Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 15 de Maio de 2015 – Ano IV – Nº 119

 

UNIFAL-MG recebe doação de obras acadêmicas clássicas de professor de Alfenas

Coleções foram doadas por intermédio do Instituto de Ciências Humanas e Letras

 

            A UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), recebeu uma doação de obras acadêmicas clássicas, cedida pelo professor de Ciências Sociais e História, Messias Simão Telecesqui, que lecionou muitos anos em Alfenas.

            O ato de recepção foi realizado na tarde de terça-feira, 12/05, na Biblioteca Central, onde o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Paulo Denisar Fraga, contou um pouco sobre a vida acadêmica do professor Messias, hoje aposentado, que foi também docente do cursinho pré-vestibular oferecido pela antiga EFOA e professor de alguns dos atuais docentes e secretárias do Instituto.

            Durante a cerimônia simbólica, o diretor destacou a relevância do gesto do professor e das obras para a Universidade. “Os livros, sobretudo os das coleções ‘Os Pensadores’ e ‘Os Economistas’, estão entre as mais importantes e referenciadas coleções de obras acadêmicas clássicas já publicadas no Brasil, que o Prof. Messias, muito gentilmente, doou à UNIFAL-MG por meio do ICHL, e que hoje, na presença dos bibliotecários da nossa Instituição, nós estamos entregando oficialmente à UNIFAL-MG”, enfatizou.

            Atendendo ao pedido do Prof. Walter Francisco Lowande, do ICHL, que foi aluno do Prof. Messias e que atualmente se encontra em doutoramento na Universidade de Massachusetts, na cidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, o Prof. Paulo Denisar homenageou o Prof. Messias reproduzindo mensagem do Prof. Walter sobre seu ex-professor, representando, com isso, aqueles que na UNIFAL-MG foram seus alunos: “Eu tive aulas de História com o Prof. Messias quando eu ainda era aluno do Cursinho Comunitário da EFOA, no qual ele lecionava. Foi ele que incutiu em mim o gosto pela disciplina à qual hoje me dedico inteiramente. Depois, ainda tive a oportunidade de estagiar em suas aulas no Colégio Objetivo (hoje Logos), em Areado e, mais uma vez, pude aprender com ele valiosas lições práticas sobre o ensino da História”, escreveu o Prof. Walter, frisando ainda ser este “um ato de generosidade que terá grande valor para a formação de nossos discentes, haja vista a reconhecida qualidade desses dois conjuntos de obras.”

            Surpreso pela homenagem e manifestações na cerimônia, o Prof. Messias agradeceu e explicou o motivo da doação à UNIFAL-MG. “Eu, na minha vida inteira, sempre estudei em escola pública, desde o primário, ginásio, universidade, eu nunca paguei um centavo de escola, e quem banca tudo isso é a própria população. Quando eu pensei isso, eu fui ver que eu fiquei 10 anos aqui dando aula, no pré-vestibular, que era EFOA em 2000, com a Profa. Hédima, e só saí quando me aposentei. Então eu parei de lecionar à noite, e falei: se eu sempre estudei em escola pública, nada mais justo que eu retribuir tudo aquilo que a escola pública me deu, que foi lecionar voluntariamente por 10 anos e fazer a doação dos livros a essa instituição que é pública”, afirmou.

            Em seguida, como forma de retribuir ao gesto do professor, alguns docentes do ICHL o presentearam com obras institucionais e outras de autoria dos mesmos.

            No encerramento da cerimônia, a diretora da Biblioteca Central, Fátima dos Reis Goiatá, assinou o termo de recebimento dos livros encaminhado à Biblioteca pela Direção do ICHL. A lista das publicações doadas também inclui números de periódicos de Ciências Humanas, mais especialmente nas áreas de política, história e mundo do trabalho.

 

Leia mais

 

Universidade colabora para o avanço da pesquisa internacional sobre neutrinos

           

            A UNIFAL-MG foi citada pela revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, entre as instituições brasileiras que compõem o grupo de Física de neutrinos e colaboram com o projeto Deep Underground Neutrino Experiment (Dune) – o maior experimento dedicado a detectar e estudar as interações de neutrinos no mundo.

            O professor da Universidade, Gustavo do Amaral Valdiviesso, é o pesquisador da área que representa a Instituição no experimento.

            De acordo com a reportagem “Física brasileira impulsiona pesquisa internacional sobre neutrinos”, assinada por Diego Freire e divulgada na página da Agência Fapesp nesta quinta-feira, 14/05, são do Brasil alguns dos aprimoramentos que farão a pesquisa internacional sobre neutrinos avançar consideravelmente nos próximos anos. A constatação foi feita por Robert Svoboda, do Departamento de Física da Universidade da Califórnia em Davis, durante a Fapesp Week UC Davis in Brazil, realizada pela Fapesp e pela University of California (UC) em Davis nos dias 12 e 13 de maio.

 

Leia a reportagem na íntegra

 

Campus Poços de Caldas tem nova Diretoria

Conheça os novos dirigentes da unidade

 

 

            O campus Poços de Caldas realizou no dia 23/04, eleição para a Direção da unidade, cujo resultado foi homologado pela Comissão Eleitoral no dia 28/04.

            De acordo com o resultado, os professores Mayck Vieira Coelho e Leandro Lodi foram os candidatos escolhidos para assumir os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente.

            A nova equipe gestora, que terá um mandato de dois anos, assumiu a Diretoria nesta quinta-feira, 14/05.

 

Confira a ata de apuração divulgada pela Comissão Eleitoral.

 

 

Prof. Mayck Vieira Coelho, possui graduação em Matemática (2004), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Engenharia Elétrica ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluxo de Potência Ótimo, Método de Pontos Interiores, Reserva de Potência Operativa, Barreira Logarítmica Modificada e Códigos Corretores de Erros.

 

Prof. Leandro Lodi, possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul (FURG). Mestre e doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (Unicamp). Experiência profissional na área de Engenharia Química, com ênfase em elaboração de projetos e avaliações de processos industriais químicos. Pesquisador na área de processos de separação especificamente nas extrações supercrítica e líquido-líquido.

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.