Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 27 de Fevereiro de 2015 – Ano IV – Nº 113

Campanha de descarte na sede arrecada mais de 150 mil litros de óleo usado

Ação contribuiu para a preservação do meio ambiente

Em outubro do ano, a Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG lançou uma campanha ambiental de coleta de óleo de cozinha na sede da Instituição, que contou com a participação de alunos das empresas juniores BIOTEC Inova e QuimicAção Jr. No início de fevereiro, os bolsistas da QuímicAção divulgaram o resultado das duas coletas realizadas: foram recolhidos mais de 150 mil litros de óleo usado.

De acordo com o levantamento da equipe do projeto, a quantidade de garrafas pet com o material coletado foi tão expressivo, que a estimativa de volume de água que deixou de ser poluída com o descarte correto do óleo usado, é de aproximadamente 4 milhões de litros. “Esperamos que seja só o começo e que esse projeto possa abraçar não só a comunidade ao redor do campus, mas toda a cidade de Alfenas-MG”, declarou a empresa junior QuímicAção, em comunicado divulgado nas redes sociais.

A coordenadora da campanha, Cristiane Moreira Mendes, servidora da UNIFAL-MG, explica que o material arrecadado será reutilizado, gerando benefícios sociais. “Encaminhamos à Copasa, que ficará responsável por dar o destino ecologicamente correto ao óleo”, esclareceu.

O material foi descartado em garrafas pet no posto de coleta que foi disponibilizado entre a guarita principal e o ponto de ônibus na sede da UNIFAL-MG.

Universidade apresenta novo vídeo institucional

Em comemoração aos 100 anos da Instituição, celebrados em 2014, a UNIFAL-MG produziu um vídeo institucional para apresentar a estrutura, bem como as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Este vídeo foi dividido em duas versões: uma estendida e outra compacta.

A versão estendida, também chamada de documental, traz entrevistas com dirigentes e com outros integrantes da comunidade universitária, depoimentos cuidadosamente ilustrados com imagens de atividades realizadas no espaço acadêmico da sede em Alfenas, da Unidade Educacional Santa Clara e dos campi avançados de Poços de Caldas e Varginha.

Na versão compacta, enquanto são exibidas imagens dos campi, um narrador apresenta a estrutura da UNIFAL-MG, que ao longo de um século de existência, contribui com excelência para o Ensino Superior do país.

Atentando para a internacionalização da Universidade, foram incluídas versões do vídeo compacto com legendas em Espanhol e Inglês, cujo objetivo é apresentar a Universidade também para outros países, uma vez que além de receber visitantes de universidades estrangeiras, os alunos e pesquisadores da UNIFAL-MG participam ativamente de programas de intercâmbio em instituições internacionais.

A Assessoria de Comunicação Social, que acompanhou a equipe responsável pela produção do vídeo, agradece a todos que colaboraram, disponibilizando tempo e organizando suas rotinas para receber a equipe em suas unidades, salas e laboratórios durante os dias de gravações, além de disponibilizar informações e acervo fotográfico para a composição do filme.

Esperamos que apreciem o material e que o mesmo seja útil para divulgação da nossa Instituição.

Confira

Em entrevista, professor de Filosofia analisa as penitências durante a Quaresma

Veja a participação do Prof. Paulo César de Oliveira no Jornal Regional da EPTV

A edição do dia 19/02 do jornal da EPTV apresentou uma reportagem sobre os tipos de penitências que os fiéis costumam fazer durante a Quaresma. Para comentar a tradição dos sacríficos, o professor de Filosofia da UNIFAL-MG, Paulo César de Oliveira, esteve nos estúdios da TV em Varginha, conversando com os apresentadores Deborah Morato e Rodrigo Amâncio.

“Em todas as religiões se concebe o homem como alguém que nasce com uma dívida em relação aos deuses”, explicou.

Assista na íntegra

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.