Projeto da Universidade fomenta a arte em áreas de vulnerabilidade social

“Universidade, Teatro e Escola” promove experimentação teatral e oficinas para crianças

Desde junho, um projeto de extensão da Universidade, com ênfase na inclusão social e cultural, vem fomentando a inserção de trabalhos artísticos no ambiente universitário e difundindo a experimentação teatral em áreas de vulnerabilidade social.

Trata-se do “Projeto UTE – Universidade, Teatro e Escola”, desenvolvido pelos alunos Romário da Silva Borges, do curso de Ciência da Computação, e Bruna Cabral, do curso de Odontologia, ambos os discentes, artistas de Alfenas.

Sob a coordenação da técnica de laboratório do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Bernadete de Lourdes Carvalho Meira, ex-integrante do grupo “Teatro Alfenense de Comédia (TAC)”, antiga companhia teatral de Alfenas, o projeto envolve amostras mensais de esquetes teatrais, com temática infantil, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Alfenas; e também oficinas para a inserção teatral de crianças em um projeto da cidade de Areado.

De acordo com o aluno Romário, uma das etapas do projeto, compreende a criação de um grupo teatral que, ao longo do ano, promoverá a confecção de um espetáculo e, posteriormente, realizará uma temporada de apresentações do mesmo. “Dentre os movimentos artísticos presentes na Universidade, o teatro ainda não possui um espaço próprio em meio ao campus. Visto isso, verificou-se a necessidade de um grupo de teatro universitário, para que toda a comunidade acadêmica – ou geral – tenha acesso a essa arte”, enfatiza.

Sobre a atuação de dois alunos de áreas tão diferentes à frente do projeto, sendo Romário, da Ciência da Computação, e Bruna, da Odontologia, o integrante comenta que a ideia é realmente reunir a diversidade. “A ação visa integrar os alunos de diferentes áreas do conhecimento, acolhendo a toda comunidade acadêmica”, afirma.

Segundo a equipe, o projeto contará também com o apoio de artistas profissionais como Rodrigo Mikelino, Thiago Meira e Clodoaldo Borges.

Até o final de agosto serão divulgadas as inscrições para novos componentes do projeto. Aguarde!

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Romário da Silva Borges, aluno do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, integrante do projeto