Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 10 de Abril de 2015 – Ano IV – Nº 117

 

Obras de infraestrutura abrem caminho para a expansão da Universidade

Confira o projeto urbanístico do campus Poços de Caldas e da Unidade Santa Clara

 

 

            As obras de infraestrutura do Campus Avançado de Poços de Caldas e da Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas entraram em nova fase, sinalizando possibilidades para novas expansões.

            Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões em recursos pactuados com o MEC em 2013, estas obras envolvem a construção de ruas e vagas de estacionamento, além das estruturas de esgoto pluvial e sanitário, a iluminação pública e a distribuição de energia e lógica.

            Em Poços de Caldas, a implantação dessa segunda fase das infraestruturas permitirá o acesso aos prédios do auditório, à área esportiva, à sala dos professores, ao Departamento de Serviços Gerais e, ainda, abrirá frentes para novas construções no campus.

            Na Unidade Educacional Santa Clara em Alfenas, essa segunda fase possibilitará acesso aos prédios de pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em construção, do Departamento de Serviços Gerais e do novo setor de transporte da Universidade, além de favorecer à construção de prédios previstos para atender o curso de Medicina.

            Segundo o coordenador de Projetos e Obras da Universidade, José Mário Barbosa Alves, além de permitirem a expansão de novas áreas, os projetos urbanísticos dessas unidades apresentam diferenciais. “Na concepção do projeto urbanístico do campus Poços de Caldas, por exemplo, foi idealizado uma passagem chamado de ‘caminho dos minerais’, que permitirá não apenas a fruição do trânsito cotidiano de pedestres, mas também sua conexão com diversos pontos do campus e, ainda, a possibilidade do aluno, professor, técnico ou visitante, contemplar a paisagem e conhecer a história da mineralogia. A proposta prevista no projeto é a utilização de diferentes tipos de revestimentos feitos de minerais. Este eixo ligará diagonalmente todo o campus e contará com praças ao longo do trajeto”, revelou.

            O terreno onde foi instalada a Unidade Santa Clara também propiciou o desenvolvimento de um projeto paisagístico que contempla uma área de preservação ambiental. No local, onde existe uma nascente, foi implantado, inclusive, um projeto de recuperação da área, que se tornou objeto de estudo para alunos e pesquisadores dos cursos ligados às Ciências da Natureza.

            A previsão de conclusão dessas obras é setembro de 2015.

 

Relembre como tudo começou

 

 

Instituição lança o projeto “UNIFAL-MG EMPREENDEDORA” na segunda-feira, 13/04

Data também marcará a inauguração do prédio da Incubadora

 

 

            A Universidade promoverá na segunda-feira, 13/04, o lançamento do projeto institucional “UNIFAL-MG EMPREENDEDORA”, às 10h, no auditório Dr. João Leão de Faria.

            De acordo com os empreendedores da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) e Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG), a proposta do projeto é empregar o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica em todos os setores da Universidade, criando novas formas de atuação como professor, aluno, administrador, servidor e gestor, a fim de posicionar a UNIFAL-MG na vanguarda das "cidades de promoção do conhecimento".

            “EMPREENDER não significa apenas criar uma empresa e sim empregar tempo e se dedicar a fazer algo Novo, Inovador e Facilitador em sua própria área de atuação, qualquer tipo de pesquisa científica, de atividade extensionista, de atividades sustentáveis, de quaisquer estratégias de ensino/aprendizagem, de prestação de serviços, de serviços voluntários, entre outros”, comentam os idealizadores do projeto, que objetivam envolver o Ensino, a Pesquisa, a Extensão, a Administração e a Gestão da UNIFAL-MG.

 

Inauguração do prédio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Representantes do Governo de Minas, da Fapemig e da Rede Mineira de Inovação estarão presentes na solenidade

 

            Ainda na segunda-feira, 13/04, às 14h, ocorrerá a inauguração do prédio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica na Unidade Educacional do bairro Santa Clara. A solenidade contará com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Prof. Evaldo Vilela, e do presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Prof. Renato Nunes.

 

 

Pesquisador da UNIFAL-MG está entre

os 3 mil mais citados do Brasil

Prof. Antonio Carlos Doriguetto aparece no Webometrics Ranking of World Universities

 

            Em fevereiro deste ano, foi divulgado um ranking dos pesquisadores com trabalhos mais citados segundo o Google Acadêmico*, elaborado a partir de dados coletados na primeira semana de fevereiro de 2015 pelo Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas, da Espanha. Entre os pesquisadores elencados no Webometrics Ranking of World Universities**, encontra-se o Prof. Antonio Carlos Doriguetto (Lattes/Google Acadêmico), do Instituto de Química da UNIFAL-MG.

            Os critérios utilizados para a elaboração do ranking baseiam-se no "índice h", que mede a quantidade de referências feitas aos artigos mais citados de cada pesquisador; e no número total de citações.

            Segundo o Cybermetrics Lab, a lista divulgada é uma versão "beta" (ou seja, em construção), e pode conter erros ou imprecisões. É importante salientar que o ranking só leva em consideração os pesquisadores que possuem e mantêm atualizados seus perfis na plataforma Citações do Google Acadêmico - portanto, pesquisadores que quiserem participar das próximas edições do ranking devem voluntariamente abrir uma conta nessa plataforma.

 

Saiba mais

 

 

Universidade está comemorando 101 anos

de origem

Confira programação dos eventos que estão acontecendo nesta sexta-feira, 10/04

 

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.