Projeto MUCAMA lança cartilha com orientações para mulheres com câncer de mama

Com linguagem objetiva, a cartilha apresenta informações sobre o projeto e informações sobre o câncer de mama

O projeto de Extensão da UNIFAL-MG denominado “Projeto Mulher e Câncer de Mama (MUCAMA)” da Escola de Enfermagem lançou uma cartilha de orientações para mulheres com câncer de mama.

Com linguagem objetiva, a cartilha apresenta informações sobre o projeto, sobre o câncer de mama, as formas de tratamento, como a quimioterapia e a radioterapia, orientações sobre a cirurgia e também exercícios físicos que podem ser realizados pelas pacientes após a cirurgia.

A cartilha foi elaborada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mulher e Câncer de Mama, do qual fazem parte alunos de graduação dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, mestrandas, uma enfermeira, uma fisioterapeuta e duas docentes que são responsáveis pela coordenação: Profa. Clícia Valim Côrtes Gradim e Profa. Denise Hollanda Iunes.

Segundo Profa. Clícia, desde a implantação do projeto há 7 anos, que o Núcleo vinha observando a necessidade de oferecer mais orientações para as pacientes. “A gente observava que as pacientes precisavam de outros tipos de orientações, naquele período em que não estão aqui com a gente. Por exemplo, quando uma paciente faz radioterapia, ela deixa de vir no projeto, porque a radioterapia é todo dia. E junto com a equipe toda, nós registramos o que é o projeto e escrevemos um pouquinho sobre o que é o câncer de mama, o que é o tratamento, quais os tipos de tratamento e por que são feitos, quais os efeitos colaterais de cada tratamento e quais as assistências de Enfermagem. E como é em parceria com a Fisioterapia, nós acrescentamos no final, os exercícios que os pacientes devem realizar”, conta.

A capa da cartilha traz em destaque a logomarca do projeto desenvolvida pelo artista plástico de Alfenas Lenin. Profa. Clícia explica o simbolismo do desenho: “É um mucama branca porque o câncer de mama tem prevalênca em mulher branca. Se você olhar bem, ela tem dois peitos na cabeça, porque ela perde o peito, mas o peito não sai da cabeça.”

O material está sendo distribuído para participantes do projeto, para alunos e também para profissionais da Enfermagem dos serviços de saúde de Alfenas. Também pode ser encontrado na Biblioteca da Universidade.

De acordo com Profa. Clícia, a cartilha foi financiada por recursos do Programa de Extensão Universitária – PROEXT, que tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

O MUCAMA

O Projeto Mulher e Câncer de Mama (MUCAMA) da UNIFAL-MG surgiu em 2006, pela iniciativa de uma docente da Escola de Enfermagem, com o apoio da Associação Vida Viva. O grupo de reabilitação veio com o tempo se associar a outras necessidades, como o atendimento pela Odontologia, a necessidade de campo de prática da disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher e o interesse pela pesquisa, tornando o projeto um local para pesquisa na área de Oncologia.

Este grupo de reabilitação, que se reúne às quintas-feiras às 17h na sala R-201 da Escola de Enfermagem, visa auxiliar no enfrentamento e no tratamento de mulheres com câncer de mama auxiliando as mesmas a passarem por esse período com menos estresse, com sentimentos positivos e compreendendo sua patologia e seu tratamento.

Informações: Ana Carolina Araújo - Jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG