Servidoras TAEs concluem mestrado na UNIFAL-MG

Roberta, Ira e Nilda receberam o certificado na Reitoria

As servidoras técnicas-administrativas Roberta Garcia Gomes, Ira de Lizandra Gonçalves e Nilda Aparecida de Carvalho Gonçalves, receberam em maio, das mãos do vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, no Gabinete da Reitoria, o certificado de conclusão de mestrado em programas de pós-graduação da UNIFAL-MG.

Roberta, que atua como enfermeira hospitalar e auxilia nas atividades de Supervisão de Estágio em Terapia Intensiva do curso de Enfermagem e nas aulas práticas de Laboratório de Habilidades II e III do curso de Medicina, concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, na linha de Pesquisa e Gestão em Serviços de Saúde. Sob orientação da Profa. Zélia Marilda Rodrigues Resck e co-orientação da Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava, ela defendeu a dissertação “Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação”.

A pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da simulação de avaliação clínica de pacientes críticos para a construção de competências, por acadêmicos de enfermagem. “Percebíamos entre os estudantes, sentimentos distintos com a utilização dessa metodologia, o que nos motivou a buscar na literatura nacional e internacional por estudos que respondessem a seguinte questão: a simulação clínica influencia na prática de enfermagem?”, contou a enfermeira hospitalar que atua desde 2014 na UNIFAL-MG e também é egressa da Instituição.

De acordo com Roberta, a lacuna do conhecimento sobre análises dos efeitos desta metodologia à prática profissional ou às aulas práticas em situação real, deu origem à sua pesquisa, que foi desenvolvida em cenário simulado e real. “Descobrimos o quanto é importante a mediação qualificada, onde nenhuma tecnologia supera a interação humana. A simulação clínica contribui para a formação, mas o desenvolvimento das competências só é possível na prática clínica”, explicou. Para ela, o estudo também trouxe “uma reflexão sobre os níveis distintos de desenvolvimento que cada acadêmico se encontra e como os docentes devem potencializar a Zona de Desenvolvimento Proximal desses acadêmicos através de uma mediação qualificada”.

Já Ira, chefe da Divisão de Expedição e Registro de Diploma do DRGCA, e Nilda, secretária do Instituto de Ciências Biomédicas, realizaram o Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP. A primeira, com orientação da Profa. Luísa Pimenta Terra, defendeu a dissertação intitulada “Taxa de evasão e impacto financeiro na realidade da UNIFAL-MG”, que mostrou o levantamento dos índices da Universidade e o comparou com aqueles divulgados por institutos especializados.

De acordo com Ira, os índices encontrados na UNIFAL-MG são elevados e apresentam grande disparidade entre as áreas de conhecimento. “Foi proposto como intervenção a criação de uma Comissão de Promoção da Permanência Discente, composta por estudiosos do tema dentro da Instituição, que pode analisar os problemas dos cursos de acordo com suas especificidades”, revela.

Em exercício no DRGCA há 10 anos, a ideia de pesquisar o tema da evasão dos estudantes surgiu da necessidade de insumo para as tomadas de decisões dos gestores. “A tarefa de cumprir mais essa etapa da minha formação profissional, e, ao mesmo tempo, poder contribuir com a Instituição apresentando informações encontradas com as pesquisas foi árdua, mas satisfatória com a conclusão do trabalho”, completa Ira.

Sob orientação dos professores Hélio Lemes Costa Júnior e Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, Nilda realizou um estudo sobre “A percepção dos servidores da Universidade Federal de Alfenas sobre o programa de avaliação de desempenho”.

Para a pesquisa de mestrado, foram usados os dados obtidos através de 371 questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos e docentes, ocupantes de cargos de chefia, que participaram do processo de avaliação em 2016. Vale mencionar que, de acordo com a legislação, os objetivos da avaliação de desempenho consistem em promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos e subsidiar a política de gestão de pessoas das instituições.

“Acredito que os resultados da pesquisa podem gerar benefícios à UNIFAL-MG por meio da identificação da percepção dos servidores técnico-administrativos e docentes sobre o processo de avaliação e suas características”, afirmou Nilda, que é servidora da Instituição desde 1994. De acordo com ela, as considerações do trabalho podem gerar subsídios para o aperfeiçoamento da prática da avaliação de desempenho, além de amparar melhorias para a gestão.