Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 17 de Abril de 2015 – Ano IV – Nº 118

Projeto engaja ações de educação ambiental em escolas de Alfenas e região

Conheça o “EducAmbiental Animal” da UNIFAL-MG

Promover a educação ambiental é o objetivo de um projeto de extensão da UNIFAL-MG, que contribui para a formação dos alunos de escolas de Alfenas, no que se refere à conscientização e o respeito pelo meio ambiente e pelos animais.

O “EducAmbiental Animal” envolve visitas de alunos das escolas de  educação infantil, nível fundamental e médio  à Universidade, nas quais os estudantes participam de exposições monitoradas do material de coleções didático-pedagógicas e têm a oportunidade de manipular também os animais vivos, sob supervisão.

Segundo a coordenadora do projeto, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, técnica de laboratório que trabalha há seis anos na Instituição, o projeto acontece desde 2011, tendo apresentado recentemente, um expressivo aumento na demanda das visitas ao Laboratório Didático de Zoologia. “Neste ano de 2015, conquistamos uma bolsa de extensão, para que uma discente da graduação pudesse se dedicar exclusivamente no auxílio das atividades do projeto”, ressalta a servidora, também graduada em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade.

Atualmente, o projeto conta com um grupo de monitores, formado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), no desenvolvimento das ações, além de duas alunas de pós-graduação no apoio às atividades.

A coordenação do projeto tem o suporte do servidor João Francisco Vitório Rodrigues, chefe do Biotério, graduando em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG, e recebe também a colaboração dos professores Humberto Fonseca Mendes e Vinícius Xavier da Silva.

“No mês de março, recebemos o convite e comparecemos com parte de nossos animais em um evento na cidade vizinha de Alterosa-MG, que marcou o encerramento de um projeto das escolas municipais da cidade chamado ‘Meio Ambiente e nossas ações’”, conta Julieta. Na oportunidade, a equipe do projeto representou a Escola Professora Yolanda Dias Ribeiro, do Distrito de Cavacos, que trabalhou o conteúdo relacionado à fauna e o meio ambiente com os alunos, a partir de visita ao laboratório, nos dias que antecederam o evento em Alterosa.

A equipe também ministrou uma palestra voltada para conscientização ambiental aos funcionários de uma empresa do ramo de armazenagem e exportação de grãos de Alfenas, onde compareceu com alguns animais no dia 09/04.

Faculdade de Odontologia e Instituto de Ciências Exatas elegem novas Diretorias

Saiba quem são os novos dirigentes das unidades

A Faculdade de Odontologia (FOU) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG realizaram na terça-feira, 07/04, eleição para a Direção das unidades.

Os professores Edmêr Silvestre Pereira Júnior e Maira Foresti Vieira Munhoz, foram os candidatos escolhidos para assumir a Diretoria da FOU, como diretor e vice-diretora, respectivamente.

Para ocupar os cargos de diretor e vice-diretor do ICEx, foram eleitos, respectivamente, os professores Evandro Monteiro e Denismar Alves Nogueira.

A apuração foi feita pela Comissão Eleitoral constituída por cada unidade. O resultado da eleição da FOU foi homologado na sexta-feira, 10/04. A Comissão Eleitoral do ICEx homologou o resultado na quinta-feira, 09/04.

O mandato de dois anos das novas Diretorias compreende o período de abril/2015 a abril/2017.

Confira mais informações

UNIFAL-MG participa do Congresso Internacional de Inovação no Setor Público

Universidade foi representada por pró-reitores e pesquisador no evento em Brasília

Encerra nesta sexta-feira, 17/04, em Brasília, o Congresso Internacional de Gestão de Inovação no Setor Público (CIGISP 2015), que ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A Universidade participa do evento, representada pelos pró-reitores Tomás Dias Sant'Ana (Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional), Julio Cesar Barbosa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e pelo pesquisador do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Hélio Lemes, atuante na área de Inovação e Tecnologia.

O Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público tem por objetivo compartilhar experiências práticas de sucesso, instruir e disseminar processos inovadores relacionados à educação e à Administração Pública em geral.
             O CIGISP foi organizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com o apoio do Prêmio Ideia.

Jornal da Unicamp publica reportagem sobre tese de professor da UNIFAL-MG

Prof. Rafael Tiezzi analisa os efeitos da variação climática na geração de energia

O recém-doutor em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, Prof. Rafael de Oliveira Tiezzi, do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, foi entrevistado pelo Jornal da Unicamp, na edição divulgada nesta segunda-feira, 13/04.

A tese intitulada “Variabilidade hidroclimatológica e seus efeitos no suprimento de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional” que analisa efeitos da variação climática na geração de energia ganhou destaque no periódico.

Leia a reportagem na íntegra

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.