Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 25 de Setembro de 2015 – Ano IV – Nº 134

 

Tratamentos em hidroterapia reabilitam pacientes na UNIFAL-MG

Alunos e professores da Fisioterapia realizam mais de 100 atendimentos por semana

 

            As atividades envolvendo atendimentos em hidroterapia na UNIFAL-MG iniciaram no mês de agosto, na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional Santa Clara, na disciplina coordenada pela professora do curso de Fisioterapia, Andréia Maria Silva, que também supervisiona o estágio em Hidroterapia.

            Conforme a docente, o setor atende e auxilia na reabilitação de pacientes das áreas de musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, cardíaca, pneumológica e saúde da mulher.

            Realizados três dias na semana, os atendimentos têm duração aproximada de 50 minutos por paciente. “Nós temos seis alunos por estágio e no dia, cada aluno atende quatro pacientes. Então temos um total de 24 pacientes atendidos por dia”, conta, lembrando que ao final da semana são 72 atendimentos realizados.

            Profa. Andréia ressalta que a hidroterapia também é utilizada por projetos de pesquisa, coordenados por professores colaboradores como Juliana Bassalobre Carvalho Borges, Adriano Prado Simão, Daniele Sirineu Pereira e Tereza Cristina Carbonari de Faria, que orientam os alunos no atendimento em torno de 20 pacientes por dia. “Somando todos os atendimentos, temos 132 pacientes por semana”, afirma.

            Entre os benefícios da atividade estão: alívio da dor e diminuição do edema; redução do espasmo muscular e relaxamento muscular; aumento da amplitude de movimento; aumento da resistência e força muscular; redução do estresse e ansiedade; melhora no equilíbrio e coordenação motora; melhora no condicionamento cardiovascular e melhora do retorno venoso.

            A professora salienta a importância de saber a diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica. “A hidroterapia é executada por fisioterapeuta, que através da avaliação individual, determina o plano de tratamento para cada paciente. Por outro lado, a hidroginástica é executada por educador físico através da prática regular e sistematizada dos exercícios, que são realizados em grupos”, explica.

 

Soluções ecológicas garantem a qualidade da piscina da Clínica de Fisioterapia

Sistemas inovadores são utilizados no tratamento da água

 

            Para garantir a qualidade e a segurança no funcionamento da piscina do setor de Hidroterapia, a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), buscou soluções inovadoras, práticas e ecológicas, que estão fazendo a diferença nos atendimentos.

            No tratamento da água, foi adotado o sistema de ozônio (O3), gás natural encontrado na atmosfera, que diminui enormemente o uso do cloro, eliminando os riscos decorrentes do transporte e manuseio do produto, além de ser reconhecido mundialmente como o melhor oxidante e desinfetante. “O ozônio protege os seres vivos, como um filtro, dos raios solares malignos. É um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, capaz de destruir esses micro-organismos até 3.120 vezes mais rápido que o cloro, além de ser reconhecido como o mais seguro e eficaz método de tratamento de água”, explica o engenheiro eletricista da CPO, Charles Guimarães Lopes, enfatizando a aplicação do ozônio também em indústrias, piscinas, águas municipais, na Medicina e na Odontologia.

            De acordo com o coordenador de Projetos e Obras, o arquiteto, José Mário Barbosa Alves, a tecnologia elimina os grandes problemas das piscinas, que são as cloraminas - substâncias resultantes da reação do cloro com todas as impurezas presentes na água, que agravam problemas alérgicos e respiratórios, causando ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo. “O tratamento da água com ozônio, por meio da tecnologia Panozon, faz com que esses desconfortos causados pelas cloraminas sejam eliminados, pois o ozônio faz a desinfecção da água de forma natural, ajudando ainda a prevenir casos de otite, micoses e outras doenças transmitidas pela água”, pontua.

            Atentando-se para a sustentabilidade, causa abraçada pela Instituição, a equipe da Coordenadoria de Projetos e Obras também optou pelo sistema de aquecimento solar como fonte de energia renovável e não poluente para a piscina, para o vestiário da Clínica de Fisioterapia e para outros setores da hidroterapia, como a sala de turbilhões. Nos dias nublados ou chuvosos, a piscina dispõe de um equipamento de aquecimento elétrico para garantir a temperatura da água aquecida.

 

Saiba mais

 

Liga Acadêmica de Oftalmologia da UNIFAL-MG realiza aula inaugural

Evento reuniu mais de 100 acadêmicos

 

            A Liga Acadêmica de Oftalmologia do curso de Medicina iniciou suas atividades na UNIFAL-MG, no dia 17/09.

            Na oportunidade, os acadêmicos participaram de uma aula inaugural, que contou com a presença dos médicos oftalmologistas, Dr. Rafael Garcia Fernandes Nogueira e Dr. Rodrigo Donato Costa.

            Especialista da área de segmento anterior, Dr. Rafael discorreu sobre Ceratocone, uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas.

            Dr. Rodrigo, que é pesquisador na Universidade da Califórnia, em Irvine, ministrou sobre o tema “Retinopatia Diabética”, doença grave, que pode causar severa perda visual se não diagnosticada e tratada a tempo. A Retinopatia Diabética é provocada por altos níveis de açúcar no sangue, os quais podem lesar os vasos sanguíneos da retina - a camada nervosa do fundo do olho que percebe a luz e ajuda a enviar imagens até o cérebro.

            O evento reuniu 117 alunos e contou ainda com a participação dos oftalmologistas: Dr. Carlos Alberto da Costa, Dr. Fernando Cabral, Dra. Daniela Leão e Dr. Cleiton Cardoso Ribeiro.
            Os professores do curso de Medicina, Larissa de Souza Bueno, Geraldo José Fernandes Medeiros e Raul Paiva, também prestigiaram a aula inaugural.

            Sob a coordenação da Profa. Flávia Beatriz Andrade Oliveira Ribeiro, a Liga de Oftalmologia é constituída pelos alunos Pedro Henrique Oliveira Ribeiro, Stela Melo Caffaro, Jhonatan Halley Franco Faria, Samuel de Pádua, Thiago Augusto da Silva e Alexandre Aniceto Rodrigues.

 

Confira outras imagens do evento

 

Prace amplia as ações de Nutrição à comunidade universitária

Conheça o programa NUTRIR VIDAS

 

            Desde o mês de fevereiro de 2014, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) tem buscado ampliar as ações de promoção à alimentação saudável. A equipe de atuação na área é constituída pela nutricionista desta Pró-Reitoria e dois estagiários do curso de Nutrição da Universidade.

            Segundo a nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, um dos estagiários atua no atendimento ambulatorial no Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS). “Este atendimento está inserido nas ações de Qualidade de Vida do Trabalhador da UNIFAL-MG, sendo voltado também à comunidade discente. As consultas podem ser agendadas diretamente no CIAS”, explica.

            O outro estagiário atua conjuntamente com a nutricionista nas ações de fiscalização das cantinas/lanchonetes e restaurantes universitários. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade da alimentação e do serviço prestado, para garantir uma alimentação de qualidade à comunidade universitária”, destaca Fernanda.

            Com o objetivo de ampliar as ações, em 2015 teve início o programa “NUTRIR VIDAS: alimentando a vida com qualidade”. Implantado pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Prace, sob a responsabilidade da nutricionista Fernanda, o programa visa à promoção da qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, eliminando fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, relacionados à má alimentação. “O programa foi contemplado com bolsa do PROBEXT 02/2015, proporcionando maior integração entre os acadêmicos do curso de Nutrição e a prática com a comunidade”, frisa a nutricionista responsável.

            Dentre as propostas do programa para os anos de 2015 e 2016, estão: educação alimentar em grupos (projeto de extensão “Nutrição e Saúde em Foco”); realização de oficinas culinárias temáticas; palestras na área de alimentação e saúde; elaboração de material educativo; implantação do programa “Peso Saudável do Ministério da Saúde” e a edição do Boletim Alimentação e Nutrição. “Este informativo, em formato eletrônico, terá periodicidade quinzenal e abordará temas de promoção à alimentação saudável, curiosidades sobre preparo de alimentos e seus nutrientes”, apresenta Fernanda. O primeiro número do Boletim foi lançado esta semana na Instituição. Confira aqui.

            Outra ação já implantada pelo programa é o “Grupo VEGAS: grupo de atenção à saúde de vegetarianos”. Quem é vegetariano, pode procurar o grupo e participar dos encontros mensais.

            Comentando sobre as ações do programa, a bolsista Amanda dos Santos Lima enfatizou: “O programa 'NUTRIR VIDAS: alimentando a vida com qualidade' é de extrema importância para promover saúde à população acadêmica e à população em geral, pois visa à prevenção de doenças e à manutenção da saúde por meio de atividades, encontros e informativos, para a inserção de assuntos sobre alimentação e nutrição, com o objetivo de promover a melhoria do perfil alimentar e antropométrico da população e evitar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis”.

 

Mais informações sobre as ações do programa NUTRIR VIDAS podem ser obtidas pelo telefone 3299-1332 ou pelo e-mail programanutrirvidas@gmail.com

 

Informe-se, participe! Viva com qualidade!

 

 

 

Mais informações

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.