Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Para incentivar a prática de ações em prol da musicalização nas escolas, o projeto de extensão “Madrigal na Escola Rural” promoverá no sábado, 27/06, no auditório Dr. João Leão de Faria, na sede da Universidade, o seminário “Educadores Musicais – Primeira Geração”.
Aberto às comunidades interna e externa, sobretudo, para a participação de pais, professores e diretores das escolas municipais de Alfenas e região, o evento constitui uma das atividades previstas no projeto para compartilhamento dos conhecimentos adquiridos pelos madrigalistas ao longo de sua preparação no desenvolvimento de ações nas escolas participantes. “As atividades de musicalização nas escolas são desenvolvidas à luz das teorias e experiências dos Educadores da Primeira Geração. Divulgar essas teorias, bem como compartilhar essas experiências, faz parte de um dos objetivos do projeto que é fomentar a musicalização infantil, por meio de multiplicadores", explica a coordenadora do projeto, Maria de Los Angeles de Castro Ballesteros.
Conforme a coordenadora, a realização do seminário possibilitará divulgar as teorias e as práticas dos Educadores Musicais da Primeira Geração; oportunizar a troca de experiências entre professores e pais de alunos das escolas participantes; compartilhar conhecimentos com educadores musicais locais e, também, fomentar a participação de professores das mais diversas áreas em atividades de musicalização.
O seminário ocorrerá das 9 às 13h.
As inscrições podem ser feitas pelo sistema de Controle de Ações de Extensão: https://www.unifal-mg.edu.br/caex.
Sobre o projeto "Madrigal na Escola Rural"
O “Madrigal na Escola Rural” tem por objetivo buscar o aprimoramento da percepção musical e o desenvolvimento cultural e artístico dos alunos das escolas participantes, com idades entre 6 e 14 anos.
Com apoio financeiro do edital MEC/SESu Proext 2014, os integrantes desenvolvem oficinas e práticas musicais, realizadas durante o horário das aulas, em encontros semanais, despertando nas crianças o gosto pelo fazer Música, além de apresentarem uma diversidade de gêneros musicais, com os quais os alunos, raramente, têm contato.
Para a execução das peças selecionadas, os alunos utilizam a percussão corporal e o canto, visto a condição econômica das famílias envolvidas não possibilitar a utilização de instrumentos musicais. Ao final de cada semestre, os alunos realizam um Concerto, apresentado à comunidade escolar (Direção, professores, pais e familiares) como forma de incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado, com o apoio e a participação do Madrigal Renascentista UNIFAL-MG.