Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Agosto de 2015 – Ano IV – Nº 130

 

UNIFAL-MG celebra os 10 anos da Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Homenagens e palestras marcaram o evento comemorativo

 

            Concomitantemente aos 10 anos de transformação da Instituição em Universidade, a UNIFAL-MG também comemora este ano, os 10 anos de criação do primeiro Programa de Pós-Graduação: o de Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

            Para celebrar a data tão significativa, a Coordenação do Programa e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação organizaram um Ciclo de Palestras, na quarta-feira, 26/08, que contou com a presença do professor Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente que contribuiu para a implantação do Programa na UNIFAL-MG e ministrou a aula inaugural realizada em agosto de 2005.

            O momento também foi marcado pela palestra da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger, que falou sobre “Políticas Pesquisa e Pós-Graduação na UNIFAL-MG”. Em seguida, os participantes assistiram a explanação dos convidados Christine Masson, adida de Cooperação e Ação Cultural para o estado de Minas Gerais da Embaixada da França no Brasil; e Vincent Nédélec, assessor internacional de Cooperação Universitária da Embaixada da França em Brasília. Ambos falaram sobre “Mobilidade e cooperação universitária com a França: oportunidades e acesso ao ensino do francês.”

            A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora do PPGCF, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, que recordou o histórico do Programa e as pessoas que contribuíram para a sua consolidação. “Muitas pessoas, em determinados momentos históricos deste Programa, ajudaram na construção do cenário que nós temos. Dois reitores: Antônio Martins de Siqueira e Paulo Márcio de Faria e Silva; também os pró-reitores, Prof. Paulo Márcio que era pró-reitor na época de criação, Prof. Marcelo Polo, Prof. Antonio Carlos Doriguetto, Profa. Eva Burger, bem como sua equipe e seus adjuntos, fazem parte da vida do PPGCF, aos quais nós somos muito gratos”, destacou.

            Profa. Eva apresentou números que comprovaram o expressivo crescimento da área na Instituição, que conta hoje com 18 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, totalizando 22 cursos oferecidos, sendo 18 de Mestrado e 04 de Doutorado.

            Ao final da apresentação, Profa. Eva agradeceu e homenageou a todos os envolvidos na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade, pedindo à coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Isarita Martins Sakakibara, que a ajudasse a entregar um Certificado de Menção Honrosa a cada um daqueles que participaram do processo.

            Os convidados para falar dos programas de mobilidade e acesso ao ensino na França, Christine Masson e Vincent Nédélec, foram apresentados pelo assessor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Prof. Masaharu Ikegaki.

            Fechando o Ciclo de Palestras, os discentes e docentes da área de Ciências Farmacêuticas prestigiaram a palestra do Prof. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, pesquisador que prestou uma contribuição fundamental para a criação do PPGCF na UNIFAL-MG.

 

 

Confira mais detalhes

 

 

Projetos da UNIFAL-MG são selecionados

pela FINEP

Confira o resultado preliminar da Carta Convite

 

            A UNIFAL-MG foi uma das 30 instituições pré-selecionadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para receber recursos adicionais destinados à conclusão de obras aprovadas originalmente nos projetos contratados em chamadas públicas anteriores. A proposta foi elaborada em parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. De acordo com a divulgação preliminar da Carta Convite MCTI/FINEP 01/2014, publicada na segunda-feira, 24/08, a Universidade receberá R$ 3.028.799,00 dos R$ 81 milhões previstos para os aportes.

            Os recursos contribuirão para a ampliação e construção de laboratórios de pesquisa, bem como para o fortalecimento da pesquisa e crescimento da pós-graduação na Universidade.

            O objetivo da concessão dos recursos é o cumprimento definitivo das metas físicas, cuja execução tenha sido inviabilizada por elevação no custo da construção civil e por incompatibilidade do custo do metro quadrado concedido em relação ao praticado.

            De acordo com a FINEP, participaram do edital, instituições selecionadas nos 13 editais lançados pela Financiadora no período de 2004 a 2013.

            O resultado final será divulgado em meados de outubro.

           

Acesse o resultado preliminar da CARTA CONVITE MCTI/FINEP 01/2014

 

 

 

Professora Lana dos Santos é nomeada “Professora Titular” da UNIFAL-MG

Saiba como foi a defesa do memorial da docente

 

            A UNIFAL-MG promoveu mais um concurso para fins de promoção à Classe E, na quinta-feira, 20/08, do qual participou a professora da Escola de Enfermagem, Lana Ermelinda da Silva dos Santos, atual pró-reitora de Graduação.

            Para obter a titulação, Profa. Lana apresentou à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), a defesa do memorial que reuniu seu currículo, uma descrição de contextos e relato das atividades, com destaque para o ensino, incluindo sua atuação com outros docentes que ingressaram nos anos 80, na construção e consolidação do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG.

            Em sua fala, a professora destacou também atividades administrativas, em diferentes níveis, como sua participação no Conselho Universitário (Consuni), no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no Colegiado de Graduação, e nas diferentes comissões pedagógicas e administrativas.

            Como docente e pró-reitora de Graduação, Profa. Lana também tem integrado várias comissões no Ministério da Educação, junto a Secretaria de Educação Superior e Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, além de fazer parte do  Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes).

            A professora ingressou na UNIFAL-MG, no então Departamento de Enfermagem da antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, em agosto de 1980, compondo a primeira turma do curso. “Este curso foi aprovado em 1976, para atender uma demanda do Ministério da Saúde, pois existiam poucas enfermeiras no Brasil”, recorda.

            De acordo com Profa. Lana, a fixação de docentes no curso foi consolidada com a contratação de ex-alunas que tinham interesse em desenvolver um trabalho em benefício do curso e continuar residindo em Alfenas. “O ensino de graduação foi desenvolvido com muita dedicação e alta qualidade, considerando os indicadores alcançados pelo curso, ou seja, todas as avaliações obtiveram conceito máximo e os egressos também têm sido aprovados em concursos de grande concorrência em todo o país”, comenta.

            Na defesa, a comissão especial foi composta pelos docentes:

 

·         Profa. Marília Alves – UFMG

·         Profa.  Sueli Maria dos Reis Santos – UFJF

·         Profa. Janine Schirmer - UNIFESP

·         Prof. Ronaldo Mariano – UNIFAL-MG

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, Profa. Lana ressaltou sua satisfação de ter concluído com êxito essa etapa de sua vida. “Tenho a satisfação do dever cumprido após este mergulho na minha vida profissional, acadêmica e pessoal. Acredito que para o desenvolvimento e consolidação da Escola de Enfermagem e da UNIFAL-MG”, disse, acrescentando: “Tenho plena certeza que as dificuldades e desafios pelos quais passei serviram para meu aprendizado e crescimento para lidar com as relações interpessoais e com situações diversas”, garantiu.

 

Veja mais

 

Projeto viabiliza a coleta de materiais recicláveis no campus Poços de Caldas

 

            Em parceria com a Cooperativa Ação Reciclar de Poços de Caldas-MG, o projeto “Recicla UNIFAL-MG” desenvolvido no campus de Poços de Caldas, promove e incentiva a coleta seletiva na Universidade, dando apoio aos catadores de materiais recicláveis e, colocando em prática a sustentabilidade dentro e fora do campus.

            Segundo informações da Coordenação do projeto, as tarefas exercidas pelos integrantes do Recicla UNIFAL-MG têm o propósito de oferecer a base necessária para que a coleta seletiva no campus aconteça, visando maneiras de continuar melhorando o seu desempenho a cada semestre. Dentre essas atividades desenvolvidas no campus, destacam-se a divulgação e incentivo da coleta com a publicação de posts em redes sociais, envio de mala direta, e publicação no site; adequação e identificação das lixeiras; implantação de pontos de coleta de papel; monitoramento das lixeiras; acompanhamento da coleta semanal realizada pela Cooperativa Ação Reciclar; monitoramento de lixeiras; participação nas reuniões da Associação Poços Sustentável para fortalecer a parceira com a cooperativa; arrecadação de materiais e instrumentos necessários ao contínuo avanço da coleta seletiva no campus, na Cooperativa e na cidade.

            Esse grupo faz parte do projeto “Proposta de Implantação de Coleta Seletiva no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG”, coordenado pelos professores Giselle Patrícia Sancinetti e Luiz Felipe Ramos Turci, atual presidente da Comissão de Sustentabilidade do campus Poços de Caldas.

            Desde sua implantação, no segundo semestre de 2014, o projeto tem avançado em termos de qualidade de separação do material, infraestrutura da coleta, divulgação e quantidade de material coletado.

            “No início do projeto, foram dispostas, por todo o campus, lixeiras apropriadas para a separação de material reciclável. Aquelas que já se encontravam instaladas foram adaptadas com pintura e adesivos para a distinção entre lixo não reciclável e material reciclável, através da colaboração do então presidente da Comissão de Sustentabilidade do campus Poços de Caldas, Deivid Saldanha e da extinta Comissão de Resíduos Sólidos do campus. Adicionalmente, a comissão de sustentabilidade do campus realizou um pedido de novas lixeiras por não entender que as atuais lixeiras não são as mais adequadas para a promoção da coleta seletiva”, explicam os coordenadores.

            De acordo com Prof. Luiz Felipe, a equipe conta com a doação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), realizada pela Danone. “O PEV encontra-se instalado na entrada do prédio de aulas do campus, onde toda a comunidade acadêmica é convidada a depositar seu material reciclável, seja esse gerado no campus ou trazido de casa. Com acesso liberado a esse PEV, a Cooperativa Ação Reciclar realizava a coleta a cada 15 dias, inicialmente”, comenta.

 

Conheça o “Recicla UNIFAL-MG”

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.