Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Fevereiro de 2015 – Ano IV – Nº 110

 

Especialista da UNIFAL-MG analisa o ‘fim dos computadores’ no mundo corporativo

Prof. Hélio Lemes ministrou palestra sobre o tema no maior evento de ciência e TI do país

 

            A oitava edição do “Campus Party Brasil”, maior evento de ciência e tecnologia do país, que acontece no Centro de Exposições São Paulo Expo, de 03 a 08/02, contou com a participação do professor Hélio Lemes Costa Junior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG – campus Varginha, nesta quinta-feira, 05/02.

            Durante o evento, o especialista em Inovação Tecnológica falou sobre o tema “Fim dos Computadores”, enfatizando que o computador perdeu sua importância diante do expressivo avanço do uso de dispositivos móveis conectados, como tablets e smartphones. “É a mesma capacidade que foi evoluindo, nos colocou outras possibilidades, aproveitamos essas oportunidades e transformamos os computadores em diversas máquinas de entretenimento, lazer, saúde, trabalho”, afirmou.

            De acordo com os números apresentados pelo Prof. Hélio na palestra e destacados pela repórter Karen Ferraz do portal “IT Forum 365” na reportagem “PCs: o fim está próximo?”, no último ano, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 25% nas vendas. A redução no mundo foi de 2,4%. Em contrapartida, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de PCs pela primeira vez em 2011, segundo números da IDC, e a expectativa é que este ano seja a vez dos tablets derrubarem os computadores para a terceira posição.

            O professor ainda destacou que a popularização dos smartphones e tablets e a utilização dos mesmos no ambiente de trabalho - fenômeno conhecido como BYOD (Bring Your Own Device) – refletem não apenas no fim dos computadores no contexto corporativo como também nas universidades, uma vez que muitos professores já abriram mão dos computadores fornecidos pela instituição e preferem usar seus próprios notebooks.

 

Saiba mais

 

I9/UNIFAL-MG realiza o primeiro depósito internacional de patente

Depósito foi realizado por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT)

 

 

            A Agência de Inovação e Empreendedorismo - I9/UNIFAL-MG realizou, em janeiro de 2015, o seu primeiro depósito internacional de pedido de Patente de tecnologia gerada na Universidade, cuja titularidade pertence à UNIFAL-MG e à FAPEMIG.

            O depósito foi realizado por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Os inventores desta tecnologia são os pesquisadores: Prof. Eduardo Costa de Figueiredo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Prof. Pedro Orival Luccas do Instituto de Química, a técnica de laboratório/química Valéria Maria Pereira Barbosa e o químico Adriano Francisco Barbosa, ambos doutorandos da UNIFAL-MG.

            O PCT é um tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma tecnologia ou invenção, simultaneamente, num certo número de países, por intermédio do depósito de um único Pedido Internacional de Patente. Este Tratado é administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e conta com 148 países signatários, dentre eles o Brasil. O seu principal objetivo é simplificar e tornar mais econômica a proteção das tecnologias quando a mesma for solicitada em diversos países. Após essa etapa, o próximo passo é escolher os países (dentre os 148), nos quais se pretende proteger a tecnologia (visando a transferência da mesma, ou o mercado econômico apropriado). Em cada um dos países escolhidos é realizado, posteriormente, um depósito de pedido de patente nacional. Deve-se ressaltar que não existe uma patente internacional e sim um depósito internacional via PCT. Esse é um passo muito importante, visando à transferência e à exploração da tecnologia em mercados internacionais.

 

 

Auditor da UNIFAL-MG integra Diretoria Executiva das Auditorias Internas do MEC

Jeferson Santos iniciou suas atividades como diretor administrativo da associação nacional

 

            Nos dias 29 e 30/01, o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, tomou posse e iniciou seus trabalhos como diretor administrativo da Associação Nacional dos Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (Associação Fonai-MEC), em Brasília.

            A nova Diretoria Executiva foi eleita para o biênio 2015/2016, durante a realização do 41º Fórum Nacional dos Integrantes das Auditorias Internas do MEC – FONAITec, que aconteceu na cidade de João Pessoa-PB, no mês de novembro de 2014.

            A escolha do auditor chefe da Instituição e seu consequente convite para integrar a chapa vencedora, se deram em decorrência do reconhecimento dos relevantes serviços prestados pelo servidor à frente da Auditoria Interna da Universidade, assim como da constante participação e intervenções durante os fóruns e cursos de formação realizados pela Associação. Outro fator que influenciou na escolha do técnico-administrativo foi o bom relacionamento que mantém com os membros das Regionais da Controladoria Geral da União, tanto em Minas Gerais como em São Paulo, e com os membros da Divisão de Ensino Superior da CGU Brasília.    

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.