Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 27 de Março de 2015 – Ano IV – Nº 116

 

Laboratório da UNIFAL-MG implementa sistema para aproveitamento de água

Iniciativa possibilita a economia de aproximadamente 300 litros por semana

 

 

            Uma iniciativa dos funcionários do Laboratório de Microbiologia e Alimentos da UNIFAL-MG tem possibilitado o aproveitamento de aproximadamente 300 litros de água por semana. Todo volume descartado pelo destilador da unidade tem sido utilizado para outras finalidades.

            A ideia do armazenamento surgiu há cerca de dois anos, quando a colaboradora Maria Vita dos Reis, que trabalha há oito anos no laboratório, observando a quantidade de água que era desperdiçada após a destilação, decidiu estocar baldes para aproveitar na limpeza do chão do laboratório. No ano passado, quando o país começou a se mobilizar para a economia no consumo de água, a ação foi abraçada com seriedade pelos técnicos, alunos e professores que utilizam o laboratório. “A gente começou a ver que o nosso desperdício aqui era muito grande e que a gente podia fazer a nossa parte dentro da UNIFAL-MG”, comenta a servidora Patrícia Lunardelli Negreiros de Carvalho, técnica do laboratório.

            Segundo Patrícia, o equipamento utilizado para fornecer água destilada no preparo de reagentes e meios de cultura chega a descartar em média oito litros de água tratada para cada litro destilado. Conforme explicado pela técnica, após passar pelo processo de destilação, a água que o equipamento rejeitava era descartada no ralo da pia.

            Percebendo a possibilidade de aproveitar essa água, o laboratório adaptou uma mangueira ao cano, que serviu para destiná-la aos galões, onde o volume fica temporariamente armazenado. “Essa água estocada serve para lavar e enxaguar as vidrarias, encher equipamentos como banho-maria e autoclaves, deixar pano de molho e também para lavar o chão do laboratório. Estamos dando destino para cada mililitro gerado”, afirma Patrícia.

            Os galões usados no laboratório foram cedidos por uma indústria e uma farmácia de manipulação de Três Pontas-MG, e chegam a armazenar até 140 litros. “Quando a gente começa a armazenar a gente vê o volume de água que pode ser economizado”, destaca.

            O sucesso da iniciativa chamou a atenção da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde, que pretende estender a ação para outros laboratórios da Universidade, com a ajuda das empresas juniores.

            “A Comissão de Sustentabilidade junto a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, estuda alternativas definitivas para o aproveitamento de água dos destiladores”, informa a servidora Cristiane Moreira Mendes, integrante da Comissão. Segundo Cristiane, caso outro laboratório tenha interesse em implementar o mecanismo desenvolvido pelo Laboratório de Microbiologia e Alimentos, poderá solicitar ao diretor da unidade, para que o mesmo informe a demanda à Proplan.

 

Saiba mais

 

 

 

Pró-reitora da UNIFAL-MG é nomeada membro de Conselho Consultivo do MEC

Órgão orienta a atuação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES

 

 

            A pró-reitora de Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, foi nomeada membro do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior - CC-PARES do Ministério da Educação para representar as Instituições Federais de Educação Superior.

            O Conselho, instituído por ato do Ministro da Educação, é um órgão colegiado de assessoramento, que tem por finalidade orientar a atuação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES na formulação das políticas de regulação e supervisão da Educação Superior.

 

 

Leia mais

 

Campus Varginha promove 2º Encontro Regional de Gestão Pública Municipal

Na oportunidade, alunos de especialização na área apresentaram trabalhos de conclusão

 

            Alunos do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal do campus Varginha apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso durante o 2º Encontro Regional de Gestão Pública Municipal, realizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

            Apresentados em formato de pôster, os trabalhos foram submetidos à banca composta por três avaliadores, da qual participaram professores do ICSA e convidados de outras universidades.

            Ao todo foram apresentados 33 trabalhos na área de gestão pública. A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do campus de Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, do diretor do ICSA, Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira e do coordenador do curso, Prof. Luiz Antonio Staub Mafra.

            Na oportunidade, o coordenador destacou as atividades que estão sendo realizadas no Instituto, no sentido da consolidação do ensino, pesquisa e extensão na área de gestão pública, uma vez que o campus conta hoje com os cursos de Bacharelado em Administração Pública (graduação), Especialização em Gestão Pública Municipal (pós-graduação lato-sensu), Mestrado Profissional em Administração Pública (pós-graduação stricto-sensu) e do Mestrado Acadêmico em Gestão Pública e Sociedade (pós-graduação stricto-sensu) voltado para formação de pesquisadores e professores de terceiro grau (nível superior).

 

Acesse mais informações

 

Comissão retoma as atividades de elaboração

do novo PDI

Acompanhe o andamento dos trabalhos

 

                A comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2016-2020) da UNIFAL-MG retomou as atividades para traçar as diretrizes do novo documento.

            Segundo o presidente da comissão, Prof. Adriano Antonio Nuintin, nesta fase, os integrantes estão finalizando os indicadores e metas. Dentre outras atividades, também estão sendo trabalhados os tópicos que fazem parte do novo documento, como o Perfil Institucional, o Projeto Pedagógico da Instituição, a Organização Didático-Pedagógica, o Perfil do Corpo Docente, a Organização Administrativa, a Infraestrutura Física e Instalações Acadêmicas, a Oferta de Cursos de Educação a Distância e Programas de Mestrado e Doutorado, e o  Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira.

            A previsão é que a redação final do PDI seja levada para apreciação do Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni), no início do segundo semestre de 2015.

 

Saiba mais sobre o PDI

 

 

Em abril, participe do lançamento do projeto "UNIFAL-MG EMPREENDEDORA”

O objetivo é empregar o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica na Instituição

 

            Com a proposta de empregar o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica em todos os setores da Universidade, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) e Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) lançam na segunda-feira, 13/04, às 10h, no auditório Dr. João Leão de Faria, o projeto institucional “UNIFAL-MG EMPREENDEDORA”.

            “EMPREENDER não significa apenas criar uma empresa e sim empregar tempo e se dedicar a fazer algo Novo, Inovador e Facilitador em sua própria área de atuação, qualquer tipo de pesquisa científica, de atividade extensionista, de atividades sustentáveis, de quaisquer estratégias de ensino/aprendizagem, de prestação de serviços, de serviços voluntários, entre outros”, comentam os idealizadores do projeto, que objetivam envolver o Ensino, a Pesquisa, a Extensão, a Administração e a Gestão da UNIFAL-MG.

            De acordo com os empreendedores, novas formas de atuação como professor, aluno, administrador, servidor e gestor podem ser criadas, geradas, inventadas e implementadas a fim de posicionar a UNIFAL-MG na vanguarda das "cidades de promoção do conhecimento".

            Para saber um pouco mais sobre este projeto e como participar efetivamente desta nova proposta que pode transformar o futuro da UNIFAL-MG, participe do lançamento. Programe-se: dia 13/04, às 10h, no auditório Dr. João Leão de Faria.

            O lançamento também acontecerá nos demais campi da Universidade (Poços de Caldas e Varginha). Aguarde a divulgação das datas.

 

Mais informações

 

 

Workshop do Observatório Hospitalar debaterá pesquisa e publicação científica

Evento acontece no dia 06/04, no auditório Dr. João Leão de Faria

 

 

            O projeto de extensão Observatório de Gestão Hospitalar promove no dia 06/04, no auditório Dr. João Leão de Faria, o 2º Workshop Interno com o tema “Pesquisa e Publicação Científica”, que destina instrumentalizar os participantes e demais interessados na temática, a transformar sua atuação extensionista em Gestão Hospitalar.

            Com propostas de pesquisa científica, desde a ideia inicial de projeto, passando pelas questões éticas de pesquisa com sujeitos animais e humanos, bem como a submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil, até a publicação final dos seus achados em periódicos científicos, o evento pretende situar a questão da pesquisa em gestão hospitalar, desde os modelos em experimentação animal até a experimentação clínica.

            O evento, previsto para acontecer entre 14 e 17h, contará com palestra sobre “Escrita Científica: do projeto à publicação dos dados” ministrada pela professora Silvia Graciela Ruginsk Leitão.

            Também os professores Carlos Giovani do Nascimento, Cristiane Marciano Grasseli e Vanessa Bergamin Boralli Marques marcarão presença em uma mesa de debates, mediada pela Profa. Maria Angélica Mendes, sobre o tema “A ética em pesquisa hospitalar: da bancada à clínica e o reflexo na gestão hospitalar”.

 

Inscrições podem ser realizadas pelo CAEX.

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.