Servidores TAEs concluem mestrado na UNIFAL-MG

Marco Aurélio e Vera Lúcia receberam o certificado das mãos do vice-reitor

Os servidores Marco Aurélio Sanches, secretário do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), e Vera Lúcia Cunha de Oliveira, da Divisão de Compras da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, receberam, na quarta-feira (25/04), os certificados de conclusão de mestrado, que foram entregues pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, no Gabinete da Reitoria, na companhia dos professores Paulo Márcio de Faria e Silva e Romeu Adriano da Silva.

Sob orientação do Prof. Claudio Vilela Rodrigues, Marco Aurélio concluiu o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), defendendo o Trabalho Final “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG - campus Sede: Um Estudo de Caso”. O objetivo do trabalho foi verificar as ações do PQVT - Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do servidor, seus resultados e o que se pode esperar dele em relação às faltas por doença que afetam tanto os docentes quanto os técnicos-administrativos em educação. Para isso, além de entrevistas com alguns gestores e um levantamento junto ao Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS), para identificar as principais doenças que afetaram os servidores durante o período da pesquisa e o total de dias que eles precisaram ficar afastados de suas atividades na instituição, foram aplicados dois modelos de questionários: um para os servidores que já participam das ações/projetos do programa e outro voltado para os servidores que não participam de nenhuma ação.

De acordo com Marco, a pesquisa possibilitou constatar a significância do PQVT na UNIFAL-MG: “O estudo da QVT precisa ser voltado de modo a garantir e sugerir melhorias de ordem prática e contínuas para os servidores e que também gerem resultados satisfatórios, tanto para a instituição, quanto para os servidores”. Além disso, “os questionários revelaram os motivos que geram maior insatisfação entre os servidores no campus sede, são eles: oportunidades de lazer dentro da Instituição, o stress pessoal, o tempo de lazer com a família e os amigos, o volume de trabalho e prazos a serem cumpridos e a falta de espaços estruturais para áreas de convivência”, acrescenta.

Marco Aurélio é servidor na Universidade há 10 anos e afirma sentir orgulho da carreira que escolheu e em fazer parte da Instituição, que lhe possibilitou dar mais um passo em sua qualificação profissional. “Fiz parte do Consuni quando o PROQUALITAE foi aprovado em 2013 e, por isso, fiquei muito feliz em ter os professores Paulo Márcio e Alessandro ao meu lado na entrega do diploma, pois sempre foram ferrenhos defensores da qualificação dos TAEs”. E com gratidão, finaliza: “O programa de qualificação auxilia muito e nos resguarda ao conciliar trabalho e estudo. Não posso de maneira alguma deixar de agradecer ainda ao Dr. Denis Magalhães e a Aparecida Azola, sensacionais amigos e colaboradores especiais da pesquisa”.

Já Vera concluiu o mestrado pelo Programa Ecologia e Tecnologia Ambiental, na área de concentração Diversidade Biológica e Conservação, com a defesa da dissertação: “Influência do ruído ambiente em canções de um pássaro Oscine e um Suboscine da mesma população”. Com a orientação do Prof. Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, o trabalho investigou a interferência do ruído ambiental na vocalização (canto) de duas espécies de pássaros amplamente encontrados em ambiente urbano: a corruíra e o bem-te-vi. “Mesmo já tendo concluído o mestrado há um bom tempo, em meados de 2014, a satisfação pela realização da pesquisa e qualificação profissional é enorme! Sinto-me sempre muito agradecida a todos que de uma forma ou outra contribuíram para que essa grande vitória fosse possível.”, contou.