Semana da Química em paralelo com ano internacional da Química

A V Semana da Química (de 03 à 06 de maio) é um evento que está incorporado ao calendário oficial do Instituto de Ciências Exatas (Icex) que acontece desde de 2009, bianualmente. Organizado por estudantes do curso de Química, com o total apoio da direção e do corpo docente.
O evento é constituído por cursos, palestras e outras atividades, não se restringindo aos alunos do curso de Química (licenciatura e bacharelado) mas, também contando com a ampla participação de alunos de outros cursos da UNIFAL-MG.

Esta edição da Semana da Química da UNIFAL-MG marca a comemoração do Ano Internacional da Química, uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). O evento de abertura contou com a presença do Reitor da Instituição, Paulo Márcio de Faria, da Coordenadora da semana, Marisi Gomes Soares e também do Pró-Reitor de pesquisa e Pós-graduação, Antônio Carlos Doriguetto.
A conferência de abertura foi proferida pelo norueguês, naturalizado brasileiro, Per Christian Braathen, que explicou sobre sua tese de doutorado. Graduado em química e com mestrado na área, optou por um doutorado nos EUA na área de educação, por observar as dificuldades dos alunos em compreender as disciplinas de química, além do alto índice de reprovação em algumas disciplinas.
O estudo de Braathen procurou entender a situação de reprovação que era observada durante o tempo em que lecionava as disciplinas na área de química. O pesquisador afirmou que possuímos dois tipos de aprendizagem, mecânica e significativa. Na mecânica, a chamada “decoreba”, o indivíduo memoriza, sem entender de fato o que significa. Na significativa, o indivíduo baseado em acontecimentos anteriores, consegue traçar tangentes no raciocínio que possibilitam de fato o entendimento de determinado fato. “O cérebro do ser humano é diferente de um balde, isto é, o balde quanto mais cheio, menos cabe. O cérebro é diferente, quanto mais cheio maior é a possibilidade de aumentar os conhecimentos e traças paralelos que facilitem o entendimento de algo”, completou Per Christian.
A V Semana da Química continua hoje com palestras, mini-cursos e mesa redonda que  integram a programação que segue até sexta-feira, e que permitirá aos participantes a discussão de temas atuais, e a troca de experiências com renomados profissionais atuantes no mercado.