Reitor da UNIFAL-MG participa da posse do novo ministro da Educação

Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva esteve na cerimônia de transmissão de cargo no MEC
Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva cumprimenta o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro,
durante a cerimônia de transmissão de cargo no MEC

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, marcou presença na cerimônia de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta segunda-feira, 06/04, em Brasília. Representando a Universidade, Prof. Paulo Márcio esteve no MEC, na solenidade de transmissão de cargo ao novo ministro, feita pelo então, ministro interino, Luiz Cláudio Costa.

A solenidade de posse ocorreu no Palácio do Planalto, oportunidade em que a presidenta da República, Dilma Rousseff, apresentou o novo ministro com as seguintes palavras: “Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse a presidenta.

Durante a transmissão de cargo no MEC, o ministro detalhou melhor sua linha de trabalho e disse que a garantia dada pelo Governo de preservar investimentos na Educação possibilitará a continuidade do avanço social planejado pelo Governo nos últimos anos. Renato Janine Ribeiro afirmou que está ciente do momento de ajuste fiscal e que o Ministério da Educação dará sua contrapartida neste momento de economia dos gastos públicos.

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Com informações do Ministério da Educação (MEC) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
Fotos: Iara Malta, assessora de Políticas Públicas da Andifes

Links: