Projeto da UNIFAL-MG em parceria com Parlamento Jovem inicia Ciclo de Palestras

Versão para impressãoEnviar por email
“Violência contra a Mulher” foi tema de sessão na Câmara Municipal de Três Corações

No dia 09/05, o projeto de extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania” da UNIFAL-MG, campus Varginha, promoveu o 1º Ciclo de Palestras na Câmara Municipal de Três Corações, sobre o tema tema “Violência contra a Mulher”. A iniciativa é uma parceria com o Parlamento Jovem - PJ daquele município.

O evento fez parte da 2ª sessão ordinária do PJ de Três Corações e contou com a participação da professora Fernanda Onuma, coordenadora do projeto de extensão; Sarah Quintão, advogada, membro da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB/MG e do projeto de extensão; Cássio Mateus Firmiano e Layma de Melo Brito, membros bolsistas do projeto; e integrantes do Jovens Parlamentares da cidade.

A professora Fernanda foi a primeira a palestrar, abordando os diferentes tipos de violência direcionados contra as mulheres, assim como o feminicídio, salientando a necessidade de se debater estes tipos de violência e suas especificidades. Logo após, o discente Cássio Mateus abordou sobre a violência direcionada às mulheres trans e travestis, trazendo dados sobre o caso do Brasil – país que mais mata pessoas trans no mundo, os avanços e perspectivas em relação a este assunto. A advogada e membro do projeto de extensão, Sarah Quintão, fez uma contextualização sobre as leis e a teoria do Reconhecimento do Outro de Axel Honneth, que dá nome ao projeto, focando também no caso da Lei Maria da Penha.

"O Ciclo de Palestras, além de fazer parte de uma parceria e formação entre o projeto e o PJ de Três Corações, dá base para que os Jovens Parlamentares discutam e reflitam sobre as diversas perspectivas em relação à violência direcionada a mulher, pois eles ainda irão elaborar propostas de leis que serão direcionadas para a etapa nacional do Parlamento Jovem e que tem a possibilidade de se transformarem em novas leis", diz Cássio Mateus.

Saiba mais sobre as palestras, na página da Câmara Municipal: http://www.camaratc.mg.gov.br/noticia.php?Id=753

Com informações e fotos: Cássio Mateus Firmiano, graduando em Administração Pública pela UNIFAL-MG, campus Varginha