Roda de Conversa: "Desafios da Vida Universitária"

Versão para impressãoEnviar por email
Dia 10/05, das 11h30 às 12h45, na sala V-203

O projeto de extensão "Intervalo" promoverá na quinta-feira, 10/05, uma Roda de Conversa com a mediação da professora Cláudia Gomes do Instituto de Ciências Humanas e Letras. O tema será "Desafios da Vida Universitária".

"O ingresso na universidade representa o início de uma fase cheia de novas experiências, oportunidade em que os estudantes vivenciarão situações novas nas dimensões pessoais, acadêmicas, familiares e sociais", explica a pedagoda Michelle Silva Toti, da Pró-Reitoria de Graduação e coordenadora do projeto. Conforme Michelle, os desafios de morar numa república, de lidar com a quantidade de conteúdos a serem aprendidos, de fazer novas amizades, a saudade da família, o excesso de controle para os que permanecem em casa, as expectativas pessoais e familiares, são situações para as quais nem sempre se tem respostas ou estratégias.

Pensando nisso, a atividade foi proposta com o objetivo de permitir o compartilhamento de experiências, de dúvidas e de expectativas, propiciando a identificação entre os estudantes, bem como possibilitar o acolhimento no ambiente universitário. 

Serão ofertadas 50 vagas, com prioridade para os alunos do 1º ano. Acesse aqui para fazer a inscrição!

Data e horário: 10/05/2018, das 11h30 às 12h45
Local: Prédio V, sala 203

SOBRE O PROJETO INTERVALO

Objetiva constituir-se como um espaço que oportunize aos discentes discutirem e terem apoio em suas vivências e desafios como alunos do ensino superior na UNIFAL-MG, promovendo o bem-estar dos estudantes e seu desenvolvimento acadêmico por meio de ações como: rodas de conversa, oficinas, palestras, entre outras. Considerando ainda, o papel fundamental da Instituição em garantir condições de aprendizagem para todos, propondo e implementando ações que favoreçam o sucesso acadêmico dos seus alunos, as ações do projeto visam contemplar fatores contextuais, pessoais, relacionais e acadêmicos vivenciados pelos alunos de graduação e apontados pelas pesquisas sobre o aluno universitário como determinantes para a decisão de permanência no curso, para o desempenho acadêmico e para o desenvolvimento psicossocial dos estudantes universitários. 

As ações são sempre oferecidas no intervalo de almoço (das 11h30 às 12h45) ou no intervalo entre as aulas diurnas e noturnas (17h30 às 18h45). Pretendemos, dessa forma, contemplar os alunos de todos os cursos.

Com informações: Michelle Silva Toti, pedagoga da Pró-Reitoria de Graduação e coordenadora do projeto de Extensão Intervalo