Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Fevereiro de 2015 – Ano IV – Nº 111

CEAD: uma década democratizando o acesso ao Ensino Superior

Por meio da Educação a Distância, a UNIFAL-MG se faz presente em 21 cidades

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) completa no dia 17/02, dez anos de existência na UNIFAL-MG. Data que merece ser lembrada e comemorada.

Criado com a finalidade de coordenar, assessorar e prestar suporte técnico à execução das atividades na área de Educação a Distância (EaD), o CEAD tem contribuído significativamente para a democratização do acesso ao Ensino Superior Público, promovendo o conhecimento e a capacitação profissional de um número cada vez maior de pessoas.

Atualmente, o CEAD oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia e Química (Licenciatura); e também, os cursos de pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Teorias e Práticas na Educação.

Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem “Espaço Moodle”, o núcleo oferece flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, preparando o profissional para o futuro.

Por meio do CEAD, a UNIFAL-MG está presente em 21 polos de EaD, em cidades de Minas Gerais e também do Estado de São Paulo.

Para desenvolver as atividades propostas, a Coordenação conta com o apoio de uma equipe formada por professores, técnico-administrativos, colaboradores, tutores presenciais e tutores a distância, além de material didático especialmente elaborado para esta metodologia de ensino.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância, apontou aumento de mais de 50% nas matrículas desse tipo de curso no intervalo de um ano. No Brasil, são quase seis milhões de estudantes matriculados em algum curso da modalidade. Na UNIFAL-MG, são cerca de 1.400 alunos matriculados nos cursos oferecidos.

De acordo com o coordenador do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Luiz Eduardo da Silva, esse crescimento se explica com as possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de informação, que ampliam o acesso ao ensino e as oportunidades de trabalho. "O mundo está mudando. A tecnologia, as facilidades de comunicação e outros fatores como dificuldades de tempo e de locomoção das pessoas fazem com que a Educação a Distância seja uma alternativa de educação e atualização. Pensando nisso, grandes universidades no mundo têm disponibilizado os mais diversos cursos em sites como coursera, veduca, entre outros”, comenta.

Identificados pelo perfil autônomo, os alunos de EaD desenvolvem a capacidade de organização e a disciplina, habilidades que favorecem à formação de um  profissional diferenciado para o mercado de trabalho. "O perfil do aluno de EaD deve ser diferenciado. O aluno tem que ser disciplinado para organizar seus horários de estudo. Tem que ser proativo e participativo. O resultado disso tudo é que os egressos dos cursos de Educação a Distância são profissionais também diferenciados. Prontos para aprender a aprender. Aptos e autônomos o suficiente para participar, inclusive, de programas de pós-graduação”, afirma Prof. Luiz.

Confira também os destaques da semana

UNIFAL-MG seleciona professores bolsistas para o Núcleo de Línguas

UNIFAL-MG recebe cerca de 20 mil inscrições na lista de espera do Sisu

Realizada primeira defesa do Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria

Pesquisadora da Universidade participa de Congresso Internacional em Cuba

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.