Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 26 de Junho de 2015 – Ano IV – Nº 124

 

Comitê Gestor de Tecnologia de Informação realiza primeira reunião na UNIFAL-MG

Grupo tem por objetivo definir prioridades, políticas e normas de TI na Instituição

 

            Integrantes do Comitê Gestor de Tecnologia de Informação (CGTI) da UNIFAL-MG participaram da primeira reunião do grupo, realizada na quarta-feira, 24/06, na sede.

            Durante a abertura, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que preside o comitê, explicou que dada à importância do papel da Tecnologia de Informação, os órgãos de controle determinam a existência de um grupo de caráter permanente para orientar a gestão na construção de políticas de TI.

            O dirigente do CGTI também esclareceu que a composição do grupo foi definida pelo Conselho Universitário, de acordo com o Regimento, e estabelece a participação de representantes da Reitoria, do corpo docente, dos técnico-administrativos, representantes discentes e o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI).

            Enfatizando a atuação do CGTI e o trabalho do NTI, Prof. Paulo Márcio deixou claro a função de cada órgão: “Enquanto o Comitê faz a política de TI, o NTI faz a execução dessa política. O papel desse comitê não é apenas técnico, é lógico que conhecimento técnico pode ajudar a discutir a política, mas o nosso papel é mais no sentido de definir as políticas institucionais”, destacou. 

 

A TI e suas demandas

 

            Para dar andamento aos trabalhos, o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação, Marcelo Penha Fernandes, secretário do CGTI, apresentou o que é o Comitê Gestor de Tecnologia de Informação, qual é a atual estrutura do NTI com a distribuição de pessoal, os serviços oferecidos, as demandas e as sugestões para a política já existente, quais são as prioridades, entre outros assuntos correlatos.

            Os membros do comitê, presentes nesta primeira reunião, fizeram intervenções durante a apresentação, a fim de esclarecer dúvidas e expor propostas para melhorias na gestão de TI.

            De acordo com a manifestação de alguns integrantes, apesar de alguns problemas que a Universidade enfrenta na área, existe um reconhecimento pelo esforço e dedicação da equipe do NTI, para manter todos os sistemas em funcionamento, uma vez que a Instituição muitas vezes depende de fatores externos para solucionar algumas questões.

 

Saiba mais

 

Aula inaugura atividades da Liga de Urgência e Emergência da Medicina

Tema trabalhado, apresentou a importância do atendimento inicial ao politraumatizado

 

 

            O curso de Medicina da UNIFAL-MG promoveu aula inaugural da Liga de Urgência e Emergência, na terça-feira, 23/06, no auditório Dr. João Leão de Faria.

            Para falar sobre "A importância do atendimento inicial ao politraumatizado", os membros da Liga convidaram o médico Flávio Rodrigues Coelho, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alfenas, especialista em Anestesiologia, pós-graduado em Medicina da Saúde e também em Família e Emergências Médicas e Pediátricas.

            As Ligas são entidades estudantis reconhecidas na participação da educação médica no meio acadêmico, que tem em sua frente um grupo de estudantes dedicados a se aprofundar em determinado tema e sanar as demandas da população, desenvolvendo atividades práticas e teóricas.

            Os integrantes da Liga de Urgência e Emergência da Medicina da UNIFAL-MG são:

 

Professores:
Profa. Mirian Monteiro Castilho da Silveira
Prof. Rogério Silva Lima

 

Colaboração:
Enfermeira Roberta Garcia Gomes

 

Alunos:

Vittoria Crepaldi, Isadora Felix, Greicy Kelly Pereira, Paulo Figueiredo, Daphine Palhoti Menezes, Juliana Souza, Thricia Diniz e Lucas Lião.

 

Confira imagens

 

 

Em portal web, CNPq destaca ex-aluno da UNIFAL-MG premiado no exterior

Vinicius Venâncio está no Texas complementando estudo sobre fruto inexplorado da Amazônia

 

           

            O portal web do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deu destaque nesta quinta-feira, 25/06, para um farmacêutico formado pela UNIFAL-MG, contemplado com bolsa de doutorado sanduíche, que foi agraciado com premiação no exterior.

            De acordo com a notícia, Vinicius Venâncio ganhou dois prêmios com a pesquisa que realiza no Texas, EUA, voltada para o potencial terapêutico de um fruto ainda inexplorado da Amazônia, o guariju (Chrysobalanus icaco L).

            Graduado em Farmácia pela UNIFAL-MG, Vinicius está no Texas, complementando seu doutorado em Toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP). A bolsa está permitindo com que ele realize o estágio de doutoramento sanduíche na College of Agriculture and Life Sciences na Texas A&M University.

           

Leia a entrevista que o pesquisador concedeu ao CNPq

 

 

CIAS presta homenagem à servidora

Palmira dos Anjos de Carvalho

Por ocasião da aposentadoria, a odontóloga recebeu o carinho dos colegas na despedida

 

            Na manhã desta quinta-feira, 25/06, o Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas realizou uma singela homenagem à servidora Palmira dos Anjos de Carvalho, odontóloga, por ocasião da aposentadoria.

            Em meio a agradecimentos pelos anos dedicados à Universidade, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa, expressou reconhecimento pelo trabalho da servidora. “É muito bom termos esses momentos também de reconhecimento do trabalho de uma colega. Em nome da Pró-Reitoria e da Universidade, só tenho a agradecer tudo que você fez, sua dedicação e carinho para tratar as pessoas. E não é uma despedida, a gente conta sempre com sua presença aqui. A amizade, acima de tudo, continua”, enfatizou.

            De forma descontraída, o coordenador do CIAS, o médico Dênis Magalhães, anunciou ter feito uma pesquisa sobre o significado do nome “Palmira” para destacar as qualidades da colega e agradeceu de forma emocionada:  “Nossos agradecimentos por tudo - assiduidade, interesse, eficiência, pontualidade, coleguismo, dedicação e, sobretudo, respeito”.

            Em nome de toda a equipe com quem a Palmira compartilhou o dia a dia no CIAS, o técnico em Segurança do Trabalho, Clério Sabino da Silva, também se inspirou para escrever uma mensagem especialmente para a homenageada, cuja leitura foi em tom de expressiva consideração e coleguismo. Dirigindo-se à Palmira, enfatizou:  “Eu ousei titulá-la de dedicação. Com esse substantivo, Palmira, você fecha mais esse ciclo da sua vida. Uma carreira brilhante, exercida com responsabilidade e respeito. Eu tenho a impressão que nessa hora deve estar passando um filme na sua mente. Os tempos de estudo, no esforço, e, enfim, o diploma naquela época. Depois veio o exercício da profissão. Quantas pessoas passaram pelas suas mãos? Você sempre, sempre, sempre com postura, com responsabilidade ao atendê-los, com certeza. Mas agora, Palmira, é chegada a hora, não a hora de parar, porque a vida não para. A vida continua. Mas a hora, Palmira, de você se dedicar àquela que sempre se dedicou, que é você mesma. Nós todos gostaríamos que você recebesse essa homenagem, esse presente, por merecimento. Doravante, esqueça as horas, doravante, descanse, desacelera, estreite laços com os familiares, que eu tenho certeza que essas horas de trabalho muitas vezes proibiram você de estar junto de seus amados. Viva intensamente e imensamente, Palmira, o seu presente, porque eu tenho certeza que esse momento foi conquistado por você. E uma frase que eu gosto bastante, do Leonardo da Vinci, diz assim: ‘Para estar junto, não é preciso estar perto, e sim, do lado de dentro.’ Com isso, eu quero dizer que fica aqui registrado em nome de seus colegas, que você será sempre lembrada pelos anos de dedicação a essa Universidade.”

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.