Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 04 de Setembro de 2015 – Ano IV – Nº 131

UNIFAL-MG recebe estudantes colombianos para intercâmbio

Pelo Programa BRACOL, alunas da Universidade também participam de mobilidade na Colômbia

 

            No mês de agosto, a UNIFAL-MG recebeu dois alunos colombianos participantes do Programa de Intercâmbio de Estudantes – Brasil-Colômbia (BRACOL), o qual oferece a oportunidade para alunos de graduação cursarem um semestre em uma das instituições conveniadas, dos dois países.

            Recepcionados pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, os discentes Jhonn Anderson Romero Peña da Corporation Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto) e Jean David Varilla González da Universidad de Córdoba (Unicordoba), que cursam, respectivamente, Letras e Ciências Biológicas, receberam também as boas-vindas do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, com quem se encontraram para falar das expectativas de estudar esse semestre na UNIFAL-MG.

            “É muito bom recebê-los aqui na UNIFAL-MG, vocês estão fazendo história porque são os primeiros colombianos, que participam formalmente de programa de cooperação em nossa Universidade”, ressaltou o reitor.

            Entusiasmados por estarem no Brasil e com a oportunidade de estudar na Instituição, Johnn Anderson e Jean David apresentaram interesses bem definidos: aprofundar o conhecimento em suas áreas, conhecer os brasileiros e, sobretudo, aprender a língua portuguesa.

            Assim como a UNIFAL-MG recebeu os estudantes colombianos, duas universidades da Colômbia também receberam estudantes da Instituição: Aline Caroline Rodrigues, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, e Gabrielly Aparecida Araújo, do curso de Letras, foram recepcionadas na Unicordoba e Uniminuto, respectivamente.

            De acordo com o Prof. Masaharu, o Programa BRACOL, que é promovido pela Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da qual a Universidade Federal de Alfenas é signatária, visa estimular o intercâmbio discente entre alunos de graduação das universidades brasileiras e colombianas participantes, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil destas instituições.

            “Nos últimos anos, a UNIFAL-MG enviou centenas de estudantes para o exterior, graças ao Programa Ciência sem Fronteiras e as parcerias bilaterais com universidades estrangeiras. A recepção de estudantes e pesquisadores internacionais faz parte do processo de internacionalização da Universidade conhecida como internacionalização em casa. Isso permite que mesmo os estudantes e servidores que não têm condições de sair do Brasil possam ter contato com pessoas de outros países, tornando mais acessível o intercâmbio cultural e de conhecimento”, comentou o assessor de Relações Interinstitucionais.

 

Confira também notícias das alunas da UNIFAL-MG na Colômbia

 

UNIFAL-MG contribui para formação continuada de profissionais de Poços de Caldas

Universidade participou do programa “Pintando o Sete” voltado para a Educação do município

 

            A UNIFAL-MG participou do programa “Pintando o Sete em Tempo Integral”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas nos dias 21 e 22/08, objetivando a formação continuada dos profissionais de Educação do município.

            O evento reuniu cerca de 1.500 profissionais da área de Educação e contou com a participação do professor do campus Poços de Caldas da Universidade, Cássius Anderson Miquele de Melo, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que apresentou os resultados dos cursos de Extensão "Docência em Educação Infantil" e "Educação Infantil, Infâncias e Arte", representando o Comitê de Formação Continuada (COMFOR) da UNIFAL-MG; e também do acadêmico do campus, Giovanni Nascimento, que ministrou a oficina "Tecnologia: Contexto e Aplicabilidade na Educação Infantil".

            De acordo com Prof. Cássius, os cursos foram coordenados respectivamente pela Profa. Maria Emília de Almeida Cruz Torres, do Instituto de Ciência e Tecnologia; e pelo Prof. Ronaldo Auad, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

            “Durante o evento, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, reforçaram a intenção de manter a parceria com a Universidade para o (re) oferecimento dos cursos, visto que hoje mais de 7 mil crianças são atendidas no município só na Educação Infantil e muitos dos profissionais ainda carecem de atualização com relação às práticas”, comentou o diretor do ICT.

            Os cursos de Extensão para formação continuada de profissionais da área de Educação são oferecidos hoje no campus de Poços de Caldas em parceria entre UNIFAL-MG, MEC e prefeituras. Atualmente, o Comitê de Formação Continuada é presidido pela Profa. Fábia Cassanjes, do ICT.

            “A participação da Universidade em eventos desse tipo é fundamental para demonstrar o cumprimento do seu papel social na qualificação de profissionais e aprimoramento da qualidade dos serviços de educação prestados na região”, afirmou o Prof. Cássius.

 

Saiba mais

 

Nova Congregação é eleita no Instituto de Ciência e Tecnologia

Eleição foi realizada de forma participativa sem o uso de chapas

 

           

            O Instituto de Ciência e Tecnologia do campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG acaba de eleger uma nova Congregação com mandato de dois anos. Os oito professores mais votados foram indicados como titulares, sendo os oito seguintes, indicados como suplentes, em um modelo participativo sem o uso de chapas.

            De acordo com a Diretoria do ICT,  ao optar por este modelo, o intuito é promover um órgão participativo e integrado às necessidades dos docentes, técnicos e alunos, sem uma divisão por grupos.

            A primeira reunião dessa nova Congregação do Instituto de Ciência e Tecnologia ocorrerá dia 08/09.

            O resultado final das eleições pode ser consultado na ata final das eleições, disponível aqui.

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.