Servidores TAEs concluem mestrado na UNIFAL-MG

Alex Barbosa e Marinalva Mendes receberam o certificado das mãos do reitor

Os servidores da Sede, Alex Trindade Barbosa, arquivista lotado na Seção de Protocolo, e Marinalva Domingues Mendes, chefe do Setor de Contratos, receberam, respectivamente, nos dias 19/02 e 27/02, os certificados de conclusão de mestrado, que foram entregues pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, no Gabinete da Reitoria.

Sob orientação do Prof. Marcelo Lacerda Rezende e coorientação do Prof. Eric Batista Ferreira, Alex concluiu o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, defendendo a dissertação intitulada “Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Alfenas”. O objetivo do trabalho foi avaliar a efetividade do programa (PNAES), a fim de descobrir se o PNAES foi um sucesso ou fracasso na UNIFAL-MG, no período de 2014 a 2016. Para isso, foram elaborados os índices de evasão e de reprovação relativa, que comparam a proporção de evasão e reprovação entre alunos não assistidos e assistidos pelo programa. De acordo com Alex, também foi utilizada a técnica de análise de correspondência múltipla para analisar outras variáveis possivelmente associadas à permanência de alunos na UNIFAL-MG, além das ações de assistência estudantil, como o estágio não obrigatório e as atividades de pesquisa, monitoria e extensão.

Filho de caminhoneiro e de uma dona de casa, o técnico-administrativo, contou que foi um aluno carente e que somente foi possível iniciar sua graduação na Universidade de Brasília devido ao auxílio de uma política de permanência. “Sou a prova de que as políticas de permanência possibilitam a mobilidade social, pois, além da conclusão da graduação e do mestrado em universidades públicas, sou atualmente servidor público.”, afirmou Alex, que fez questão de compartilhar o resultado da pesquisa que lhe concedeu o título de mestre:

“Foi possível observar que o PNAES foi efetivo no aspecto da evasão em todos os cursos, uma vez que nos semestres avaliados os alunos assistidos evadiram em proporção igual ou menor que os alunos não assistidos. Com relação à reprovação, o PNAES foi efetivo em 64% dos cursos analisados no 1º semestre de 2014 e em 66% dos cursos analisados no 2º semestre.”, disse.

Já Marinalva, concluiu o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), defendendo o Trabalho de Conclusão Final sobre o tema “Ferramenta de Gestão de Riscos Aplicada à Terceirização de Mão de Obra na Administração Pública”.

Orientada pela Profa. Maria Aparecida Curi e com coorientação do Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, a acadêmica buscou, por meio do estudo, contribuir para o conhecimento sobre a utilização de mão de obra terceirizada no setor público, bem como os riscos envolvidos nesta prática, especificamente na UNIFAL-MG

Segundo Marinalva, a partir da reestruturação e expansão universitária, foram coletados os dados para a pesquisa. “Constatamos um aumento da mão de obra terceirizada em função do crescimento da universidade. Em seguida, identificamos, por meio de registros institucionais, os principais riscos da terceirização de mão de obra aos quais a universidade está exposta e sugerimos uma ferramenta para mapeamento desses riscos, elaborado com base nas principais metodologias para gerenciamento de riscos na administração pública.”, afirmou.

Para a servidora que atua há 10 anos no setor de contratos, a conclusão do mestrado é a realização de um sonho.  “Sempre busquei o caminho do aprendizado, realizando cursos, uma especialização e agora o mestrado. Nada seria possível sem o apoio da instituição, colegas de trabalho, família e amigos, que sempre me apoiaram, respeitando as ausências nos momentos de dedicação à pesquisa.”, concluiu com gratidão.