Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 31 de Julho de 2015 – Ano IV – Nº 126

Mestrado em Ciências Ambientais apresenta a 50ª defesa na Instituição

Discente Lucas Batista de Souza defendeu estudo sobre espécie vegetal amazônica

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) alcançou a marca de 50 dissertações defendidas na Instituição, no dia 23/07, com a defesa apresentada pelo discente Lucas Batista de Souza.

A banca foi presidida pelo coordenador do programa, Prof. Breno Régis Santos, também orientador do discente, que na abertura, fez questão de agradecer a participação dos demais colegas que integraram a banca: o vice-coordenador do mestrado, Prof. Marcelo Polo, e o professor Wellington Marota Barbosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

“Uma característica interessante é que essa é a 50ª defesa do PPGCA. Nós começamos em 2010 e já foram 50 defesas, e a 50ª é justamente a do Lucas”, enfatizou Prof. Breno.

Segundo o orientador, Lucas também é o primeiro aluno a concluir o mestrado em 18 meses. “Isto para o programa é bom, e ainda tem mais um detalhe: Lucas passou no doutorado”, ressaltou.

Focado na espécie vegetal amazônica paricá, o estudo do discente teve como tema “Análise da calogênese de paricá por modelos de regressão logística”.

Saiba mais sobre o programa

Palestras, atividades práticas e defesas marcam curso sobre Biologia Celular

Evento envolveu temas relacionados à Embriologia e Biologia da Reprodução

O Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento (DBCD) da UNIFAL-MG promoveu entre os dias 27 e 30/07, o 1º Curso em Morfologia e Biologia Celular e do Desenvolvimento na Instituição, reunindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, e convidados de outras instituições.

De acordo com a organização, coordenada pelo Prof. Angel Barchuk, o curso buscou englobar, por meio de palestras e atividades práticas, áreas da pesquisa como Biologia Celular e do Desenvolvimento, além de temas relacionados à Embriologia e Biologia da Reprodução, possibilitando ao aluno ter contato com práticas desenvolvidas por pesquisadores do DBCD nessas áreas.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios de pesquisa do DBCD, e entrarem em contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Biologia Animal Integrativa (LABAInt) da Universidade.

Na programação, foram incluídas também, defesas de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos da Instituição.

O mestrando Renato de Oliveira Horvath, do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde, defendeu a dissertação intitulada “Responsividade das Células Natural Killer Uterinas DBA+ e Alterações Comportamentais Frente ao Tratamento com Ciclofosfamida”, na quarta-feira, 29/07. Participaram como titulares da banca, os professores: Valdemar Antonio Paffaro Jr. e Marisa Ionta da UNIFAL-MG, e Mara Sandra Hoshida da USP. Os demais docentes suplentes convidados foram: Prof. Paulo Pinto Joazeiro da UNICAMP e Profa. Estela Regina de Oliveira da UNIFAL-MG.

Na quinta-feira, 30/07, foi a vez do doutorando Bruno Zavan, do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, defender a tese “Estudo de Dois Modelos de Camundongos Durante a Gestação: I. Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica x Nimesulida; II. Deficiência do Fator de Crescimento Placentário”. Compuseram a banca como titulares, os professores: Valdemar Antonio Paffaro Jr., Roseli Soncini e Marcia Cristina Bizinotto Assunção da UNIFAL-MG, André Klein da UFMG e Mara Sandra Hoshida da USP. Os suplentes foram: Profa. Débora Rejane Fior Chadi da USP, Prof. Wellerson Rodrigo Scarano da UNESP-Botucatu e Profa. Marisa Ionta da UNIFAL-MG.

UNIFAL-MG é representada no curso "Normas Brasileiras de Contabilidade Pública"

Servidora do Setor de Transportes participou da capacitação em Belo Horizonte

A UNIFAL-MG marcou presença no curso “NBC'S do Setor Público: Normas Brasileiras de Contabilidade Pública", realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 17/07. Representando a Instituição, a servidora Daniela Ketryn Pereira Machado, assistente em administração do Setor de Transportes da UNIFAL-MG, participou da capacitação que teve duração de oito horas.

O curso presencial foi ministrado pelo escritor e mestre em Contabilidade, Prof. Nilton de Aquino Andrade, e objetivou capacitar os participantes, apresentando a conceituação, o objeto e o campo de aplicação da Contabilidade no Setor Público.

De acordo com Daniela, relevantes assuntos sobre normas contábeis públicas foram abordados e, principalmente, sobre a execução orçamentária, recursos públicos e as fases da despesa pública: empenho, liquidações e pagamentos. “O conhecimento adquirido foi importante para o entendimento de rotinas diretamente envolvidas nos atos e fatos das transações do setor público que provocam alterações qualitativas e quantitativas no patrimônio”, afirmou a servidora.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.