Segurança Pública em Alfenas ganha forças em debate promovido pela UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Universidade reuniu representantes de órgãos de segurança do município para discutir soluções

O tema “Segurança Pública e Universidade” ganhou espaço em um debate promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG na última segunda-feira, 07/10/2013, no auditório Dr. João Leão de Faria.

Levantar problemas sobre a segurança em Alfenas e na UNIFAL-MG, discutir soluções e relatar experiências e projetos que possam ser utilizados para a melhoria da segurança pública na cidade foram alguns dos objetivos do evento.

Entre os convidados, estiveram presentes: o reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; o delegado da Polícia Civil de Alfenas, Dr. Celso Ávila Prado; o tenente da Polícia Militar, tenente André Cazelato Calais; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas – CONSEPA, Sr. Osmar da Silva Bastos; o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Alfenas, Sr. Vander Cherri Marcolino; a representante da Diretoria, Assessoria e Supervisão da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas, Sra. Márcia Maria da Silva Bem; o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Ramos do Prado e o representante do Diretório Central de Estudantes da Universidade, o acadêmico Antonio Augusto Garcia Veríssimo.

O debate teve início com a apresentação cultural do Trio de Cordas do Projeto de Extensão "Camerata Theophilus", seguida pela explanação das autoridades que aproveitaram para ressaltar a importância do tema e parabenizar a UNIFAL-MG pela proposta.

Abrindo o momento, o reitor, Prof. Paulo Márcio, agradeceu a Pró-Reitoria de Extensão por organizar um encontro sobre o assunto, ideia que partiu da própria Administração. O professor explicou que o tema foi recentemente levantado por um dos membros do corpo docente que manifestou preocupação com a questão da segurança na Instituição. “Eu entendo que o tema não está restrito à Universidade, é uma preocupação relevante e o papel da Universidade em levantar essa questão, não é apenas porque é interesse dela, mas porque ela está fortemente inserida na sociedade”, afirmou.

A importância de estabelecer parcerias na busca por soluções

Segundo o Prof. Paulo Márcio, a preocupação com a segurança não é um fato novo na Universidade, que com a expansão em 2009 e o aumento de alunos, professores e servidores técnico-administrativos frequentando a Instituição também no período noturno, já havia buscado estabelecer parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, a fim de promover ações conjuntas para a melhoria da segurança no entorno da UNIFAL-MG.

O reitor também anunciou algumas medidas voltadas para a segurança, que estão sendo discutidas pela Administração, como a instalação de pontos de holofotes no exterior de alguns prédios para melhorar a iluminação, o aumento da vigilância, sobretudo, para ajudar na segurança não apenas interna da Instituição, mas também nas proximidades das quadras esportivas e, ainda, reforçar a parceria com a Prefeitura para que seja efetivado um projeto de instalação de câmeras de monitoramento nas imediações da Universidade.

Na sequência, o delegado Dr. Celso Ávila cumprimentou a UNIFAL-MG, na pessoa do Prof. Paulo Márcio, pela realização do debate e também refletiu sobre a necessidade de estabelecer parcerias para discutir soluções para problemas de segurança pública. “Eu gostaria de parabenizar pela iniciativa, pois é através do diálogo e de constante parceria, que nós vamos buscar soluções para os problemas. Uma metodologia já aplicada para a segurança pública é a Integração e Gestão de Segurança Pública – IGESP, que justamente reflete isso que nós estamos praticando hoje: compartilhar responsabilidades na busca da solução de problemas, cada qual dentro da sua atribuição, procurando fazer aquilo que lhe compete”, enfatizou.

O presidente do Conselho de Segurança Pública de Alfenas, Sr. Osmar Bastos, aproveitou para falar sobre a atuação do Conselho, que quando foi criado em 1999, tinha por objetivo dar suporte logístico às forças de segurança do município, e hoje, também debate questões sociais e ações preventivas, encaminhando as manifestações da população aos órgãos competentes.

Representando a Polícia Militar, o tenente André Cazelato apresentou a estrutura do serviço prestado pela PM, que trabalha tanto com a preservação e restauração da ordem pública quanto com a prevenção, por meio de programas comunitários. O tenente afirmou que atualmente, a Polícia Militar conta com informações estratégicas de segurança pública, utilizando geoprocessamento para mapear as áreas de maior incidência de crimes na cidade. Estabelecer parcerias com instituições de Alfenas também foi apontado pelo policial como um fator de fundamental importância na busca por soluções.

Posicionando-se a favor de uma política de segurança mais concreta para Alfenas, o estudante Antonio Augusto, representante do DCE, pontuou sobre o tema do debate, defendendo que os problemas envolvendo a segurança pública passam pela questão da estrutura social e afetam não apenas a Universidade, como Alfenas e o país. Antonio falou da necessidade dos movimentos estudantis melhorarem o relacionamento com a Polícia Militar e da UNIFAL-MG promover mais discussões abordando a questão das drogas.

Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sr. Vander Cherri, a ciência deve ser utilizada a favor da segurança pública, por isso, sugeriu na oportunidade, que as universidades UNIFAL-MG e Unifenas, também contribuam para o desenvolvimento de um plano socioeducativo que está sendo criado pela Secretaria. Sr. Vander destacou ainda, a atuação da Secretaria na vigilância e monitoramento municipal e os projetos que estão sendo implantados para a melhoria da segurança.

Enfatizando a prevenção, a Sra. Márcia Bem deixou claro que acredita na mudança de comportamento do ser humano e apresentou algumas alternativas que já vêm sendo praticadas pela Diretoria, Assessoria e Supervisão da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas. As ações contam com a participação da comunidade e com o apoio de parceiros, como a própria UNIFAL-MG, que contribuiu para a realização de uma atividade integradora responsável por promover orientações sobre saúde e cidadania nos bairros em vulnerabilidade social de Alfenas.

O diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Prado, relembrou que tal como está estabelecido no caput do Art. 144 da Constituição, a segurança pública é dever do Estado e um direito e uma responsabilidade de todos. O professor argumentou que todos têm a sua parcela de responsabilidade e devem se engajar na luta para propor soluções ao problema. Prof. Rogério também afirmou que as universidades possuem um papel muito importante nesse processo e precisam mobilizar as comunidades acadêmicas para pensarem de forma estratégica, com o intuito de sinalizar medidas para melhorar as condições de segurança do município.

Após as apresentações, o público presente interagiu com os convidados abordando questões referentes à contribuição do sistema de monitoramento urbano por vídeo para a segurança de alunos e comunidade; de que forma as universidades federais estão se posicionando em relação ao problema das drogas; o consumo de drogas relacionado ao elevado nível de violência em Alfenas, entre outras.

Marcaram presença no debate, o diretor geral do presídio de Alfenas, Dr. Helisandro César Sales; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana; a pró-reitora de Administração e Finanças, Sra. Vera Lúcia de Carvalho Rosa; a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sr. Julio Cesar Barbosa e a pró-reitora adjunta de Administração e Finanças, Sra. Helena Maria dos Santos Couto.

Mais debates à vista

De acordo com o coordenador de Eventos, Cursos e Prestação de Serviços da Pró-Reitoria de Extensão, o produtor cultural e jornalista Ivanei Salgado, este foi apenas o primeiro debate entre uma série de outros sobre problemas essenciais da sociedade, que serão promovidos pela Extensão. Quem não pôde comparecer nesta edição, pode se preparar para participar dos próximos, pois a PROEX planeja propor outros encontros, inclusive, para voltar a discutir sobre a segurança pública.

Aguarde divulgação!

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG