Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 07 de Agosto de 2015 – Ano IV – Nº 127

Projeto da Universidade fomenta a arte em áreas de vulnerabilidade social

“Universidade, Teatro e Escola” promove experimentação teatral e oficinas para crianças

Desde junho, um projeto de extensão da Universidade, com ênfase na inclusão social e cultural, vem fomentando a inserção de trabalhos artísticos no ambiente universitário e difundindo a experimentação teatral em áreas de vulnerabilidade social.

Trata-se do “Projeto UTE – Universidade, Teatro e Escola”, desenvolvido pelos alunos Romário da Silva Borges, do curso de Ciência da Computação, e Bruna Cabral, do curso de Odontologia, ambos os discentes, artistas de Alfenas.

Sob a coordenação da técnica de laboratório do Instituto de Química da UNIFAL-MG, Bernadete de Lourdes Carvalho Meira, ex-integrante do grupo “Teatro Alfenense de Comédia (TAC)”, antiga companhia teatral de Alfenas, o projeto envolve amostras mensais de esquetes teatrais, com temática infantil, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Alfenas; e também oficinas para a inserção teatral de crianças em um projeto da cidade de Areado.

De acordo com o aluno Romário, uma das etapas do projeto, compreende a criação de um grupo teatral que, ao longo do ano, promoverá a confecção de um espetáculo e, posteriormente, realizará uma temporada de apresentações do mesmo. “Dentre os movimentos artísticos presentes na Universidade, o teatro ainda não possui um espaço próprio em meio ao campus. Visto isso, verificou-se a necessidade de um grupo de teatro universitário, para que toda a comunidade acadêmica – ou geral – tenha acesso a essa arte”, enfatiza.

Sobre a atuação de dois alunos de áreas tão diferentes à frente do projeto, sendo Romário, da Ciência da Computação, e Bruna, da Odontologia, o integrante comenta que a ideia é realmente reunir a diversidade.  “A ação visa integrar os alunos de diferentes áreas do conhecimento, acolhendo a toda comunidade acadêmica”, afirma.

Segundo a equipe, o projeto contará também com o apoio de artistas profissionais como Rodrigo Mikelino, Thiago Meira e Clodoaldo Borges.

Até o final de agosto serão divulgadas as inscrições para novos componentes do projeto. Aguarde!

Programa "Nutrir Vidas" realiza cadastro de vegetarianos para ações de apoio

Atividades serão desenvolvidas pelo Grupo de Atenção à Saúde dos Vegetarianos (VEGAS)

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) está iniciando um trabalho com os vegetarianos da UNIFAL-MG, com o objetivo de conhecer os praticantes das dietas vegetarianas da comunidade acadêmica e traçar ações de apoio específicas que integrarão as atividades do Grupo de Atenção à Saúde dos Vegetarianos (VEGAS).

Para tanto, convida os interessados para preencherem um formulário de cadastramento, disponível no link: https://goo.gl/5iYLJH.

De acordo com a coordenadora do projeto, a nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, estão previstas as ações de acompanhamento e orientação de praticantes de dietas vegetarianas, com vistas aos cuidados com a saúde integral do indivíduo; encontros mensais para orientação nutricional; atendimento nutricional individualizado para casos específicos e melhoria das opções vegetarianas nas unidades do Restaurante Universitário (RU).

Além do acesso pelo link, a ficha de cadastramento dos vegetarianos, interessados ou não em participar do Grupo VEGAS, também está disponível nos seguintes locais:

·         Secretaria da Prace;

·         Página eletrônica do Restaurante Universitário;

·         Solicitadas pelo e-mail: vegasunifal@gmail.com.

A ficha preenchida poderá ser encaminhada para o e-mail vegasunifal@gmail.com ou entregue diretamente na Secretaria da Prace, de segunda a quinta-feira, das 7 às 17h; ou às sextas-feiras, das 7 às 12h ou das 13 às 17h.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.