Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Agosto de 2015 – Ano IV – Nº 128

Trabalho desenvolvido com livro de professores da UNIFAL-MG é destaque no MEC

"Produzir Textos na Educação Básica" é utilizado em projeto do Instituto de Rondônia

No início do ano, os professores do curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Celso Ferrarezi Jr. e Robson Santos de Carvalho, lançaram, pela Editora Parábola, o livro "Produzir Textos na Educação Básica: o que saber, como fazer".

A partir de então, uma série de trabalhos vêm sendo realizados com base no livro, por diversas escolas do país, ganhando recentemente, inclusive, destaque na página principal do Portal do Ministério da Educação (MEC), na terça-feira, 11/08.

Assinada por Fátima Schenini do Jornal do Professor, a reportagem repercutida na página do MEC fala sobre um projeto de apoio à prática da escrita desenvolvido pelo campus de Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). De acordo com a notícia, o projeto conta com práticas de leitura e análise da obra dos docentes da UNIFAL-MG.

O livro, escrito pelos professores Ferrarezi e Robson, objetiva fornecer aos professores um método eficaz para o ensino da redação no Brasil, diferentemente da maioria dos manuais. "Fornecemos um passo a passo para o professor ensinar o que é preciso para que seus alunos aprendam de fato a escrever. São atividades sugeridas desde a fase da alfabetização até o final do ensino médio. A grande novidade desse livro está no fato de que as atividades propostas foram aplicadas pelos autores nas salas de aula em que eles trabalharam ao longo da carreira docente: escolas públicas, particulares, de centro e de periferia, de diversas regiões do país, da capital e do interior", explicam os autores.

Comentando sobre a repercussão do trabalho, Prof. Robson ressaltou: "Acreditamos ser muito importante contribuir para a melhoria da qualidade da educação deste país, especialmente a pública e gratuita. Por isso nos dedicamos à formação de professores".

Confira na íntegra a reportagem que ganhou destaque na página do MEC

Conto escrito por professor da Universidade ganha versão em e-book

“O Leproso” pode ser acessado pela página da Amazon

Um conto de autoria do professor da UNIFAL-MG, Tomaz Henrique Araújo, foi publicado pelo e-book Kindle da Amazon.

Intitulado “O Leproso”, o conto dá vida a um personagem bíblico que retrata sua história. “Nessa linha de dar voz a personagens, descrevo como ‘causos’ passagens bíblicas. Às vezes com humor, outras tantas dando contemporaneidade aos temas”, explica o autor.

De acordo com Prof. Tomaz, o conto faz parte de uma coletânea de textos, que  tem escrito nos últimos meses, incentivado por amigos escritores e pela filha, Isabella Araújo,  que faz pós-graduação em Literatura na Universidade do Porto, em Portugal. “Por iniciativa própria, minha filha apresentou alguns contos para professores da Universidade do Porto e eles sugeriram que eu deveria publicar”, conta.

O conto foi inscrito para um concurso literário e ganhou versão on-line em e-book.

O acesso ao conto “O Leproso” pode ser feito pela página da Amazon.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.