Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 20 de Fevereiro de 2015 – Ano IV – Nº 112

 

Seminário de Oportunidades debate a inovação na Gestão de Recursos Hídricos

Evento foi realizado no campus Poços de Caldas, no dia 12/02

 

            Motivada pela Crise Hídrica que se estabeleceu na região Sul do Estado de Minas Gerais, a UNIFAL-MG, por iniciativa do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE e o GRUPO DME, com suas subsidiárias: a DME Distribuição S/A e a DME Energética S/A, organizou um seminário de oportunidades em parcerias estratégicas na Gestão de Recursos Hídricos.

            A abertura do evento, que ocorreu no dia 12/02 no campus Poços de Caldas, contou com os pronunciamentos do prefeito municipal de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço e dos diretores do ICT, DMAE e DME, respectivamente, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima, Alair Assis e João Deom Pereira, todos destacando a importância da temática da Gestão de Recursos Hídricos e o otimismo com a maior aproximação das instituições parceiras na busca de projetos convergentes para melhoria da situação local de disponibilidade de água.

            Participaram do seminário, docentes e pesquisadores da UNIFAL-MG, tanto de Poços quanto de Alfenas, ligados à temática, técnicos e especialistas das empresas, lideranças de associações municipais como a Alago e entidades ambientalistas.

            De acordo com a manifestação dos presentes, o evento foi considerado exitoso e promissor para incremento das parcerias. Dentre os encaminhamentos aprovados, está a realização de um segundo seminário, em Alfenas, potencializando assim, a participação dos municípios localizados no entorno do lago de Furnas. 

 

Saiba mais

 

“Impactos da Terceirização nas IFES” será tema de destaque em reunião do FORPLAD

Pró-reitores de Planejamento e Administração participam do encontro em Aracaju-SE

 

 

            Em março, Aracaju-SE sediará a primeira reunião ordinária de 2015 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), que contará com debate sobre “Impactos da Terceirização nas IFES”.  

            O coordenador nacional do FORPLAD, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, também pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG,  afirma que a preocupação com o tema é uma constante nas reuniões nacionais. “O impacto da terceirização é uma questão que está sempre em pauta nos encontros formais e também informais dos pró-reitores de Planejamento e Administração das IFES. Pretendemos retomar a discussão no primeiro fórum de 2015, para compartilhar experiências, discutir mecanismos e propor encaminhamentos à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Ministério da Educação”, revela.

            De acordo com Prof. Tomás, que esteve em Brasília, nos dias 04 e 05/02, participando de encontro da Comissão de Orçamento da Andifes e se reunindo com a Coordenação do FORPLAD, compartilhar boas práticas será uma das principais propostas do fórum para 2015. “A atuação do FORPLAD para este ano será focada no compartilhamento de boas práticas das IFES para a redução de gastos no serviço público”, afirma. O coordenador nacional acredita que além de promover a efetiva economia nos gastos, dividir as experiências bem sucedidas das instituições também ajudará que as demais IFES tenham êxito na implantação de projetos voltados para a redução dos custos. “Compartilhando boas práticas evitaremos o retrabalho e geramos mais economia”, conclui.

 

Leia mais

 

Especialista da UNIFAL-MG explica o que são "wormholes" em entrevista para a UOL

Prof. Cássius Melo falou sobre atalho no universo que permitiria viajar no tempo-espaço

 

 

            Abordando a possibilidade de existir atalhos no universo que permitiria viajar no tempo-espaço, o portal de notícias da UOL divulgou reportagem no dia 10/02, na editoria "Clique Ciência", que traz uma explicação sobre "wormholes", do especialista em Física da UNIFAL-MG, Prof. Cássius Anderson Miquele de Melo. 

            De autoria da repórter Tatiana Pronin, a matéria levanta a questão, a partir da ideia do homem habitar outro planeta frente ao problema da falta de água e energia na Terra. "... se o ser humano ainda não conseguiu pisar nem em Marte, imagine explorar planetas de outros sistemas solares ou galáxias. Sem tecnologia disponível para percorrer tamanhas distâncias, a solução seria encontrar um atalho, ou melhor, um 'buraco de minhoca', como mostrado no filme 'Interestelar', de Christopher Nolan", destaca na reportagem.

 

 

 

 

Confira na íntegra

 

 

 

Escola de Enfermagem divulga edital de convocação para eleição de nova Diretoria

Poderão concorrer docentes e TAE’s do quadro da unidade

 

 

            A Escola de Enfermagem, por meio da Comissão Eleitoral, divulgou o edital de convocação para docentes e técnico-administrativos do quadro da unidade, interessados em concorrer às vagas de diretor e vice-diretor.

            Conforme documento, as inscrições serão realizadas na modalidade de “chapa” e poderão ser efetivadas no período entre 20/02 e 01/03, por intermédio de um requerimento que deve ser preenchido com os nomes dos candidatos e entregues na Escola: prédio R, sala 202 D, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

            A campanha será permitida após a homologação das chapas, prevista para 10/03. O pleito será realizado no dia 23/03, quando também será feita a apuração.

 

 

Para mais informações, acesse o edital.

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.