no painel "O Futuro das Cidades: inteligência, sustentabilidade e participação cidadã", realizado pela Columbia Global Centers, em São Paulo. No evento, o professor apresentará as pesquisas já realizadas pelo grupo e o projeto de mobilização pela imersão em realidade virtual.

Com informações: Hélio Lemes, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG campus Varginha