Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Março de 2015 – Ano IV – Nº 115

 

Professores realizam visita técnica à obra do

prédio N

No local, ficarão concentradas salas para atividades práticas dos alunos da área da saúde

 

 

            No mês de dezembro, uma comitiva formada por professores da área da saúde participou de visita técnica à obra do prédio N, na sede da UNIFAL-MG, onde ficarão concentradas as salas para desenvolvimento de atividades práticas ligadas à Anatomia, Histologia e Genética.

            O encontro foi promovido pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, oportunidade em que o coordenador, o arquiteto, José Mário Barbosa Alves, ressaltou a importância de apresentar o andamento da obra.

            De acordo com o projeto, o prédio contemplará a transferência do Departamento de Anatomia, que atualmente funciona no prédio S e também dois laboratórios de Histologia, dois laboratórios de pesquisa em Genética, um consultório médico, seis salas de problematização, salas de professores, sala de aula e um auditório com capacidade para 70 pessoas.

            Para explicar a distribuição dos ambientes em cada andar, José Mário apresentou um panorama geral do que já foi construído e o que falta para ser concluído. Participaram da reunião também, a arquiteta urbanista da CPO, Lisliê Goulart, e o arquiteto fiscal da obra, Diovanni Marques Marzullo, que aproveitou para mostrar o andamento da construção, bem como o cronograma de execução e imagens de cada etapa da obra.

            Segundo o coordenador de Projetos e Obras, o Departamento de Anatomia ocupará os três primeiros andares. “No térreo, ficará o auditório e também um laboratório de acervo da Anatomia; no 2º andar, onde ficará a entrada principal, estarão localizados dois laboratórios de Anatomia com bancadas, além de oficina para peças artificiais, ossário e banheiros”, explicou.

            Os laboratórios de Escultura, de Técnicas Anatômicas e dois laboratórios de pesquisa ficarão no 3º andar, onde serão abrigadas também, oito salas de professores e o Biotério.

            As aulas práticas poderão ser realizadas nos laboratórios construídos no 4º andar, local que abrigará toda demanda de Histologia, além de um laboratório de pesquisa e uma sala de problematização.

            No 5º andar do prédio, estarão localizadas as outras cinco salas de problematização e também o consultório médico com recepção, sala de reuniões para discussão de casos clínicos e também uma sala de aula com capacidade para 90 alunos.

            Os dois laboratórios de Genética e a área de esterilização ficarão localizados no 6º andar, onde também ficarão salas de professores para atender a demanda institucional.

            Após a apresentação do projeto arquitetônico com as distribuições previstas para cada andar e a maquete eletrônica do prédio, os participantes foram convidados a conhecerem in loco o andamento da obra.

            “A visita foi importante para mostrar aos professores, a estrutura que abrigará algumas das atividades que serão desenvolvidas na área de saúde, além de possibilitar o conhecimento da obra e sugestões para possíveis adequações visando melhor atendimento às necessidades da Instituição”, afirmou o coordenador de Projetos e Obras.

            O prédio, que envolve 3.336 m² de área construída e encontra-se hoje com 62% dos serviços concluídos, tem previsão de entrega para uso no início do segundo semestre de 2015.

 

Confira imagens do prédio

 

 

Primeira defesa de Doutorado em Química realizada na UNIFAL-MG

A tese foi defendida nesta quinta-feira, 12/03

 

            Professores, alunos e familiares do discente Adriano Francisco Barbosa, se reuniram nesta quinta-feira, 12/03, na sede da UNIFAL-MG, para participarem da primeira defesa de dissertação em Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), realizada pelo doutorando.

            Na abertura da defesa, o orientador, Prof. Pedro Orival  Luccas, destacou a importante presença dos professores da banca examinadora, da coordenadora do programa, Profa. Jerusa Simone Garcia Trevisan, e dos demais  presentes. Na oportunidade, Prof. Pedro apresentou o discente e ressaltou a contribuição do doutorando para a história da Instituição.

            A defesa foi sobre o tema: "Síntese e Aplicação de Nanobutos de Carbono de acesso restrito para extração/Pré-Concentração de Cádmio diretamente de amostras de soro humano seguido de análise por espectrometria de absorção atômica", desenvolvido sob a orientação do Prof. Pedro Orival Luccas e coorientação do Prof. Eduardo Costa de Figueiredo do Instituto de Ciências Farmacêuticas.

Participaram da banca, os professores: Célio Wisniewski, Isarita Martins Sakakibara, Clésia Cristina Nascentes (UFMG) e Pedro Sérgio Fadini (UFSCar).

            Os professores suplentes da banca foram: Gian Paulo Giovanni Freschi e Letícia Malta Costa (UFMG).

 

 

Professor da UNIFAL-MG explica a "viagem no tempo" em entrevista para UOL

Especialista em Física destaca a diferença entre espaço e tempo

 

            O Portal UOL Notícias Ciência, em entrevista realizada no dia 10/03, com o professor Cássius Anderson de Melo do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade, destacou a diferença entre “voltar ao futuro” e “voltar ao passado”.

            A repórter Tatiana Porin levantou a hipótese “por que não podemos voltar ao passado?”  e o especialista explicou que segundo estudos: “...Há apenas uma única possibilidade de você voltar para um evento do seu próprio 'cone de luz passado' (um evento da sua própria história): é aquela em que a sua 'linha de mundo' (sua trajetória no espaço e no tempo) forma uma 'linha de tempo fechada', ou seja, aquela em que a sua volta ao passado é a origem da sua própria história", descreveu Melo.

 

Confira

 

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.