Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Trata-se do procedimento de Acupuntura para a eliminação da dor
Um projeto sobre Acupuntura na Dor Lombar, desenvolvido por docentes da UNIFAL-MG em parceria com docentes da USP de Ribeirão Preto, beneficiará pacientes com dor lombar na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional do bairro Santa Clara.
A proposta, desenvolvida sob a coordenação do professor do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, Marcelo Lourenço da Silva, conta com a participação dos professores Andreia Maria Silva, Daniele Sirineu Pereira e Giovane Galdino de Souza, também da Escola de Enfermagem da Universidade e, ainda, com a parceria dos professores William Alves do Prado, Leonardo Resstel Barbosa Moraes e Josie Resende Torres da Silva, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
De acordo com o coordenador, estudos envolvendo a eletroacupuntura (EA) - que é uma associação da acupuntura e estimulação elétrica no acuponto - indicam bons resultados no manejo da dor lombar. Nesse cenário, insere-se o projeto, que pode ser resumido no estudo da eletroacupuntura como técnica capaz de atuar na eliminação da dor junto ao tratamento farmacológico, possibilitando uma melhoria da habilidade motora e capacidade funcional em pacientes que sofrem de dor lombar crônica. “Este procedimento é muito efetivo já que atua na eliminação da dor, regula e excitação dos nervos e tem influência nos diferentes sistemas do corpo”, explica.
O coordenador destaca que poucos trabalhos são elaborados na área, o que demonstra a importância da aprovação desse projeto na Chamada nº 07/2013 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, cuja divulgação aconteceu no final de outubro.
Lançada em parceria com o Ministério da Saúde – MS, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – Decit/SCTIE/MS, a Chamada buscou selecionar propostas para apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Práticas Integrativas Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta dos professores da UNIFAL-MG foi contemplada com recurso para auxílio e bolsa de apoio técnico, a fim de subsidiar a implantação.
Após passar pela avaliação do Comitê de Ética da UNIFAL-MG, o projeto será executado na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional do bairro Santa Clara.
Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG