Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 12 de Junho de 2015 – Ano IV – Nº 122

 

Projeto “EducAmbiental Animal” chama a atenção em exposição na praça de Alfenas

Equipe da UNIFAL-MG marcou presença no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

 

            Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a UNIFAL-MG participou de uma ação realizada na Praça Getúlio Vargas em Alfenas, no dia 03/06, oportunidade em que a equipe do projeto de extensão “EducAmbiental Animal” interagiu com a comunidade durante a exposição de animais do Laboratório Didático de Zoologia.

            Estudantes das escolas públicas e outros visitantes se mostraram curiosos para conhecer a biologia e o comportamento dos animais, bem como para manipulá-los sob a supervisão da equipe do projeto.

            A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Napoleão Sales, Tainá Oliveira Rodrigues, confessou ter sentido medo ao se aproximar dos animais, mas depois de certa resistência, acabou cedendo à vontade de ter contato com algumas espécies, como o réptil iguana. “A minha primeira sensação foi de medo, mas esses animais não são peçonhentos, são muito lindos”, afirmou.

            Encantada com a exposição, Tainá reconheceu a importância do projeto na promoção da conscientização ambiental e respeito à natureza. “Eu acho muito interessante porque a gente tem que saber conviver com esses animais também, afinal tudo é natureza de Deus”, frisou.

            De acordo com a coordenadora do projeto, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, técnica de laboratório da UNIFAL-MG, esse é um dos objetivos do EducAmbiental Animal: divulgar a diversidade dos grupos animais, gerar conhecimento e conscientização, bem como quebrar paradigmas quanto à biologia e comportamento das espécies, por meio da manipulação supervisionada pela equipe.

            No evento do Dia do Meio Ambiente, foram expostos os animais vivos: serpentes (Jiboia, Corn Snake e King Snake), iguanas, corujinha do mato e aranha caranguejeira. Também foram apresentados os animais taxidermizados: lobo guará, guaxinim, jacaré, macaco sagui, coruja "orelhuda", gralha, tartaruga marinha e tatu; além de uma amostra de insetário, coleção de abelhas e outros invertebrados conservados em álcool. Mas o laboratório da Universidade conta com mais animais vivos em cativeiro, como as maritacas, o falcão Quiriquiri, corujas Suindaras, bichos-pau australianos, louva-deus, uma espécie de caranguejo de água doce, peixes e salamandras.

            O monitoramento da manipulação dos animais é feita pelos integrantes do projeto, formado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e alunas de pós-graduação. Este grupo é coordenado pela Julieta com o apoio do chefe do Biotério da Universidade, João Francisco Vitório Rodrigues, e colaboração dos professores Humberto Fonseca Mendes e Vinícius Xavier da Silva.

            Uma novidade é que agora a equipe conta também com a participação de dois estagiários mirins. “Os estudantes Gabriel Gambi Vieira, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio CRA, e Pedro Augusto Souza, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Pontual, vieram por curiosidade conhecer o laboratório e por demonstrarem aptidão para a área, pediram para acompanhar como voluntários nossa rotina e cuidado com os animais”, conta Julieta.

 

 

Saiba mais

 

 

Trabalhos da área de Fisioterapia são premiados em evento internacional

Estudos se destacaram no Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas

 

 

            Trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade foram premiados durante o 4º Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas – Criança 2015, que aconteceu em Curitiba-PR, de 30 de maio a 02 de junho.

            A professora Tereza Cristina Carbonari de Faria, docente do curso de Fisioterapia na área de Pediatria, representou a Instituição no evento, oportunidade em que apresentou seis pôsteres com trabalhos dos alunos e professores do curso de Fisioterapia. “Também apresentei três temas livres, os quais foram selecionados previamente pela Comissão Científica. A UNIFAL-MG foi premiada em dois deles, posicionando-se no 2º e 3º lugares entre os melhores temas livres do Módulo Fisioterapia”, relata.

            O tema do trabalho que alcançou o 2º lugar é Efeitos de um programa lúdico de reabilitação pulmonar em crianças e adolescentes asmáticos”, cujos autores são: Ravena Carolina de Carvalho; Fernanda Santos de Oliveira; Tallyta Pereira Maciel dos Santos; Ariane Pedrosa Diniz; Alisson Jhonathas Alves de Souza; Andreia Maria Silva; Carmélia Bomfim Jacó Rocha; Tereza Cristina Carbonari de Faria e Juliana Bassalobre Carvalho Borges.

            "Avaliação neuromotora em pacientes com mielomeningocele submetidos ou não à cirurgia intrauterina" é o tema que obteve o 3º lugar na premiação. Os autores do trabalho são: Tereza Cristina Carbonari de Faria; Juliana Bassalobre Carvalho Borges; Ligia de Sousa; Wagner Jou Hisaba e Sérgio Cavalheiro.

            A quarta edição do congresso internacional envolveu 14 módulos de especialidades pediátricas, os quais contaram com a presença de 30 convidados internacionais e dos principais especialistas nacionais. O evento tem caráter multidisciplinar voltado à saúde da criança e do adolescente, foco central do trabalho do Pequeno Príncipe, uma instituição pioneira no cuidado à saúde e aos direitos infantis.

 

 

Portal “Vagas” destaca perfil do engenheiro ambiental

Reportagem entrevistou o professor da UNIFAL-MG, Leonardo Henrique Soares Damasceno

 

            Em reportagem divulgada no dia 02/06, o portal de profissões e carreiras “Vagas”, deu destaque para a Engenharia Ambiental. Para falar do perfil profissional, o repórter Marcus Lopes conversou com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG, oferecido no campus Poços de Caldas, Prof. Leonardo Henrique Soares Damasceno.

            Na publicação, o docente da Universidade comentou as características do curso de Engenharia Ambiental, o qual permite que o aluno estabeleça uma forte relação com o ambiente que o cerca, além de adquirir uma sólida formação em exatas para conquistar um bom espaço no mercado de trabalho.

            “Alguns estudantes começam o curso com um viés ambientalista, que de fato é importante e muitas vezes é a grande motivação do aluno em cursar Engenharia Ambiental. Entretanto, é necessária forte fundamentação em ciências exatas, que são necessárias ao futuro profissional”, afirma o professor na reportagem.

 

Confira na íntegra

 

 

 

Gestores de Planejamento e Administração do país participam de fórum em Goiânia

Encontro nacional será coordenado pelo pró-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Ana

 

            A Universidade Federal de Goiás (UFG) será a anfitriã da 2ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), que acontece de 17 a 19/06, no Papillon Hotel, em Goiânia.

            Segundo o coordenador nacional do Forplad, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, na pauta dos três dias de evento, estão previstos debates de temas como “Experiências em Terceirização de Mão de Obra” e “As universidades federais e a disputa pelos recursos públicos no Plano Nacional de Educação”.

            A segunda reunião do grupo de 2015, contará com a presença de convidados como a subsecretária de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação, Iara Ferreira Pinheiro; da coordenadora de Monitoramento de Contratos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ana Lília Lima dos Santos, e da diretora de Desenvolvimento da de IFES da Secretaria de Educação Superior, Profa. Dulce Maria Tristão.

            Conforme programação, a coordenadora de Monitoramento de Contratos do MPOG, falará sobre “Adesão ao modelo de compra direta de passagens aéreas” durante reunião do Grupo Temático de Administração.

            “Essas reuniões itinerantes do Fórum são importantes porque além de proporcionarem um espaço para debates e acompanhamento das ações dos gestores no cenário nacional, também promovem o intercâmbio de experiências que amplia a possibilidade de solucionar os problemas comuns das IFES”, resume Prof. Tomás.

            O Forplad realiza quatro reuniões ordinárias durante o ano, com os objetivos de estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES, promover o intercâmbio de temas de interesses do Fórum, assessorar os dirigentes das instituições e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

 

Acesse mais informações sobre o Forplad e a programação completa do encontro

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.