Restaurante em Varginha será espaço para “Ciência no Boteco”

Professor da UNIFAL-MG será mediador do bate-papo informal

“Você acha que ciência combina com boteco?” Essa é a pergunta feita pelos organizadores do 1º Ciência no Boteco que será realizado em Varginha. Trata-se de um bate-papo informal entre cientistas e pessoas curiosas pelo que está acontecendo nos laboratórios de pesquisa das universidades brasileiras. O professor Hélio Lemes Costa Jr., do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, campus Varginha, participará do encontro.

O evento será no dia 16/05, às 19h, no Restaurante Degraus, onde pesquisadores reconhecidos pelos seus trabalhos científicos, sentarão em banquinhos e conversarão com o público sobre o que estão pesquisando no momento e como andam os avanços científicos em suas áreas de atuação. Enquanto isso, o público relaxa, degusta uma bebida e interage com os cientistas em uma prazerosa conversa, sem formalidades.

“O objetivo é desmistificar a ciência e trazer o estado da arte em pesquisa para o conhecimento das pessoas que se interessam por ciência e tecnologia, mas que não têm acesso ao ambiente acadêmico e científico brasileiro”, afirmam os organizadores.

Os temas do 1º Ciência no Boteco serão: veículos autônomos e cidades inteligentes. O bate-papo contará com a presença dos pesquisadores reconhecidos: Prof. Antônio Alberti, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), e  Prof. Arthur Miranda, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor Hélio será o mediador do bate-papo.

Organizado pelo Coffee Valley, ecossistema de empreendedorismo e inovação de Varginha e região, o evento conta com patrocinadores como Cervejaria Furst, Auto Posto Líder e IP Hosting e com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SEDECTES e do Sebrae.

Garanta sua caneca aqui

A dinâmica do evento Ciência no Boteco se assemelha ao festival mundial de divulgação científica Pint of Science, que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16/05. A edição 2018 conta com a participação da UNIFAL-MG na organização do evento das cidades de Alfenas e Poços de Caldas. Pesquisadores das duas cidades e de outras localidades vão conversar com o público sobre temas universais como Astrofísica, Inteligência Artificial, Educação, Saúde, Evolução, Origem e Destino da Vida, Mudanças Climáticas, Energia Nuclear, História da Humanidade e do Universo, como também sobre temas locais como a História Geológica de Poços e o Direito à Cidade e às Águas. Saiba mais

PESQUISADORES QUE PARTICIPARÃO DO 1º CIÊNCIA NO BOTECO

Prof. Antônio Marcos Alberti

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto Nacional de Telecomunicações. O professor trabalha em pesquisas para a proposta de uma nova Internet no Projeto Nova Genesis.

Prof. Arthur Miranda Neto

Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É atualmente coordenador do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) que pesquisa as inovações no transporte de cargas e pessoas, que incluem os veículos autônomos e inteligentes. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Veículos e Cidades Inteligentes como vetores para uma Mobilidade Sustentável. Realizou Pós-doutorado (2012) em Veículos Autônomos / Inteligentes na França. Doutor em Tecnologia da Informação e Sistemas pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, França, e em Engenharia Mecânica pela UNICAMP.

Prof. Hélio Lemes Costa Jr

Professor, pesquisador, escritor e palestrante nas áreas de inovação e tecnologia, com atuação em gestão de tecnologia nos setores público e privado. É professor da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, coordenador do mestrado em Administração Pública, pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e leciona na Escola Nacional de Administração Pública. Nerd e membro do ecossistema local de inovação de Varginha e região. Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. Semifinalista no concurso de divulgação científica FameLab 2018.

Com informações: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, campus Varginha, participante do evento