Projeto sobre vacina contra febre amarela é destaque no Alfenas Hoje

O portal de notícias "Alfenas Hoje" destacou no dia 24/08/2014, a participação da UNIFAL-MG no projeto da Fiocruz sobre vacina contra febre amarela.

Confira na íntegra:

UNIFAL-MG participa de projeto da Fiocruz sobre vacina contra febre amarela

O pesquisador da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas), Luiz Cosme Cotta Malaquias, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A participação conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade.

De acordo com Cosme, desde 2013, mais de 300 amostras de soros de indivíduos, coletadas em Alfenas, foram processadas no Laboratório de Vacinas da Universidade e enviadas aos Laboratórios de Virologia e Bioindicadores do Instituto Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Rene Rachou, ambos da Fundação Oswaldo Cruz.

“Os resultados desta pesquisa mostram uma menor imunogenicidade da vacina contra febre amarela em condições de rotina dos serviços de imunização, quando comparado com os estudos controlados, e apontam para uma provável necessidade de um tempo menor para a dose de reforço para garantir uma maior proteção”, revela o pesquisador, acrescentando que novas pesquisas estão em andamento para avaliar os níveis de proteção em indivíduos revacinados.

O pesquisador Luiz Cosme está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fiocruz (Foto: Ascom/Unifal)

O primeiro trabalho do grupo, que conta também com a parceria do Instituto de Biologia do Exército e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, foi aceito para publicação em uma conceituada revista da área de vacinas, Vaccine, com o título "Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults".

Vantagens

Para o professor, a oportunidade de participar de um projeto dessa grandeza, coloca a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que além de divulgar a instituição nacional e internacionalmente, possibilita a oportunidade de estabelecer parcerias, como a estabelecida com o Centro de Pesquisas René Rachou, por exemplo, o que favorece a captação conjunta de recursos financeiros em agências de fomento.

“Alunos de graduação e pós-graduação estão sendo enviados a um dos laboratórios parceiros para realização de experimentos de suas dissertações. O estabelecimento de colaborações com outras instituições é um item que é utilizado pela Capes na avaliação de programas de pós-graduação e isto poderá impactar positivamente na melhoria do conceito de programas institucionais”, explica.

Acesse a publicação da primeira etapa do trabalho do grupo na revista Vaccine

Ao comentar sobre a sua satisfação pessoal em poder contribuir para a pesquisa, Cosme salienta a possibilidade de poder trabalhar com colegas pesquisadores e a troca de experiências. “Dois pesquisadores que integram o projeto foram meus contemporâneos durante a pós-graduação – Prof. Olindo Assis Martins Filho e Profa.Iramaya Rodrigues Caldas. A troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e as publicações são eventos muito positivos na carreira profissional”, avalia.

Link original da notícia: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=8263