Servidores refletem sobre carreira e importância do trabalho na UNIFAL-MG

Solenidade de abertura das comemorações pelo Dia do Servidor Público reuniu comunidade

Desde a última terça-feira (23/10), os servidores da UNIFAL-MG, ativos e aposentados, seus familiares e os trabalhadores terceirizados da Instituição estão participando de diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, como esportes, oficinas de artes e minicursos. Como forma de homenagem, foi realizada uma solenidade de abertura às ações na tarde de quarta-feira (24/10), com a presença dos gestores, organizadores e servidores da Universidade.

Na oportunidade, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, além de afirmar sua alegria em estar presente nas comemorações e defender a ideia da construção de uma UNIFAL-MG que seja espaço não só de desenvolvimento das nossas potencialidades e trabalho, mas também lugar de alegria, realização humana e essencial para cada um de nós, realizou um breve retrospecto do que é o sentido de ser servidor público e a importância da estabilidade. “A ideia de estabilidade data do século 18 quando ao inventarem a democracia, as pessoas, legisladores e pensadores, perceberam que era preciso um mecanismo que garantisse a estabilidade e independência do servidor público, senão o próprio Estado seria corroído por dentro, potencializando a violência das relações políticas”, explicou.

Na sequência, o Prof. Sandro destacou que a estabilidade do servidor público garante a autonomia e manutenção da lisura e da realidade do Estado: “estabilidade e independência são essenciais para a preservação do estado democrático, pois democracia não é apenas o fato de ter ou não ter eleições. Democracia é a construção que nós fazemos no nosso dia a dia, que implica não apenas na legalidade dos nossos atos, mas se relaciona com os valores com os quais nós nos comprometemos, valores constitucionais e humanos. Esses são fundamentais e potencializados, justamente, no setor público, porque nós temos essa independência e autonomia”.

Há pouco mais de 6 meses na gestão da UNIFAL-MG, o reitor lembrou dos desafios mas também do comprometimento dos servidores, uma vez que a Instituição possui a menor relação de TAEs e docentes, o que significa uma sobrecarga de trabalho especial e de responsabilidade sobre os colegas técnicos. “O que eu tenho visto são colegas comprometidos com a Instituição e mais do que isso, comprometidos com a finalidade da universidade pública”, disse, enfatizando a necessidade do ensino gratuito com dados da Andifes que revelam que quase 70% dos estudantes das IFES vem de famílias de até 1.5 salário mínimo per capita.

A pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, lembrou a dificuldade que a sociedade brasileira tem de enxergar os servidores públicos enquanto profissionais de qualidade a seu serviço: “O nosso papel de servidor compõe o papel da nossa universidade pública enquanto compromisso social também. E a nossa universidade não só precisa mostrar o que faz, mas fazer em prol dessa nossa sociedade de tal forma que ela consiga entender a importância de uma universidade pública e gratuita, que faz pesquisa, ensina e presta serviços que atendem a boa parte da população”.

Já o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Wellington Ferreira Lima, reforçou sua convicção de que saúde, educação e segurança são papéis do Estado: “é justo que a gente pare um momento do nosso cotidiano para refletir sobre esse trabalho que realizamos e sobre o valor que cada um aqui tem para o oferecimento de um serviço de excelência para as pessoas”.

Por fim, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Juliana Guedes Martins, contou que a equipe organizadora das atividades em comemoração ao dia do Servidor Público buscou montar uma programação especial para 2018. “Nós conduzimos uma Instituição centenária e isso é possível devido ao legado de outros servidores que já passaram por aqui e realizaram seu trabalho com muita responsabilidade. Nós temos o compromisso de levar esse legado adiante, pois, quantas vidas já foram transformadas pela nossa universidade? Ela é luz na região, assim como todas as instituições de ensino são. Então, nós trouxemos esse olhar de gerações e atividades que contemplam desde crianças até servidores aposentados”, finalizou.

Após os pronunciamentos, o pró-reitor de Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-membro da Fasubra e também um dos elaboradores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação (PCCTAE), Agnaldo Fernandes, proferiu a palestra “A Carreira do Servidor Técnico-Administrativo em Educação - Perspectivas”. Em seguida, os presentes participaram do coffee break de integração.

Estiveram presentes compondo a mesa, além do reitor e pró-reitores citados acima, o chefe do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho - CIAST e representando a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, Dr. Denis Magalhães e o TAE e presidente da ACELL e do SINTUNIFAL, Nilson Pereira Gomes.

Confira a programação dos próximos dias aqui.