Projeto da UNIFAL-MG para reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas começa a ser implantado

Versão para impressãoEnviar por email

Em breve, o espaço será reaberto para visitação pública

Encontra-se em andamento, o projeto de reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas, elaborado pelo professor de Física do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Cássius Anderson Miquele de Melo, em parceria com colegas especialistas.

Após 5 anos parado, o projeto, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, ganhou reforço com o apoio da FAPEMIG, CNPq, Prefeitura de Poços de Caldas e dos deputados federais Geraldo Thadeu e Odair Cunha. “Nestes 5 anos conseguimos levantar cerca de R$ 1,5 milhão para o projeto, seja por meio de apoio via editais (FAPEMIG, CNPq, Probext), seja por meio de emenda parlamentar para o orçamento da Prefeitura”, comenta Prof. Cássius.

De acordo com o professor, a proposta é criar um Parque de Ciências em Poços de Caldas, chamado “Parque do Amanhã”, no alto da Serra de São Domingos. “Inicialmente esse parque conterá o Observatório Astronômico, o CDCT (Centro de Divulgação Científica e Tecnológica) e talvez um acervo sobre iconografia cristã”.

O projeto foi idealizado em 2009, quando o docente chegou à UNIFAL-MG para ajudar a fundar o campus de Poços de Caldas. Na época, um astrônomo que passeava pela cidade foi assaltado durante uma visita ao Observatório abandonado. O astrônomo escreveu uma mensagem para a Sociedade Astronômica Brasileira e a partir de então, diversos especialistas entraram em contato com Prof. Cássius, para que o físico verificasse a possibilidade de reativar o espaço.

Prof. Cássius conta que formulou o projeto com a colaboração de diversos colegas de Poços e de outras universidades e, em seguida, procurou a Prefeitura para propor que a universidade buscasse recursos para os equipamentos e bolsas que seriam destinados aos alunos que trabalhariam como monitores, enquanto a Prefeitura apoiaria a busca por recursos para a reforma dos espaços. “Depois disso, seria firmado um convênio entre a Prefeitura e a UNIFAL-MG que permitisse à universidade a utilização daqueles espaços”, afirma.

Por meio da parceria com a Prefeitura e com o apoio de agências de fomento e recursos oriundos de emendas parlamentares, o projeto inicia agora o processo de implantação, possibilitando que o Cristo Redentor se torne um ponto turístico com valor agregado, já que o local passará a ser um centro de pesquisa e ensino com visitas monitoradas de estudantes e turistas.

Comentando sobre os inúmeros benefícios do funcionamento do Observatório, Prof. Cássius pontua: “As escolas ganharão um novo espaço de aprendizagem dinâmico, lúdico e em conformidade com modernas tendências mundiais. Os professores de ensino fundamental e médio ganharão um novo espaço para realizar práticas experimentais e também fazerem cursos de capacitação. A cidade irá revitalizar um dos seus maiores pontos turísticos, contando também com novas atrações. A economia irá se beneficiar com o aporte do chamado ‘turismo educacional’. A Universidade ganhará novos espaços para colocar em prática o que os alunos aprendem nos cursos de graduação e para o desenvolvimento de pesquisas ligadas, principalmente, ao ensino. Em suma, é o tipo de projeto em que é difícil pensar quem poderia perder.”

A fim de divulgar o projeto, no dia 06/09/2013, o professor visitou o local acompanhado pelo deputado Geraldo Thadeu e pelo secretário municipal de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela. “Eu estou muito satisfeito. É a concretização de 5 anos de trabalho árduo meu e da minha equipe de alunos e colegas professores. Espero com isso, poder mostrar que a integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão é sim possível e, quando atingida, potencializa o alcance e os resultados do projeto”, ressaltou.

Em entrevista para a Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG, o professor ainda agradeceu a todos os envolvidos para a concretização do projeto: “Sou muito grato a todos que colaboraram: alunos, professores, colegas de outras universidades, colegas da administração pública, tanto no executivo quanto no legislativo e, também, a diversos membros da sociedade civil que nos ajudaram muito, como o grupo de astrônomos amadores Ômega Centauro”.

A UNIFAL-MG dispõe de equipamentos e telescópios e aguarda apenas a reforma do espaço, que será feita pela Prefeitura, para iniciar a visitação pública.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas na página do Centro de Divulgação Científica e Tecnológica: http://www.youtube.com/user/cdctunifal

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Cássius Anderson Miquele de Melo, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas
Fotos: Assessoria de Comunicação do deputado federal Geraldo Thadeu