II Simpósio Soja e I Simpósio Leite

A solenidade de abertura do “II Simpósio Soja e I Simpósio Leite”, realizado pelo Grupo PET do curso de nutrição, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), aconteceu no Auditório Dr. João Leão de Faria com a presença do reitor Paulo Márcio de Faria, da pró-reitora de extensão, Maria de Fátima Sant'anna, gestora dos Grupos PET Daniela Barroso de Oliveira, co-tutora do PET Nutrição Eliane Garcia Rezende,tutora do PET nutrição e coordenadora do evento Valéria Cristina Ribeiro Vieira e da acadêmica bolsista do PET Nutrição e membro da Comissão Organizadora Fernanda Lima Ortiz de Freitas, todos da  UNIFAL-MG

O reitor da UNIFAL-MG falou sobre a importância dos Grupos PETs na Instituição, lembrou que
a UNIFAL possui 5 desses Grupos, e que foram aprovados recentemente mais 3 além de 2 Programas de Conexões de Saberes.

Segundo a coordenadora do evento, Valéria Cristina Ribeiro Vieira, a realização do II simpósio da soja e I simpósio do leite foi estimulado pelo grande sucesso do I simpósio da soja, realizado pelo grupo PET Nutrição em parceria com o Projeto Guisado da Unifal-MG, em novembro de 2008. De acordo com Valéria, o primeiro simpósio acabou sem esgotar as discussões. Ao contrário, deixou muita polêmica e controversas que demandou a organização de outro evento para tentar responder a todos os questionamentos.

A palestra de abertura do evento "Leite: um alimento (ou não...) polêmico", ministrada pelo
professor Luciano Bruno de C. Silva, cuidou das verdades e mitos sobre o leite, apresentou ainda alguns benefícios e malefícios que o produto pode trazer para a saúde. Segundo o palestrante, 80% da população africana sofre de intolerância à lactose.

Após a palestra iniciou-se as apresentações para a mesa-redonda a professora Cristina Garcia Lopes, do curso de nutirição da Unifal-MG e de Ronald Soubihe, do Programa Saúde da Família de Poços de Caldas-MG, que argumentaram através da palestra “Está servido?”
1- Sim! Aspectos nutricionais, hedônicos e afetivo-culturais, em defesa do consumo do leite.
2- Não! Aspectos evolutivos e sanitários como argumentos para o não consumo de leite por humanos
A mediação foi feita pelos professores Luciano Bruno - Unifal-MG e Gustavo Augusto de Andrade, do Instituto Federal Sul Minas - campus Machado.