Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 30 de Janeiro de 2015 – Ano IV – Nº 109

Pesquisadores avaliam ação antimicrobiana de planta da Serra da Mantiqueira

Professores da UNIFAL-MG colaboraram com estudo realizado pela Federal de São Paulo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou nesta quarta-feira, 29/01, reportagem sobre uma planta encontrada na região da Serra da Mantiqueira, que tem propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antiparasitária. A matéria "Planta da Serra da Mantiqueira tem composto com ação anti-inflamatória", assinada por Elton Alisson, destaca a colaboração dos pesquisadores do Instituto de Química da UNIFAL-MG, professores Antonio Carlos Doriguetto e Marisi Gomes Soares, que ajudaram a avaliar a ação microbiana do composto bioativo estudado por um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com a pesquisa realizada pelos professores da Universidade, a substância apresenta forte atividade antifúngica contra as leveduras patogênicas e pode ser considerada como um protótipo pela indústria farmacêutica para o desenvolvimento de agentes antifúngicos mais eficazes.

Leia na íntegra reportagem divulgada pela Agência FAPESP

Universidade que não para de crescer

UNIFAL-MG empossou 265 novos servidores nos últimos três anos

Buscando atender à demanda crescente de alunos da Instituição, a UNIFAL-MG conquistou nos últimos três anos, um significativo número de vagas para servidores docentes e técnico-administrativos. De 2012 a 2014, foram empossados 265 novos profissionais, sendo 148 professores e 117 técnico-administrativos.

Para marcar o ingresso dos novos servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Setor de Admissão e Contratos, representado pelos servidores Kelly Cristina da Cruz Lopes e Daniel Barbosa Bruno, promoveu em 2014, mais de 20 cerimônias de posse, entre coletivas e individuais.

Durante as solenidades, os recém-chegados tiveram a chance de conversar pessoalmente com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, ou com a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, que ao dar as boas-vindas aos novos servidores, apresentaram a Instituição, manifestando satisfação pela chegada dos profissionais para reforçar o quadro de servidores. “A gente aposta muito na chegada de vocês e espero cada vez mais a melhoria da qualidade dos nossos serviços”, ressaltou o reitor em uma das cerimônias.

Nas oportunidades, os profissionais - médicos, técnicos em laboratório, pedagogos, fisioterapeuta,  técnico em audiovisual, assistentes em administração, enfermeiros, economista, analista de TI, entre outros -, falaram sobre suas expectativas ao passar a fazer parte da Universidade, mostrando-se comprometidos em contribuir de forma positiva para a consolidação institucional.

Em 2015, o quadro de servidores passará por mais ampliações, iniciando, inclusive, com a posse da técnico-administrativa, Caroline Clea Pereira, realizada na manhã desta sexta-feira, 30/01.

Demonstrando alegria por integrar a equipe da UNIFAL-MG, Caroline conta como foi conferir o resultado do concurso. “Quando prestei o concurso, achei a prova muito difícil, mas fiquei surpresa e muito feliz quando vi a minha classificação, pois me deu esperança de um dia ser chamada”, comenta. A recém-chegada, que já traz na bagagem 11 anos dedicados ao serviço público, trabalhando na Prefeitura de Muzambinho-MG, afirmou estar com boas expectativas com a mudança. “Gostei muito do ambiente da UNIFAL-MG e estou com ótimas expectativas para iniciar o trabalho na Instituição”.

Confira o número de servidores empossados, dividido por ano, carreira e campus

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.