Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 03 de Julho de 2015 – Ano IV – Nº 125

UNIFAL-MG recebe pesquisador estrangeiro para estudo sobre a doença de Alzheimer

Professor da Itália colaborará com projeto desenvolvido pelo Prof. Cláudio Viegas Júnior

A UNIFAL-MG recebe desde segunda-feira, 29/06, o professor da Universidade de Bolonha, Itália, Andrea Tarozzi, contemplado com bolsa pelo Ciência sem Fronteiras (CsF), na modalidade Pesquisador Visitante Especial, no Edital MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs nº 03/2014. O pesquisador vem colaborar com uma pesquisa sobre a doença de Alzheimer, de autoria do professor do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Cláudio Viegas Júnior.

Intitulado "The glia-neuron network as a novel target for designed multiple ligands in the treatment of neurodegeneration”, o trabalho tem por objetivo investigar moléculas inéditas planejadas e sintetizadas no Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da UNIFAL-MG (LFQM), como novos candidatos a fármacos contra a doença de Alzheimer, aprofundando os estudos sobre possíveis mecanismos de ação e efeitos neuroprotetores.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2014 e prevê a vinda do Prof. Tarozzi ao Brasil até 2017, 30 dias em cada ano. “Esta é a 1ª missão de pesquisa, na qual, o professor está trocando informações e discutindo resultados com nosso grupo de pesquisa em Química Medicinal no Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal, além de ministrar uma disciplina condensada intitulada ‘Pharmacology and pharmacotherapy: Experimental models for Alzheimer’s disease’”, explica o Prof. Cláudio.

Cerca de 30 pesquisadores, entre discentes de graduação, pós-graduação e docentes da Universidade participaram do curso, realizado no auditório Dr. João Leão de Faria, nesta primeira etapa. “A presença do Prof. Tarozzi representa um passo importantíssimo na internacionalização do nosso grupo de pesquisa, bem como dos programas de Pós-Graduação em Química e Ciências Farmacêuticas, aos quais pertencem nossos mestrandos e doutorandos”, assinala o autor do projeto.

Empresa incubada na NidusTec realiza plantio de mudas na Unidade Santa Clara

Iniciativa foi uma maneira de agradecer a confiança de parceiros como a UNIFAL-MG

Em comemoração ao marco de 1.000 seguidores em sua fanpage, alcançado na última semana, a empresa Projetos de Intervenção Socioambiental - PISO, incubada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG (NidusTec), realizou o plantio de 50 mudas nativas na Área de Preservação Permanente da Unidade Educacional Santa Clara, da UNIFAL-MG, nos dias 30/06 e 01/07.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da PISO, a iniciativa dos sócios foi uma maneira de agradecer a confiança de seus clientes e parceiros, além de reforçar a responsabilidade ambiental da empresa e proteger a área de preservação permanente para que a nascente e seu entorno estejam em maior equilíbrio com o seu estado natural.

Entre as espécies plantadas, estão mudas de Jequitibá, Pau Pereira, Cedrinho, Angico e Araucária.

Para realizar o plantio, a empresa contou com estudo prévio, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento.

A fim de definir e preparar o espaço para que a ação ocorresse com sucesso e segurança a todos os envolvidos, a PISO visitou o local e recebeu orientações e as diretrizes do professor do Instituto de Ciências da Natureza, Marcelo Polo, responsável pelo paisagismo da unidade.

Sobre a PISO

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.