Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 29 de Maio de 2015 – Ano IV – Nº 121

Em evento nacional, pró-reitor da UNIFAL-MG detalha o orçamento público

Prof. Tomás Sant’Ana explicou a atual situação para gestores da Assistência Estudantil

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sedia de 27 a 30/05, em Brasília, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), do qual participa a pró-reitora da Prace/UNIFAL-MG, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna. No primeiro dia do evento, na quarta-feira, 27/05, o encontro contou com palestra do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Universidade, Prof. Tomás Dias Sant’Ana.

Representando o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), do qual é coordenador, Prof. Tomás apresentou detalhes sobre o Orçamento Público.

Frente à preocupação dos pró-reitores com a questão orçamentária, o coordenador do Forplad explicou como está a atual situação e como é constituída a Matriz Andifes/ Matriz de Orçamento - Outros Custeio e Capital (OCC), criada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração.

“A distribuição do orçamento de custeio e capital para cada universidade federal é feita com base na participação de cada uma no conjunto das universidades federais do país. O critério utilizado para o cálculo leva em consideração o indicador do aluno equivalente mais o índice de qualidade e produtividade”, detalhou.

Durante a apresentação, os participantes do Fórum também tiveram a oportunidade de entender melhor como é elaborada a Matriz de Distribuição de Recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Considerada uma aula pelos participantes, a explanação do Prof. Tomás teve como objetivo fazer com que os gestores das universidades federais, ainda que não sejam da área de Planejamento e Orçamento, possam conhecer a política orçamentária e ter condições de planejar melhor o orçamento da sua Pró-Reitoria, para executá-lo com maior facilidade no dia a dia.

Encerrando o encontro com o representante do Forplad, os pró-reitores sugeriram a estruturação de um Grupo de Trabalho, da qual participarão integrantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. “Este Grupo visa rever e propor alterações na Matriz PNAES para melhorias na distribuição de recursos da Assistência Estudantil”, finaliza.

Confira a apresentação do Prof. Tomás sobre o orçamento

Pesquisador avalia PL que proíbe o uso de animais em testes de produto cosmético

Em audiência pública em Brasília, Prof. Thales Tréz expôs considerações ao projeto

O pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Prof. Thales Tréz, participou de uma audiência pública em Brasília no dia 26/05, para debater o Projeto de Lei nº 70/2014, que visa alterar a lei que regulamenta o uso de animais (11.794/08), inserindo uma proibição ao uso dos mesmos, na pesquisa e desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

De autoria do deputado federal Ricardo Izar, o projeto está nas mãos da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, sob relatoria do senador Cristovam Buarque, atual presidente desta comissão.

Segundo Prof. Thales, que é também presidente do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R), esta proibição vem sendo implementada em muitos países como Israel (2013), Índia (2014) e Nova Zelândia (2015). “A União Europeia recentemente também proibiu os testes, impedindo inclusive, a importação de produtos e ingredientes cosméticos testados em animais”, comenta.

Para o pesquisador da UNIFAL-MG, o Brasil precisa inovar os processos de pesquisa e desenvolvimento de HPPC, eliminando os ensaios de toxicidade com animais: “além de ganhar competitividade no mercado internacional, a sociedade vem demonstrando desagrado diante de tais testes, considerados cruéis e desnecessários”.

Citando como exemplo o resgate dos cães da raça Beagle e também de ratos durante invasão ao Instituto Royal, no ano passado, o professor afirma que a maioria das pessoas desconhece que a prática de testar substâncias para avaliação de risco tóxico em animais é bastante comum em muitas empresas. “O que muita gente também não sabe é que estes testes não garantem segurança alguma, pois animais respondem de forma diferente dos humanos nos aspectos de metabolismo e fisiologia. Há crescentes evidências científicas demonstrando isso”, assegura.

Apesar de considerar o tema do PL 70/2014 de relevância incontestável, Prof. Thales pondera que tem uma redação confusa e que se for aprovado da forma como está constituída, não provocará mudanças significativas. “Não há menção à proibição de testes em animais com ingredientes com efeito desconhecido, apenas do produto acabado – o que, no Brasil, praticamente não ocorre. Atualmente existem muitos testes que não envolvem a utilização de animais, adotados inclusive por muitas empresas do setor”, argumenta.

Saiba mais

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.