Servidores da UNIFAL-MG participam de Fórum sobre processos seletivos

Comissões de verificação também foram tema do 19º FORCOPS realizado na Fundação CEFETMINAS

Os servidores da COPEVE, Julio Cesar Barbosa e Roséliz Sales Danziger, e o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Natalino Neves da Silva, que também é membro da Comissão de Verificação de Autodeclaração de Candidatos Cotistas Raciais da UNIFAL-MG, participaram do 19º Fórum das Comissões de Processos Seletivos das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (FORCOPS), realizado nos dias 24 e 25/05, na Fundação CEFETMINAS, em Belo Horizonte/MG.

O Fórum ocorre desde 1999 e se constitui como uma importante esfera de troca de experiências entre diferentes universidades e institutos federais, que buscam melhores práticas para conduzirem os concursos públicos e processos seletivos.

Conforme a programação, houve relatos e trocas de experiências sobre critérios de composição de bancas de elaboração de provas e o uso do nome social.

O Fórum contou com uma palestra da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, proferida por Helder Magno da Silva, acerca do entendimento da necessidade/obrigatoriedade de composição das Bancas de Verificação de Candidatos Cotistas Raciais em processos seletivos. O procurador destacou a importância da Lei de Cotas, sobretudo raciais, seus destinatários e objetivos da lei, além de criticar a falácia da meritocracia. Posteriormente, ressaltou que as bancas de heteroidentificação são de suma importância para evitar fraudes e garantir que os destinatários e objetivos da lei sejam devidamente atendidos.

Outra palestra foi ministrada pela professora do CEFET-MG, Silvani Valentim, também coordenadora da Coordenadoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID) e presidente da banca de verificação de candidatos cotistas raciais do CEFET/MG, cujo tema foi: “Desafios das Comissões de Verificação: Experiências em Processos Seletivos e com Concursos Públicos na Rede Federal de Ensino”.

O evento contou ainda com a participação de estudiosos sobre o tema, como o Prof. Natalino, da UNIFAL-MG, e o pesquisador Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que discutiram com os presentes sobre a implantação e efetividade da política de ações afirmativas nas universidades e institutos federais de ensino.

De acordo com o presidente da COPEVE da UNIFAL-MG, o evento foi muito produtivo e enriquecedor. Julio destacou que, "embora haja muitos desafios, a UNIFAL-MG está no caminho certo, figurando inclusive entre as que avançaram na temática, sendo considerada pelos colegas presentes no evento, em certa medida, referência, pois, além da constituição das comissões de verificação, já adota práticas como filmagem das entrevistas, o formulário sobre os procedimentos adotados e a capacitação dos membros destas comissões sobre o assunto", o que a seu ver, garante mais equidade e justiça ao nivelar os procedimentos de heteroidentificação complementar às autodeclarações, realizados pelas diferentes composições das comissões da Universidade.

Informações: Julio Cesar Barbosa, presidente da COPEVE da UNIFAL-MG
Fotos: Júlio Sardinha, CEFET-MG