Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 22 de Maio de 2015 – Ano IV – Nº 120

 

Comunidade universitária se movimenta no

“1º Agita UNIFAL-MG”

Evento foi promovido pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho na Unidade Santa Clara

 

            A Unidade Educacional Santa Clara da UNIFAL-MG esteve movimentada na manhã de quarta-feira, 20/05, com a realização do “1º Agita UNIFAL-MG: Qualidade de Vida no Trabalho”.

            O evento integrou as ações que vêm sendo promovidas pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS/Progepe), com a proposta de contribuir para a saúde e o bem-estar da comunidade universitária, por meio de atividades físicas e também culturais.

            “O ser humano foi feito para movimentar-se e o mundo moderno hoje, com toda tecnologia, leva as pessoas a ficarem cada vez mais sedentárias, o que, consequentemente, favorece para o aparecimento de muitas doenças que chamamos hipocinéticas (de baixo movimento), como as doenças cardiovasculares, circulatórias e até mesmo o estresse”, comenta o médico do CIAS, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho.

            De acordo com o médico, o objetivo da Comissão é fazer com que o projeto seja contínuo, para que a comunidade possa compreender a importância da qualidade de vida e fazer com que as atividades físicas se tornem um hábito na Instituição. “A proposta é tornar a qualidade de vida uma ação institucionalizada, ou seja, criar essa cultura de melhorar o ambiente na Universidade”.

            Quem compareceu ao Agita UNIFAL-MG aprovou a iniciativa. A concentração inicial aconteceu na quadra poliesportiva da unidade, onde o professor de Yoga, Fernando Leiva, também aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade e membro do projeto, aplicou exercícios de “Shakti Naam”, projetados para fortalecer o sistema imunológico e remover o estresse; trabalhando com posturas em pé e com a respiração, para desintoxicação, vitalidade e força.

            Na sequência, os participantes caminharam pelas ruas da Unidade Educacional por cerca de meia hora, encerrando a atividade física com  uma sessão de ginástica laboral, conduzida pelas alunas do curso de Fisioterapia,  Ariane Pedrosa Diniz e Roberta Vieira, também integrantes do projeto.  

            Animados com o agito da movimentação matinal,  os professores, técnico-administrativos e alunos foram convidados a tomarem um café saudável, oferecido pela equipe do CIAS, com o apoio de parceiros.

            Para esta primeira edição do evento, a Comissão programou também, a exibição de curtas-metragens, em parceria com o Cineclube UNIFAL-MG.

 

Conheça os projetos da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho

 

Artigo de pesquisador da UNIFAL-MG é selecionado pela Fundação Oswaldo Cruz

Estudo do Prof. Alisson Eugênio sobre doenças de escravos ganhará tradução em inglês

 

 

            O artigo intitulado “Narrativas sobre doenças de escravos no Brasil” de autoria do professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, ganhará tradução em inglês, na revista “História, Ciências, Saúde - Manguinhos”, periódico trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz dedicada à pesquisa, documentação e divulgação científica em História das Ciências e da Saúde.

            Para informar a seleção do trabalho, a Fundação Oswaldo Cruz enviou mensagem ao autor, ressaltando a qualidade do artigo. “Devido à qualidade de seu próximo artigo a ser publicado, os editores científicos da revista o selecionaram para ser traduzido para o inglês.”

            O periódico é a principal revista científica do país, em versão impressa e eletrônica, com indexação no Brasil e no exterior, que dá destaque a artigos e notas de pesquisa inéditos, documentos e imagens de valor histórico, debates, entrevistas e resenhas de livros e produções digitais relevantes para a história das ciências e da saúde.

            Segundo o Prof. Alisson, o trabalho contemplado resume o estudo realizado para uma de suas obras que trata sobre a saúde dos escravos no Brasil. “O artigo em questão é uma síntese do meu livro ‘Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição’”, conta o autor.

            Este é o primeiro livro brasileiro e na América Latina a ser publicado sobre o tema. A obra conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e deve ser publicado ainda este ano pela Alameda Editorial.

            O artigo traduzido pela revista “História, Ciências, Saúde - Manguinhos” estará disponível somente na versão eletrônica, junto ao artigo no idioma original.

 

 

Diretoria do campus Varginha é reeleita

Os professores Paulo Roberto de Souza e João Estevão Barbosa iniciam novo mandato

 

 

            Nas eleições realizadas no dia 29/04, a comunidade acadêmica do Campus Avançado de Varginha reelegeu a atual diretoria da unidade para um novo mandato de dois anos.

            Foram reeleitos os professores Paulo Roberto Rodrigues de Souza (diretor) e João Estevão Barbosa Neto (vice-diretor). 

            Confira a ata de apuração divulgada pela Comissão Eleitoral.

 

 

Prof. Paulo Roberto R. Souza é doutor em Ciências na área de Ciências Sociais Aplicadas (UNESP); mestre em Engenharia de Produção (UFSC), especialista em Gerência de Informática / Docência em EAD; graduado em Administração, professor da UNIFAL-MG desde fevereiro de 2009; coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia entre fevereiro de 2009 e março de 2013; membro do Conselho Universitário da UNIFAL-MG desde 2013, atual diretor do campus Varginha; foi membro do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação entre 2009 e 2013; do Núcleo Docente Estruturante do BICE; membro do Conselho Diretor do Campus Avançado de Varginha; participou de várias comissões na UNIFAL-MG; professor universitário desde 2000, tendo ocupado vários cargos, tais como: diretor de campus, diretor de Instituto, coordenador de cursos lato-sensu e membro em vários órgãos e comissões. Trabalhou em várias empresas de Varginha por 15 anos, possuindo vários contatos em empresas e instituições da cidade e região.

 

 

Prof. João Estevão Barbosa Neto é doutorando em Ciências Contábeis pela USP; mestre em Ciências Contábeis (UFMG); graduado em Ciências Contábeis. Possui experiência como professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Contábeis. É professor universitário desde 2009 e na UNIFAL-MG desde 2012, tendo participado de várias comissões e eventos. É integrante do Grupo de Estudos sobre Pesquisas e Educação Contábil (GEPEC) da UFMG, membro da Comissão Permanente de Progressão Docente (CPPD) da UNIFAL-MG, atual vice-diretor do campus de Varginha da UNIFAL-MG. Como experiência profissional atuou em empresas exercendo atividades administrativas, contábeis e fiscais e realiza consultorias na área de auditoria e controladoria. Tem atuado nas seguintes áreas temáticas: Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Societária, Análise Financeira de Empresas, Contabilidade Pública, Controladoria e Contabilidade Tributária. 
 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.