Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Março de 2015 – Ano IV – Nº 114

Reitores das IFES brasileiras participam de reunião sediada pela UNIFAL-MG

Encontro aconteceu no Hotel Palace em Poços de Caldas

A UNIFAL-MG é a anfitriã da 139ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que ocorre nestes dias 05, 06 e 07 de março, no Hotel Palace em Poços de Caldas. O encontro dos reitores encerra a programação das comemorações dos 100 anos da Instituição, celebrados em abril de 2014.

Durante a abertura nesta quinta, 05, os reitores prestigiaram a apresentação do Quinteto de Metais e Percussão do Conservatório Municipal de Poços de Caldas.

Compuseram a mesa de honra, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; o presidente da Andifes, Prof. Targino de Araújo Filho (UFSCar); o 1º vice-presidente,  Prof. Zaki Akel Sobrinho (UFPR); a 2ª vice-presidente, Profa. Márcia Perales Mendes Silva (UFAM); o suplente, Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral (UFG); o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino e também o prefeito municipal de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço.

Na sequência, o prefeito fez uso da palavra, momento em que deu boas-vindas aos reitores. “Queria agradecer ao Prof. Paulo Márcio, pelo empenho pela realização deste evento aqui em Poços de Caldas. Para nós é um orgulho muito grande vocês estarem aqui. Eu gosto de falar isso em todo evento da UNIFAL-MG em que eu estou, particularmente para mim, é uma honra muito grande, porque eu sou aluno da UNIFAL-MG, sou de Alfenas, fui aluno de Odontologia”, destacou. Eloísio fez ainda uma breve apresentação sobre a cidade, convidando os reitores para conhecerem Poços de Caldas.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, cumprimentou os presentes e, em nome da UNIFAL-MG, expressou alegria pela oportunidade de sediar uma reunião com os colegas reitores das instituições de ensino superior. “Agradeço ao Prof. Targino pela anuência da realização dessa reunião ainda no fechamento do nosso centenário. A proposta que fizemos foi plenamente acolhida e poder realizar é uma alegria muito grande, principalmente para nós, que ainda somos do grupo das chamadas ‘pequenas universidades’. Momentos como esses são extremamente significativos para gente”, ressaltou.

Em pronunciamento, o presidente da Andifes falou da satisfação de participar do encerramento das comemorações dos 100 anos da UNIFAL-MG. “Para nós é motivo de satisfação muito grande estar aqui. Também um grande motivo de satisfação, estarmos aqui encerrando as comemorações dos 100 anos da UNIFAL-MG. Paulo Márcio se refere à UNIFAL-MG como uma pequena universidade, mas acho que na verdade ela faz parte desse processo que as universidades federais passaram nesses últimos 10, 12 anos. Esse processo de crescimento que não imaginávamos que seria possível, e que hoje, infelizmente, estamos vivendo um momento de dificuldade, mas que eu tenho a certeza, de que poderemos superar”, afirmou.

Na pauta desta quinta-feira, 05, o tema em debate foi “Segurança nas Universidades”. O seminário contou com a apresentação do superintendente de Gestão da UFLA, Prof. André Vital Saúde e do superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento.

Encerrando as atividades do primeiro dia, os reitores participaram ainda, da palestra do procurador federal Flávio Pereira Gomes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Unifasf), que falou sobre o tema “Policiamento ostensivo nos campi e adjacências das IFES”.

À noite, os reitores confraternizaram em um jantar oferecido pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

A reunião prosseguiu durante esta sexta-feira, 06, com o tema “Orçamento das Universidades”. Para debater o assunto, o encontro contou também com a presença do secretário adjunto do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza.

Em breve, reportagem completa sobre o evento.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.